Problema com eclipse no ubuntu 8.04

Boa noite colegas.

Estou miggrando de windows para linux, e estou tendo alguns problemas para rodar o eclipse redondinho.
estou com 2 problemas.

1 - quando inicio o eclipse pela interface gráfica o eclipse não "abre"corretamente, fica um pequeno form vazio!
2 - quando inicioo eclipse a partir do terminal, ele executa corretamente, eu consigo abrir ele e rodar alguns exemplos. Mas se, ao iniciar novamente, eu trocar o workspace o form vazio volta a ocorrer, e o eclipse não carrega corretamente.

dados:

• baixei o pacote j2ee e configurei o jdk a partir dele

Estou quebrando minha cabeça faz um tempão, mas não achei nada parecido no goolgle.
<><

Eu uso aqui tbm Ubuntu 8.04 e não tenho problema algum em rodar o eclipse… tenta baixar novamente o eclipse pra ver se resolve… qualquer coisa avisa ae
abraços

Eu uso o Ganymede no 8.10.

Usei este que é para o 8.04 e funcionou na boa.

Abraços.

poiseé,

eu havia instalado o eclipse pelo repositório…mas não era tudo que eu queria. Então baixei a solução “All in one” ontem a noite - (eclipse-jee-ganymede-SR1-linux-gtk.tar.gz)

Instalei o JDK, e daí o eclipse (várias vezes). Aparentemente se eu rodar pela linha de comando como usuário root tudo funciona, caso contrário ele não incia…

vou tentar algo relacionado a permissões e posto novamente.

Obrigado pelas respostas, abraços

Crie o workspace dentro da pasta do seu usuario (/home/seu_usuario) o problema de permissão deve acabar com isso…

blz Djonatah,

Assim como os amigos tambem uso eclipse no Ubuntu/Slackware funcionam normal. Mas a pergunta a fazer e:

Vc baixou a versao do eclipse para sua plataforma?
Escolha ou para 32 caso sua plataforma seja esta ou 64.

Quando voce usa pelo terminal, voce abre com o:
#sudo eclipse

O que o Guilherme mencionou pode ser a solucao tambem.

Agora caso nada resolva entra no terminal e passa este log para nos:
#./eclipse -debug -console -consoleLog.

Quem sabe podemos ajudar.

[]`s
Razec

Guilherme

Quando eu inicio o ubuntu com meu usuário normal (tanto na interface gráfica como pelo terminal) eu sempre crio o workspace no diretório /home/meu_usuário/workspace, mas o eclipse não inicia. Quando entro como root (terminal), o workspace é criado em /root/workspace, e tudo funciona (a não ser que eu altere o workspace).

Razec
Vou fazer isso assim que possível, vqualquer coisa eu posto novamente.

No mais, tentei alterar permissões mas não funcionou. ontem procurando por soluções achei isso aqui -> https://bugs.eclipse.org/bugs/show_bug.cgi?id=235338
Tem um screenshot que é a mesma janela que eu estou recebendo, e diz que é algo relacionado ao mozila 3 (ou pelo menos algo relacionado). Mais tarde vou tentar algo tbm.

Volto a postar, e também a agradecer os colegas.

Abraços

Lembrando que o Eclipse que é baixado pelo repositório do Ubuntu está desatualizado (versão 3.2 ainda…). Recomendo baixar pelo repositório o JDK (para não ter que configurar tudo manualmente) e o Eclipse pelo site oficial (porque é só descompactar e pronto! Sem configuração extras).

Ao menos eu fiz desse jeito e funciona que é uma beleza! :wink:

Basta fazer:

sudo apt-get install sun-java6-jdk

Documentação no pacote sun-java6-doc e código fonte em sun-java6-src.
Lembrando que essa versão não recebe atualizações constantes. Outra solução seria usar o OpenJDK que está sempre atualizado no repositório (mas tem algumas incompatibilidades na parte de Swing).

Depois apenas descompacte o Eclipse em alguma pasta (por exemplo /eclipse) e use.

Edite o arquivo /etc/profile
acrescente a seguinte linha: JAVA_HOME=/usr/local/<diretório do jdk>

[quote=Djonatah]Boa noite colegas.

Estou miggrando de windows para linux, e estou tendo alguns problemas para rodar o eclipse redondinho.
estou com 2 problemas.

1 - quando inicio o eclipse pela interface gráfica o eclipse não "abre"corretamente, fica um pequeno form vazio!
2 - quando inicioo eclipse a partir do terminal, ele executa corretamente, eu consigo abrir ele e rodar alguns exemplos. Mas se, ao iniciar novamente, eu trocar o workspace o form vazio volta a ocorrer, e o eclipse não carrega corretamente.

dados:

• baixei o pacote j2ee e configurei o jdk a partir dele

Estou quebrando minha cabeça faz um tempão, mas não achei nada parecido no goolgle.
<><[/quote]

Eu passei exatamente pelo mesmo problema, e o eclipse passou a funcionar quando mudei o tema do meu ubuntu e ativei o compiz.

Uma outra dica é executar o comando abaixo pra pegar o xulrunner:

sudo apt-get install xulrunner

depois joga essa linha no eclipse.ini
-Dorg.eclipse.swt.browser.XULRunnerPath=/usr/lib/xulrunner/xulrunner

rlazoti
Muito Obrigado!!! funcionou corretamente quando eu alterei meu tema !!! criei um lançador na área de trabalho e também funcionou!!

Primeiro tinha tentado fazer isso com o xulrunner, mas não funcionou, então fiquei um pouco desanimado. Mas após mudar o tema tudo funionou!
Você tem alguma idéia por que isso ocorrre?

Novamente obrigado a você e a todos que postaram soluções!
Abraços e um ótimo final de semana.

<><

[quote=Djonatah]rlazoti
Muito Obrigado!!! funcionou corretamente quando eu alterei meu tema !!! criei um lançador na área de trabalho e também funcionou!!

Primeiro tinha tentado fazer isso com o xulrunner, mas não funcionou, então fiquei um pouco desanimado. Mas após mudar o tema tudo funionou!
Você tem alguma idéia por que isso ocorrre?

Novamente obrigado a você e a todos que postaram soluções!
Abraços e um ótimo final de semana.

<><[/quote]

O Eclipse é baseado em widgets do sistema, usando a aparência nativa. Como o GNOME é um ambiente totalmente personalizável, algum recurso ou efeito ativado gera uma incompatibilidade com os widgets.

Um problema similar que tive há um tempo atrás foi no diálogo de seleção classes (quando você cria uma classe e abre aquela janelinha para escolher a superclasse ou as interfaces que são implementadas). Quando aquela janela abria ela não carregava e depois aparecia uma mensagem de erro. Reinstalei o Eclipse umas 3 vezes e nada…

Quando procurei mais na internet, vi que o problema era uma incompatilidade com o Eclipse e os recursos de acessibilidade (Tecnologia Assistiva). Foi só desativar e pronto!