Bom dia, sou novo em java e principalmente no Swing e estou precisando de uma opinião de vocês.
Tenho uma tela de cadastro de filmes, uma tela de consulta de filmes e uma tela de aluguel de filmes.
Preciso que a tela de consulta de filmes seja chamada pela tela de cadastro e de aluguel, para facilitar para o usuário.
Criei a tela de consulta com 2 construtores, um deles recebendo tela de cadastro de filmes como parâmetro e o outro recebendo a tela de aluguel como parâmetro, assim posso usar um
telacadastrofilmes.setEnabled(true); e um telaaluguel.setEnabled(true); no fechamento da tela de consulta, para que o usuário não possa mexer nem na tela de cadastro de filmes nem na tela de aluguel enquanto ele não fechar a tela de consulta (seja pelo botao sair ou pela ‘xisinho’ do jFrame), o problema é que quando qualquer um dos botoes de saida é pressionado, o java encontra uma das duas referencias de memoria como null (nullPointerException) dá um erro e não confere a outra, então acontece que se eu chamo a consulta de filmes pela tela de cadastro, na tela de aluguel não funciona e vice e versa, pensei que o java só estava interpretando o erro como erro grave e circundei a logica com try{}catch(Exception erro){} para ver se isso resolveria, só que não… Vocês saberiam me dizer qual função deveria utilizar para isto?
Se sim posso postar as classes aqui para que possam analisar.
Agradecido imensamente por sua atenção.