Primeiro projeto J2EE, usar EJB?

Bom pessoal

vou entrar no meu primeiro projeto para web, até agora eu só tinha desenvolvido com swing e JSP/Servlet apenas testes para aprender…

a dúvida é, para montar um software que irá funciona como uma intranet compensa usar EJB? eu não sei nada de EJB, eu só sei que ele faz a camada Model se for usar padrao MVC, e se virar usar eu vou ter que dar uma estudada nele.

eu pensei em usar o hibernate como camada Model, pois o hibernate eu ja venho usando em testes logo depois que postaram um tutorial aqui no guj, achei muito interessante, e no momento estou estudando XDocLet para ele gerar meus arquivos XML

é interessante usar toda tecnologia J2EE? (jsp/servlet/ejb) rodando em um servidor de aplicação no caso o JBoss? ou é interessante usar JSP/Servlet/hibernate e rodar no tomcat tudo isso mesmo?

opinião da galera ja experiente vai ajudar muito…

obrigado

detalhe: o projeto ainda esta em fase de modelagem e como eu nao mexo nisso, eu ainda tenho um tempo pra estudar coisas novas como ejb se for o caso…

Olha, alex, eu acho que a resposta mais certa é: depende.

O projeto que vc vai fazer é crítico p/ a empresa? Vai estar inserido na alma do negócio, vai ter que interagir com outros sistemas, alguns legados, vai fazer uso de CORBA, objetos distribuídos, transações distribuídas, etc?
Se a resposta foi sim p/ a maioria das questões acima, então acho que vale a pena dar uma olhada no que o EJB tem a oferecer. Tem um custo inicial maior? Claro que tem! A curva de aprendizado é uma montanha… E desculpem os fanáticos por código livre, mas… o uso de software livre (como o JBoss) normalmente retarda um pouco o projeto, pq normalmente os excelentes programadores do projeto nem sempre são bons documentadores…ou sequer têm tempo para isso…

Agora, se o projeto tem vida curta, ou não é tão crítico, acho que as ferramentas que vc citou, são mais do que suficientes…Só dê uma olhada no framework Struts, do jakarta, ou no webworks, para usar na parte View + Controller do projeto, acho que vale a pena… qualquer dúvida, manda!

Agora, se o tempo tá sobrando e vc quer aprender umas coisas legais… bola p/ frente! JBoss nele!!!

Falou!!!

ola fbdo

eu nao tenho um conhecimento ainda profundo do projeto, mas eu sei que é um software para automação de auto-peças de automóvel com algumas funções digamos que básicas, como cadastros, pedidos,faturamento,envio de nota, coisa que a maioria dos software tens (que até hoje eu fiz isso apenas como desktop)

esse software vai ter um módulo que o cliente vai acessar para fazer o pedido, mas nada de complicado a meu ponto de vista.

o que vai ser um pouco confuso é umas codificações que o cliente usa para identificar suas peças, suas marcas e etc, coisa que o pessoal da modelagem e requisitos ainda esta estudando…

eu disse que nao vai começar exatamente agora pois ainda esta em fase de requisitos e modelagem,pra depois começar sua codificação realmente.

sobre a utilização de corba, ou objetos distribuidos não irá usar não, ele será um sistema que irá interagir apenas sistema+usuario+cliente (até que tem uma idéia legal talves no futuro esse sistema interagir com os sistemas dos clientes pra fazer um pedido “automatico”), mas é coisa que vou conversar e deixar mais pra frente.

o que vc colocou sobre o JBoss deu uma impressão que ele é meio dificil pra iniciar, estou certo?? até hoje só usei o tomcat com JSP e servlet, bem simples ele, agora o JBoss é complicado? vou perder muito tempo usando ele??

sobre o struts é um outro assunto que eu esqueci de comentar, ouvi muita gente falando bem dele, ele é recomendado pra usar em projetos MVC? ou existe outro interessante, esse ae eu tb nao estudei nada sobre, até agora meus testes foram Jsp/servlet puros.

Hoje acabei estudando o XDoclet, fiz uns exemplos e ele vai ajudar muito… estou pensando em partir amanha estudar o Struts ou o JBoss

Olha, fazer alguma coisa no JBoss, é fácil (Não se esqueça de estudar a extensão do XDoclet p/ o jboss…), mas fazer direito, são outros quinhentos…
Dê uma boa lida em design patterns… é muito fácil vc cometer um erro primário e sua aplicação ficar super lenta…

E de novo… se vc vai matar uma mosca, p/ quê um canhão??? A não ser realmente que vc vá utilizar este projeto p/ estudo…

Falou!!!

acho que esse projeto vou partir pra Tomcat mesmo

e depois estudar o JBoss antes de iniciar algo profissional

valeu pelas dicas

vou aproveitar e estudar EJB com mais calma

alguem sabe onde posso encontrar um tutorial pra mim começar a estudar ele?

Vai no site www.theserverside.com.

Além do material vasto de J2EE, tem um livro gratuito para download chamado “Mastering EJB’s”, ou algo assim, é bem interessante e bem completo.