Primeiros passos para programar em java

Sou iniciante em Java, meus conhecimentos vão até as estruturas condicionais. Aprendi até este ponto em um curso do Youtube do canal Curso em Vídeo. Eu usava o NetBeans, mas comprei um computador novo e agora estou querendo aprender com mais compromisso. Porém não sei se continuo usando o NetBeans ou se uso Eclipse ou IntelliJ. Além disso eu gostaria de dicas de que livro usar para aprender mais. Tenho ouvido falar bastante sobre o Como Programar (Deitel) e sobre o Use a Cabeça. Alguém pode me dar uma ajuda pra continuar conhecendo a linguagem?

Olá, @bebetocfsouza , sugiro que você leia a seguinte apostila https://www.caelum.com.br/download/caelum-java-objetos-fj11.pdf. Elá é muito boa pra quem quer aprender java. Uma parte do que sei devo a esta apostila.

Vai por mim, assiste o curso da Loiane. Ela é muito boa. Ela dá aula de maneira simples, sem fazer muita pirotecnia e propaganda. Na página dela tem o curso básico e o intermediário. Vale muito a pena.

Foque no Java, não na IDE.

Você tá sugerindo que no começo eu não use uma IDE ou que eu simplesmente pense um pouco menos sobre a IDE e foque mais no meu desenvolvimento?

Tanto faz qual IDE você vai utilizar. No seu caso seria melhor continuar com o netbeans já que você já o conhece. Você pode usar o propio shell ou prompt pra compilar e executar seus programas em Java. Eu usava o shell do linux quando estava começando!

Pense menos sobre a IDE e foque mais na API do Java e em boas práticas de programação.

Infelizmente a maioria dos programadores inexperientes que começam com um IDE acabam programando “orientado à code completation”, sem pensar nas soluções que escrevem.

O Intellij se não me engano, facilita o trabalho de quem desenvolve usando frameworks de front-end sem a necessidade de um outro editor ou IDE.