Princípio da Responsabilidade Única (SRP) não leva em consideração a coesão?

Boa tarde galera,

eu estou com essa dúvida batutando na minha cabeça e não vou desistir enquanto eu não conseguir me exclarecer.

Procurei explicações no StackOverflow/Exchange e só tomei pedrada, rsrs. Espero que não aconteça o mesmo aqui.

Vamos lá, O Princípio da Responsabilidade Única (SRP) não leva em consideração a coesão? “uma classe deve ter uma e apenas uma razão para mudar.”. Eu definitivamente não concordo isso.

Eu me pergunto por que isso não está bem explicado. Se você seguir a SRP a risca você vai ter várias classes com baixa coesão, estou errado?

Imagina os criados da API do .Net (me desculpem, mas sou do mundo .Net) tendo está mentalidade: em vez de List.Sort(), List.Reverse(), List.Find() etc., teriamos ListSorter, ListReverser, and ListSearcher classes!

O que vocês acham?

(Se eu postei no lugar errado, poderiam mover o tópico ou trancar para que eu possa postar no lugar correto)

Ocorreu um problema, alguém deleta está porfavor.