é o seguinte… estou precisando modelar um sistema de correçoes de provas… e estou com duvidas na elaboração do diagrama de sequencia
tenho varios metodos privados um dentro do outro… mas um deles me dentro dele chama outros metodos e depois me retornara uma lista
como são varios metodos em uma mesma classe como faço para delimitar qual faz oq?
Sugestão: largue esse diagrama e comece a programar AGORA!
Esses diagramas, como você mesmo está percebendo, são mais chatos de serem feitos do que o próprio código! E depois, mesmo que você faça o diagrama, é bem possível que na hora de programar você descubra que vai precisar ter mais ou menos métodos. Como você NÃO VAI ATUALIZAR o diagrama depois que corrigir o programa, ele não vai servir pra mais nada e você vai ter documentação diferente do código!
Documentação do sistema não serve se for frágil.
Porque você não começa modelando o domínio da sua aplicação, por exemplo?
Cara, modelagem é super importante sim para seu sistema.
Mas vá com calma…
Faça uma modelagem talvez um pouco mais flexível.
O uso de um ou dois métodos a mais em seu programa por uma necessidade não vai tornar seu sistema menos documentado ou fora de padrão.
Apenas seja mais flexível.
Afinal modelagem “resolve problemas” e não “cria problemas”.
Realmente o diagrama de sequência é chato pra kct…
Acaba que você faz um e ninguém depois usa e o mantém atualizado.
Geralmente o que vejo as pessoas fazerem é casos de uso e diagrama de classes.
Valeu!!
bem que queria… mas o problema que eu tenho que fazer estes diagramas pq e um trabalho de engenharia de software da facul… dai não tem como escapar…
Use interfaces.
interface X{
List metodoX();
}
interface Y{
List metodoY();
}
class A implements X,Y{
List metodoX();
List metodoY();
}
class B{