Problema com @GeneratedValue

Olá pessoal tenho um erro e uma duvida

o erro é o seguinte:

Hibernate: 
    select
        nextval ('hibernate_sequence')
1740 [main] WARN org.hibernate.util.JDBCExceptionReporter - SQL Error: 0, SQLState: 42P01
1740 [main] ERROR org.hibernate.util.JDBCExceptionReporter - ERRO: relação "hibernate_sequence" não existe
  Posição: 17
Não foi possivel inserir o contato. Erro: could not get next sequence value

Esse erro aconteceu após eu construir uma classe mapeada com annotations para utilizar o hibernate 3.5.2

Sendo ela :

package com.crud;

import java.sql.Date;

import javax.persistence.Column;
import javax.persistence.Entity;
import javax.persistence.GeneratedValue;
import javax.persistence.Id;
import javax.persistence.Table;

@Entity
@Table(name = "contato")
public class Contato {

@Id
	@GeneratedValue
	@Column(name = "codigo")
	private Integer codigo;

@Column(name ="nome", length=50, nullable=true)
	private String nome;

@Column(name="telefone", length=50, nullable=true)
	private String telefone;

@Column(name="email", length=50, nullable=true)
	private String email;

@Column(name="data_cad", nullable=true)
	private Date dataCadastro;

@Column(name="obs", nullable=true)
	private String observacao;

public Integer getCodigo() {
		return codigo;
	}
	public void setCodigo(Integer codigo) {
		this.codigo = codigo;
	}
	public String getNome() {
		return nome;
	}
	public void setNome(String nome) {
		this.nome = nome;
	}
	public String getTelefone() {
		return telefone;
	}
	public void setTelefone(String telefone) {
		this.telefone = telefone;
	}
	public String getEmail() {
		return email;
	}
	public void setEmail(String email) {
		this.email = email;
	}
	public Date getDataCadastro() {
		return dataCadastro;
	}
	public void setDataCadastro(Date dataCadastro) {
		this.dataCadastro = dataCadastro;
	}
	public String getObservacao() {
		return observacao;
	}
	public void setObservacao(String observacao) {
		this.observacao = observacao;
	}

}

Tabela no banco:

Create Sequence ss; //gambi para fazer a auto incrementacao

CREATE TABLE contato
(
  codigo integer NOT NULL DEFAULT nextval('ss'),
  nome character varying(100) NOT NULL,
  telefone character varying(30) NOT NULL,
  email character varying(30) NOT NULL,
  data_cad date,
  obs character varying(255),
  CONSTRAINT pk_codigo PRIMARY KEY (codigo )
)

Esse erro pode estar sendo causado pelo fato do postgreSQL não usar aquele auto_increment que tem no MySql?
no livro que peguei essas annotations o cara usa como exemplo o banco de dados MySql

Mathe,

Com o PostgreSQL eu criava a sequence no banco e depois usava ela na minha entidade. Para isso, você pode usar a anotação na classe:

@Entity @Table(name = "contato") @SequenceGenerator(name = "nome_sequence", sequenceName = "nome_da_sequence_criada_no_banco") public class Contato

Depois no teu atributo Id da entidade, tu referencia essa sequence assim:

@Id @GeneratedValue(strategy = GenerationType.AUTO, generator = "nome_sequence") @Column(name = "codigo") private Integer codigo;

Minhas entidades com o banco PostgreSQL funcionam perfeitamente assim. Tenta ai dessa forma.

[quote=edubiss]Mathe,

Com o PostgreSQL eu criava a sequence no banco e depois usava ela na minha entidade. Para isso, você pode usar a anotação na classe:

@Entity @Table(name = "contato") @SequenceGenerator(name = "nome_sequence", sequenceName = "nome_da_sequence_criada_no_banco") public class Contato

Depois no teu atributo Id da entidade, tu referencia essa sequence assim:

@Id @GeneratedValue(strategy = GenerationType.AUTO, generator = "nome_sequence") @Column(name = "codigo") private Integer codigo;

Minhas entidades com o banco PostgreSQL funcionam perfeitamente assim. Tenta ai dessa forma.[/quote]

Poisé velho essa solução ai funcionou, eu acabei de encontrar outra melhor ainda, criar uma sequencia no postgreSql com o nome de hibernate_sequence, depois disso eu posso continuar fazendo as annotations normalmente como:

@Entity
@Table(name = "contato")
public class Contato {

@Id
	@GeneratedValue
	@Column(name = "codigo")
	private Integer codigo;

É menos código mas ai eu não poderia escolher o nome da sequencia la no postgre.

Legal cara, se o PostgreSQL não reclamar de nomes de sequence iguais entre as tabelas, dá pra usar :slight_smile:

Não reclama não da pra usar, agora só não sei se por exemplo

a sequence foi criada em uma tabela e nessa tabela ela ja ta no valor 120 por exemplo, se eu usar ela em outra tabela ela não vai começar pelo 120?

Não acho uma boa prática utilizar esta hibernate_sequence. Crie sequences pras suas tabelas e as utilize.

Porque não seria uma boa pratica ajuda a diminuir o código nas classes crud

Boa pratica é voce usar sequence pra cada tabela. Manutenção é um dos beneficios disso.

No arquivo hibernate.hbm.xml, onde você mapeia suas classes, tem que modificar o atributo do gerador de id da sua classe, por exemplo:

<class name="entidades.Permissoes" table="spring.permissoes"> <id name="idPermissoes" type="long" column="id_permissoes" > <generator class="identity"/> </id> <property name="usuario" type="string" column="usuario" /> <property name="permissao" type="string" column="permissao" /> </class>

na tag normalmente você coloca o valor “assigned”, que informa que é a aplicação quem vai setar o id, então modifique-o para identity. Dessa forma o hibernate vai usar a sequencia do banco!

Da uma olhada nesse link pra ver o que cada atributo dessa tag pode fazer:
http://www.roseindia.net/hibernate/hibernateidgeneratorelement.shtml