Principais Perguntas sobre ITIL - 2

Boa tarde a todos.

Dando continuidade ao FAQ que criei em meu espaço, segue uma relação entre ITIL e COBIT, proposta por Rafael Cavalcanti.

Caso alguém deseje agregar mais a resposta, basta visitar: http://gsti.blogspot.com/

Sd´s
Fernando Palma
http://gsti.blogspot.com/


Perguntas Mais Frequentes sobre ITIL

[quote]?Pegando carona atrasada no tópico, geralmente vejo além de pessoas relacionarem o termo ITIL e COBIT, bem como BSC e diversas normas ISO, mas também empresas públicas exigindo este conhecimento.

isto está ocorrendo principalmente em concursos de autarquias federais, vi isto além da DNIT, entre outros como no TCU onde comentei sobre desafio da prova, no qual houve uma questão sobre diferenças entre ITIL e COBIT e acabei deixando em branco. Então pergunto, quais diferenças seriam estas com base no enunciado abaixo retirado da prova em questão 1 da página 17: ?

Organizações bem-sucedidas compreendem os benefícios da tecnologia da informação (TI) e utilizam esse conhecimento para direcionar valor aos seus intervenientes. Elas reconhecem a dependência crítica de muitos processos de negócio relativamente à TI, bem como a necessidade de se adequarem às demandas crescentes por conformidade e os benefícios da gestão efetiva do risco.


Tendo o texto acima unicamente como motivador, e considerando a importância atribuída à adoção de modelos de governança COBIT e ITIL por órgãos de controle brasileiros, descreva algumas sobreposições e divergências de abordagem que existem entre esses dois modelos de governança de TI. Na sua descrição, indique, necessariamente:

processos COBIT do domínio de planejamento e organização do modelo COBIT não abordados de forma sistemática pelas funções e(ou) processos do modelo ITIL, versão 3;
funções e(ou) processos do modelo ITIL, versão 3, relacionados com o domínio de monitoramento e avaliação do modelo COBIT;
processos e domínios do modelo COBIT relacionados ao desenho de serviços do modelo ITIL, versão 3.
Rafael Cavalcanti
____________________________________________________________[/quote]

Rafael,
gostei muito desta colaboração ao tópico. Uma questão aberta destas em um concurso realmente me surpreende. Não é simples de ser respondida, dependendo sobretudo da rigorosidade de correção: o que se pretende do candidato. Espera-se que enumere os processos do COBIT? Faça todas interceções? Ou seja apenas abrangente?

Resolvi até um pouco mais da metade, depois precisei consultar material. Tentei, enfim, chegar a resposta (a seguir).
Espero que outros freqüentadores do blog possam agregar mais a minha resposta.

Fernando Palma
http://gsti.blogspot.com/

Re:
A biblioteca da ITIL descreve atividades, assim como seus objetivos ebenefícios para gerir todo o ciclo de vida do serviço: desde a estratégia, desenho, transição, operação e melhoria contínua. Já o framework do COBIT elenca não atividades e benefícios, mas objetivos de controle que podem ser utilizados como guia para medir eficiência de todos processos nos domínios de gestão de TI.
A biblioteca da ITIL é baseado em boas práticas, o COBIT é direcionado a métricas.
O COBIT pode ser utilizado para medir o nível de maturidade dos processos. ITIL não possuem níveis de maturidade, pois são práticas, bom senso.
Em perspectiva histórica, a ITIL surgiu como práticas de gestão de Infra-estrutura de TI, evolui para praticas de prestação de serviços até chegar ao ponto de ?modelo de governança?. Já o COBIT, antes de atingir o mesmo estágio ?modelo de governança?, foi considerado framwork de:auditoria, controle e gerenciamento, respectivamente.

ITIL e COBIT tem os seguintes pontos em comum (gerais):
è
à São orientados a Processos
è à Têm foco no negócio

Processos COBIT do domínio de planejamento e organização do modelo COBIT não abordados de forma sistemática pelas funções e(ou) processos do modelo ITIL, versão 3

è PO2 Definir a arquitetura de informação : não é mencionado nas boas práticas da ITIL questões como padrões de sintaxe da informação, regras e classificação, no nível que este processo do COBIT aborda ;

è PO7 Gerenciar Recursos Humanos: um processo não mencionado na ITIL: boas práticas de gestão de recursos humanos.

Os demais, acredito que possam ser relacionados, em sua maioria:
PO1 Definir um Plano Estratégico de TI à Processos do livro ITIL Service Strategy de TI

PO3 Determinar a Direção Tecnológica à Processo de Gestão da capacidade

PO4 Definir Processos de TI, Organização e Relacionamento à nos livros da ITIL, para cada processo, existem passos para implementá-lo. Um destes passos é ?estabelecer relacionamento com outros processos?.

PO5 Gerenciar o Investimento em TI à Gerenciamento Financeiro (ITIL)

PO6 Comunicar Metas e Diretivas Gerenciais à Gestão de Serviços

PO9 Avaliar e Gerenciar Riscos à Processos do livro de Service Design, tais como: Gerenciamento de Disponibilidade e Continuidade.

Funções e(ou) processos do modelo ITIL, versão 3, relacionados com o domínio de monitoramento e avaliação do modelo COBIT

è ME1 Monitorar e Avaliar a Performance de TI: à está relacionado com o processo de Gerenciamento de Nível de Serviços da ITIL V3. Onde níveis devem ser verificados, acompanhados e reportados, para certificar que estão sendo entregues.
è ME2 Monitorar e Avaliar Controle Interno: à Está relacionado com a ferramenta de Melhoria contínua da ITIL V3 (livro 5). Ambos propões avaliação constante do próprio método ( práticas no caso da ITIL e controles no caso do COBIT), com objetivo de descobrir brechas, pontos fracos e aprimorar.

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