Problema com o InputStream no .jar

È o seguinte eu estou fazendo uma classe que caso ele não encontre o som ele toca um som chamado mousnotfound.wav assim o programa funciona normalmente mas com uma musica diferente (o mesmo fiz para as imagens) mas o problema é o if mesmo que o inputstream não esteja null (quando o inputstream fica nulo quer dizer que não encontrou o arquivo) ele tenta tocar o som e quando ele faz isso dá um erro
Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: org/apache/commons/io/IOUtils
at PacoteJogo.Audio.stream2file(Audio.java:58)
at PacoteJogo.Audio.Play(Audio.java:43)
at PacoteJogo.Jogo.Tela(Jogo.java:53)
at PacoteJogo.Main.main(Main.java:28)
Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: org.apache.commons.io.IOUtils
at java.net.URLClassLoader.findClass(Unknown Source)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source)
at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Unknown Source)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source)
… 4 more
isso tudo fora da IDE dentro da IDE funciona normal, eu ja fiz tudo, o arquivo temporario na temp para a jvm pegar as imagens e os audios, o readbytes em array… Mas eu não estou entendendo o porque desse erro alguem poderia me ajudar?

Classe que Verifica se o audio foi encontrado:

public class AudioVerifier {

private InputStream b;
private InputStream c;
private String d;

public InputStream verifyAudio(String input) throws IOException, URISyntaxException {
    InputStream a;
    a = this.getClass().getResourceAsStream(input);
    System.out.println(input + " input agora");
    this.d = "/PacoteJogo/Sons/mousnotfound.wav";
    
    if(a == null){
        a = this.getClass().getResourceAsStream(this.d);
        
        System.out.println(input + " input");
        System.out.println(a + " a");
        System.out.println("Console:(Audio)[ERROR(404)]: Music or sound not found");
        System.out.println("Console:(Audio)[ERROR(404)]: Musica ou Audio não encontrado");
        System.out.println("Console: Playng substitute\nConsole: Tocando substituto");
        
    }else{
        a = this.getClass().getResourceAsStream(input);
        System.out.println(a + " 'a' agora");
    }
    


    return a;
    }

}

Você deve colocar no classpath a dependencia do Apache Commons IO, que contém essa classe que não foi encontrada.

vlw