Problema com a conversão de data no netbeans. como resolver?

olá pessoal, estou tentando fazer a conversão de data do meu form pra que a data possa ser iserida do banco mysql. no form insiro da data neste formato “dd/mm/yyyy” mais o mysql so aceita desta outra forma “yyyy-mm-dd”. o código ja está implementado mais esta retornando um erro.

aqui tenho o código pra gravação e para retorno

[code]public String getDatacoleta() throws ParseException , SQLException {
SimpleDateFormat in= new SimpleDateFormat(“yyyy-MM-dd”);
SimpleDateFormat out = new SimpleDateFormat(“dd/MM/yyyy”);

String result = out.format(in.parse(datacoleta.toString()));
  return result;

}

public void setDatacoleta(String datacoleta) throws ParseException , SQLException{
    SimpleDateFormat dt = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy");
    java.util.Date data = dt.parse(datacoleta);
    //java.sql.Date dataJDBC = new java.sql.Date(data.getTime());
    SimpleDateFormat iso = new SimpleDateFormat("yyyy_MM_dd");
    String dataISO = iso.format(data);
    String oldDatacoleta = dataISO;
    this.datacoleta = dataISO;
    changeSupport.firePropertyChange("dataISO", oldDatacoleta, dataISO);
}[/code]

e o erro que aparece é esse aqui:

Exception in thread “AWT-EventQueue-0” org.jdesktop.beansbinding.PropertyResolutionException: Error evaluating EL expression ValueExpression[${selectedElement.inicioanalise}] on javax.swing.JTable[,0,0,2900x96,alignmentX=0.0,alignmentY=0.0,border=,flags=251658568,maximumSize=,minimumSize=,preferredSize=,autoCreateColumnsFromModel=true,autoResizeMode=AUTO_RESIZE_OFF,cellSelectionEnabled=false,editingColumn=-1,editingRow=-1,gridColor=javax.swing.plaf.ColorUIResource[r=122,g=138,b=153],preferredViewportSize=java.awt.Dimension[width=450,height=400],rowHeight=16,rowMargin=1,rowSelectionAllowed=true,selectionBackground=javax.swing.plaf.ColorUIResource[r=184,g=207,b=229],selectionForeground=sun.swing.PrintColorUIResource[r=51,g=51,b=51],showHorizontalLines=true,showVerticalLines=true]

alguem pode me dizer qual o problema?

Ué, mas vc está usando o que para persistir os dados? JDBC direto? Nesse caso, pq não está usando PreparedStatement? Pouco importa o formato que o MySQL aceita. Se quiser uma aplicação mais flexível, não insira dados concatenando SQLs, e sim, através do PreparedStatement.