Sou iniciante em Java, meus conhecimentos vão até as estruturas condicionais. Aprendi até este ponto em um curso do Youtube do canal Curso em Vídeo. Eu usava o NetBeans, mas comprei um computador novo e agora estou querendo aprender com mais compromisso. Porém não sei se continuo usando o NetBeans ou se uso Eclipse ou IntelliJ. Além disso eu gostaria de dicas de que livro usar para aprender mais. Tenho ouvido falar bastante sobre o Como Programar (Deitel) e sobre o Use a Cabeça. Alguém pode me dar uma ajuda pra continuar conhecendo a linguagem?
Olá, @bebetocfsouza , sugiro que você leia a seguinte apostila https://www.caelum.com.br/download/caelum-java-objetos-fj11.pdf. Elá é muito boa pra quem quer aprender java. Uma parte do que sei devo a esta apostila.
Vai por mim, assiste o curso da Loiane. Ela é muito boa. Ela dá aula de maneira simples, sem fazer muita pirotecnia e propaganda. Na página dela tem o curso básico e o intermediário. Vale muito a pena.
Foque no Java, não na IDE.
Você tá sugerindo que no começo eu não use uma IDE ou que eu simplesmente pense um pouco menos sobre a IDE e foque mais no meu desenvolvimento?
Tanto faz qual IDE você vai utilizar. No seu caso seria melhor continuar com o netbeans já que você já o conhece. Você pode usar o propio shell ou prompt pra compilar e executar seus programas em Java. Eu usava o shell do linux quando estava começando!
Pense menos sobre a IDE e foque mais na API do Java e em boas práticas de programação.
Infelizmente a maioria dos programadores inexperientes que começam com um IDE acabam programando “orientado à code completation”, sem pensar nas soluções que escrevem.
O Intellij se não me engano, facilita o trabalho de quem desenvolve usando frameworks de front-end sem a necessidade de um outro editor ou IDE.