Pessoal,ainda sou novo em java,estou fazendo uma pequena aplicação de cadastros,criei um frame para clientes e as classes para conexão mas quando tento abri-lo ele da esse erro:
O sql que executei é simples (“select * from clientes”),ja tinah feito isso em um outro sistema e compilou tranquilo,mas agora com esse ta dando problema,ja verifique as classes de conexão e estão sem nenhum erro,alguem pode me ajudar?Desde ja agradeço,vlw
Provavelmente vc está passando algum valor null para query.
Qual a query q vc esta executando??
Luciano_Lopes
Select * from Clientes,mas na ta funcionando,toda vez que abro o frame da aquele erro ai de cima
JavaMania
Talvez o problema esteja na conexão com o banco.
Exception in thread “AWT-EventQueue-0” java.lang.NullPointerException at dados.Conexao.ExecutarSQL(Conexao.java:52)
Na query aparentemente não me parece ter erro, a não ser que o nome da tabela esteja errado.
Luciano_Lopes
Mas o código que estou usando para conexão ja usei em outros exercicios e funcionou tranquilo,esse problema foi de uma hora para outra,foi muito estranho mesmo.
JavaMania
Posta o codigo aqui por favor.
Vc add na aplicação o arquivo .jar do banco que esta usando?
}catch(SQLExceptionErroSqlException){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro ao conectar!"+ErroSqlException);Conectou=false;}catch(ClassNotFoundExceptionErroClassNotFound){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro ao conectar!"+ErroClassNotFound);Conectou=false;}
A Proxima vez que for postar um codigo posta com o TAG CODE
Então provavelvente o ERRO ta no seu URL
Pq pelo que eu estou vendo vc não esta passando o caminho do banco de dados
E não ta informanado o Driver do banco que vc esta usando
// deve se passar o nome do drivers do seu BD e o caminho onde o banco estafinalprivateStringUrl="jdbc:odbcdados";try{Class.forName(Driver);DriverManager.getConnection(Url,Login,Senha);}catch(SQLExceptionErroSqlException){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro ao conectar!"+ErroSqlException);Conectou=false;}
Um exeplo de como se conectar ao banco é o seguinte
aki seria uma conexão usando o fireBird
publicConexao(Stringbanco){try{Class.forName("org.firebirdsql.jdbc.FBDriver");//Estouinformandoodriverdobancoqueeuestouusandoeocaminhodomeubancodedados//oTipodeconexãoqueestouusandonesteexemploéumaconexãoLOCAL.Stringurl="jdbc:firebirdsql://localhost/"+"C:\BANCO.FDB"; //Informo o Login e Senha do FireBird e faço a conexao connect = DriverManager.getConnection( url, "SYSDBA", "masterkey" ); } catch ( ClassNotFoundException cnfex ) { erro="FalhaaolerodriverJDBC\n"+cnfex.toString(); } catch ( SQLException sqlex ) { erro="Impossívelconectarcomabasededados\n"+sqlex.toString(); } catch ( Exception ex ) { erro="Outroerro\n"+ex.toString();}}
Espero que ajude
Qualquer coisa é so postar aqui!
Luciano_Lopes
Eu não passei o caminho do banco porque ele ja ta configurado nas “Ferramentas administrativas” no “Painel de controle”
Ta mui :(to estranho,esse código tava funcionando direito,de uma hora para outra aparece esse problema
Vinny
Hãn como assim?
Da uma lida nesse artigo ai da Introdução de como funciona o JDBC