Vamos, lá, ao obter o valor, a primeira coisa que deve ter em mente, é que ao fazer em qualquer instante a sua consulta, independente do momento, embora o nome esteja disponível, o converter deve trazê-lo por inteiro. Muito embora, suegeria que usasse um converter diferente, abaixo uma sugestão, se não der certo, continue usando esse que você postou anteriormente - vai abaixo um exemplo:
Dica: você não precisa chamar um método para setar/obter o objeto que grava em VALUE do autocomplete, veja bem:
Você seta em VALUE no autocomplete o teu atributo, correto?
o que deve fazer é obtê-lo em seguida, ou seja, poderia setar diretamente não exatamento o pacienteSelecionado(não lembro se é isso, mas acho que a comparação vale aqui), mas selecionar/mandar/gravar o paciente em value, já que é isso que acessa em seu Mbean e assim obtê-lo, se submeter automaticamente, e for um problema (se o form inteiro for submetido, pode tentar usar ajax para submeter apenas o nome, creio que precisará.).
Te adianto que lutará algumas horas para executar, (penei uma semana para entender isso, parecia simples, mas não era tanto).
Só um detalhe: fiz o teste do p:autocomplete fora do p:dialog e funcionou perfeitamente como eu queria.
Isso muda alguma coisa do que vc já havia postado?
A única coisa que muda é um velho bug(que pelo menos eu vejo) é que se você cria um componente do prime sozinho fica lindo… uma beleza, agora se você agrega a qualquer componente (acredite às vezes até javascript atrapalha) fica terrível, começa dá bug em tudo às vezes componentes somem, se uma tag não está fechada ou não está legal, simplesmente não monta a tela e por aí vai…
primefaces é muito bom, mas também muito trabalhoso e detalhista, portanto, paciência…
E é isso aí, fico feliz de ter ajudado.
Depois que você mencionou “um velho bug” e “se você agrega a qualquer componente (acredite às vezes até javascript atrapalha) fica terrível” eu comecei a fazer um pente fino no meu p:dialog e percebi algumas agragações de componentes que poderiam estar prejudicando o funcionamento do p:autocomplete. Fiz alguns testes e, graças a Deus, RESOLVIDO!
Mas não foi só nisso que ajudou não. Com as suas colocações sobre a recuperação do objeto selecionado no row de sugestões, customizei o código e ficou bem melhor do que estava.
Sendo assim, só tenho a agradecer-lhe!
Nosso país precisa de mais pessoas como você, dispostas a ajudar o próximo e disseminar conhecimento.