Primeiro projeto J2EE, usar EJB?

Bom pessoal

vou entrar no meu primeiro projeto para web, até agora eu só tinha desenvolvido com swing e JSP/Servlet apenas testes para aprender…

a dúvida é, para montar um software que irá funciona como uma intranet compensa usar EJB? eu não sei nada de EJB, eu só sei que ele faz a camada Model se for usar padrao MVC, e se virar usar eu vou ter que dar uma estudada nele.

eu pensei em usar o hibernate como camada Model, pois o hibernate eu ja venho usando em testes logo depois que postaram um tutorial aqui no guj, achei muito interessante, e no momento estou estudando XDocLet para ele gerar meus arquivos XML

é interessante usar toda tecnologia J2EE? (jsp/servlet/ejb) rodando em um servidor de aplicação no caso o JBoss? ou é interessante usar JSP/Servlet/hibernate e rodar no tomcat tudo isso mesmo?

opinião da galera ja experiente vai ajudar muito…

obrigado

detalhe: o projeto ainda esta em fase de modelagem e como eu nao mexo nisso, eu ainda tenho um tempo pra estudar coisas novas como ejb se for o caso…

Olha, alex, eu acho que a resposta mais certa é: depende.

O projeto que vc vai fazer é crítico p/ a empresa? Vai estar inserido na alma do negócio, vai ter que interagir com outros sistemas, alguns legados, vai fazer uso de CORBA, objetos distribuídos, transações distribuídas, etc?
Se a resposta foi sim p/ a maioria das questões acima, então acho que vale a pena dar uma olhada no que o EJB tem a oferecer. Tem um custo inicial maior? Claro que tem! A curva de aprendizado é uma montanha… E desculpem os fanáticos por código livre, mas… o uso de software livre (como o JBoss) normalmente retarda um pouco o projeto, pq normalmente os excelentes programadores do projeto nem sempre são bons documentadores…ou sequer têm tempo para isso…