Primeiros passos para programar em java

Sou iniciante em Java, meus conhecimentos vão até as estruturas condicionais. Aprendi até este ponto em um curso do Youtube do canal Curso em Vídeo. Eu usava o NetBeans, mas comprei um computador novo e agora estou querendo aprender com mais compromisso. Porém não sei se continuo usando o NetBeans ou se uso Eclipse ou IntelliJ. Além disso eu gostaria de dicas de que livro usar para aprender mais. Tenho ouvido falar bastante sobre o Como Programar (Deitel) e sobre o Use a Cabeça. Alguém pode me dar uma ajuda pra continuar conhecendo a linguagem?

Olá, @bebetocfsouza , sugiro que você leia a seguinte apostila https://www.caelum.com.br/download/caelum-java-objetos-fj11.pdf. Elá é muito boa pra quem quer aprender java. Uma parte do que sei devo a esta apostila.

Vai por mim, assiste o curso da Loiane. Ela é muito boa. Ela dá aula de maneira simples, sem fazer muita pirotecnia e propaganda. Na página dela tem o curso básico e o intermediário. Vale muito a pena.

Foque no Java, não na IDE.

Você tá sugerindo que no começo eu não use uma IDE ou que eu simplesmente pense um pouco menos sobre a IDE e foque mais no meu desenvolvimento?

Tanto faz qual IDE você vai utilizar. No seu caso seria melhor continuar com o netbeans já que você já o conhece. Você pode usar o propio shell ou prompt pra compilar e executar seus programas em Java. Eu usava o shell do linux quando estava começando!

Pense menos sobre a IDE e foque mais na API do Java e em boas práticas de programação.

Infelizmente a maioria dos programadores inexperientes que começam com um IDE acabam programando “orientado à code completation”, sem pensar nas soluções que escrevem.

O Intellij se não me engano, facilita o trabalho de quem desenvolve usando frameworks de front-end sem a necessidade de um outro editor ou IDE.
O Eclipse não dá um suporte muito avançado como o Intellij dá nestes casos, então é comum encontrar pessoas que usem Eclipse + Editor Front-end e outras pessoas que usem apenas o Intellij. Para quem desenvolve apenas com Java, escolher entre um ou outro não há tanta diferença, mas quem desenvolve com Java + alguma outra coisa, a escolha pode pender um pouco para o Intellij.
Já o Eclipse é uma ferramenta bastante usada nas empresas, algo que poderia facilitar quando você procurar uma oportunidade para trabalhar, é mais comum usarem o Eclipse mas há exceções.
Reforçando o que já foi dito, não se apegue a IDE, aprenda a linguagem em si, como ela funciona, paradigmas, bibliotecas, Serealização, Reflection, Threads, POO(herança/polimorfismo), Design Patterns, SOLID, JSON, XML, Boas práticas, JUnit, TDD, Mock, Coleções, exceções, e por ai vai. Não que isso tudo seja somente em/para Java, mas vai agregar conhecimento sobre uso da linguagem.

Baixe a apostila do fulano, assista o vídeo do ciclano e compre o curso do beltrano. Foi isso que eu fiz e hoje sou programador Java certificado pela nasa.

link