Bem vamos lá. Esse é o código da minha classe Main:
staticConexaoconexaoXe=newConexao("1521","xe","sup","0145ks","127.0.0.1");conexao.abrirConexao();conexaoXe.setSelect("select * from teste");conexaoXe.preparaSelect();rsXe=conexao.resultSet();while(rsXe.next()){System.out.println("Data: "+rsXe.getString("data"));}
Agora o código da minha classe conexao:
/* Construtor */publicConexao(Stringporta,Stringbanco,Stringuser,Stringpass,Stringhost){setPorta(porta);setBanco(banco);setUser(user);setPass(pass);setHost(host);}publicvoidabrirConexao()throwsFileNotFoundException,IOException,ClassNotFoundException,SQLException{Class.forName("oracle.jdbc.OracleDriver");conexao=DriverManager.getConnection("jdbc:oracle:thin:@"+getHost()+":"+getPorta()+":"+getBanco(),getUser(),getPass());}publicvoidsetSelect(Stringselect){this.select=select;}publicvoidpreparaSelect()throwsSQLException{if(!getSelect().trim().equals("")){stm=conexao.prepareStatement(getSelect());}else{JOptionPane.showMessageDialog(null,"SELECT não definido! \n "+"Antes de executar é preciso chamar uma instrução INSERT.","Erro!",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);}}publicResultSetresultSet()throwsSQLException{rs=stm.executeQuery();returnrs;}
Basicamente é isso, o OracleXE foi instalado com as configurações padrão e quando utilizo esse mesmo esquema no Oracle 10g tudo funciona bem.
MiltonBastos
O banco está no ar?
Vc consegue se conectar via SQL Plus??
pyro
Sim, o banco está no ar, tanto que consigo (com os mesmos dados da aplicação Java) conectar via SQL Developer.
MiltonBastos
Não há diferença nenhuma entre conectar no 10g e no XE, te garanto
que é idêntico (e também no 8, 8i, 9i, 11g…)
Só um teste bobo: tente colocar “XE” no nome da instância
(“XE” com letras maiúsculas). Não acredito que seja por isso,
de qualquer forma, não custa tentar!
pyro
Cara, deu certo. Realmente esse era o problema. Pelo que eu sabia também era igual os modos de conexão, vai entender.
MiltonBastos
Que bom que deu certo…
Desconfiei das letras minúsculas, pois eu sempre usei
com maiúsculas e funcionava.