Problema na recuperação de um objeto instanciado dentro de um método

Fala galera, estou com um probleminha…
Durante meu estudo de java resolvi criar uma calculadora. Utilizo o Netbeans e para o meu objetivo tbm usei a classe swing. Pois bem, após criar botões e eventos, tendei armazenar valores em uma classe que criei a parte, para depois recuperar. O problema que ao instanciá-la dentro de um método de um botão qualquer, e depois tentar recuperar o valor setado no objeto criado no outro botão, o sistema não reconhece a variável que armazenei o endereço do objeto.

private void btnTenActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                       
        // Como exempro criei um botão com valor dez e ao clicá-lo um objeto é criado e setado 10 no atributo Total desse objeto.
        Resultado  rValor = new Resultado();
        rValor.setTotal(10);

}                                      

private void btnOkActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                      
        // Aqui está o problema... quando tento atribuir o valor 10, ao clicar em outro botão, à uma lable aparece essa messagem e da erro: variable rValor might not have been initialized

lblResultado.setText(Float.toString(rValor.getTotal()));

}                                     

//Essa é a class que criei
public static class Resultado{
public float total;
public float valor1;
public float valor2;
public void setValor1(float valor1){
this.valor1 = valor1;
}
public void setValor2(float valor2){
this.valor2 = valor2;
}
public float getValor1(){
return valor1;
}
public float getValor2(){
return valor2;
}
public void setTotal(float total){
this.total = total;
}
public float getTotal(){
return total;
}
}
Agradeço desde já a ajuda de todos!

transforma o rValor como um atributo da classe, private Resultado rValor = new Resultado(); e dentro do método btnTen bota só rValor.setTotal(10);

Olá @mecanico92.

Primeiramente, é bom deixarmos claro que o Swing não é uma classe, e sim uma biblioteca.

Sobre seu problema, o Matheus_Campelo já te trouxe a solução. Só irei detalhar um pouco mais:

Além das chamadas variáveis, existem um tipo de dado que se chama atributos. Atributos são, de grosso modo, varíaveis que podem ser usadas em toda a classe, e não apenas no método onde foi criado. Um exemplo é:

public class teste{

//Aqui está a declaração do atributo. Ele segue um padrão: **modificador de visibilidade**, **tipo** e **nome:**
private int x;

//Ainda pode ser encontrado da seguinte forma, já recebendo seu valor:
private int y=10;

public static void main(String[] args){
 //Se você tentar imprimir um atributo (ou variável) que não teve seu valor
 //declarado, você tera a famosa NullPointerException
x=20;
System.out.println(x+y);
}
}

console:

30

Visibilidade:

No Java, você tem quatro tipos de visibilidade de dado. Mas, em si, o que é visibilidade? É a capacidade que outras classes tem de ver atributos e métodos. Da mais visível para a menos visível:

1. public: Como o nome diz, a classe ou método que receber essa visibilidade é público, podendo ser visto por qualquer classe e qualquer método no seu software.
    Assinatura: public int somaDoisNumeros(int a, int b);

2. default: A visibilidade default também é conhecida como package-private. Ou seja, só é visivel para as classes que estão juntas com essa no mesmo pacote. Para as demais, não será visivel.
    Assinatura: int somaDoisNumeros(int a, int b);

3. protected: A visibilidade protected é como a default, com a diferença de que toda e qualquer classe que herde desta, poderá ver seus métodos, independendo de estar no pacote ou não. Você usa protected quando trabalha com herança.
    Assinatura: protected intSomaDoisNumeros(int a, int b);

4. private: O modificador de visibilidade private faz com que apenas a própria classe possa enxergar aquele método ou atributo. Você verá muito esse atributo - se estiver respeitando o conceito de encapsulamento, que é um dos quatro grande pilares da programação orientada à objetos.
    Assinatura: private int somaDoisNumeros(int a, int b);

Certo, onde eu instancio essa classe então? Se eu entendi bem, um atributo é uma característica de um objeto, no caso da minha classe eu tenho três atributos, preciso instanciar, ou seja, criar um objeto, no caso meu rValor é o nome da avariável que armazena o endereço do meu objeto. Vc está falando para eu transformar rValor em um atribulo, então em vez disso posso só chamar o atributo total, já que é isso que me interessa.
public static void main(String args[]) {
/* Set the Nimbus look and feel /
//
/
If Nimbus (introduced in Java SE 6) is not available, stay with the default look and feel.
* For details see http://download.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/lookandfeel/plaf.html
*/
try {
for (javax.swing.UIManager.LookAndFeelInfo info : javax.swing.UIManager.getInstalledLookAndFeels()) {
if (“Nimbus”.equals(info.getName())) {
javax.swing.UIManager.setLookAndFeel(info.getClassName());
break;
}
}
} catch (ClassNotFoundException ex) {
java.util.logging.Logger.getLogger(CalculadoraJava.class.getName()).log(java.util.logging.Level.SEVERE, null, ex);
} catch (InstantiationException ex) {
java.util.logging.Logger.getLogger(CalculadoraJava.class.getName()).log(java.util.logging.Level.SEVERE, null, ex);
} catch (IllegalAccessException ex) {
} catch (javax.swing.UnsupportedLookAndFeelException ex) {
}
//

/* Create and display the form */
        java.awt.EventQueue.invokeLater(new Runnable() {
            public void run() {
                new CalculadoraJava().setVisible(true);
            }
        });
        privat Resultado  rValor = new Resultado();

}

tentei instanciar dentro da class main, mas da erro tbm

>  private void btnTenActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                       
>         // TODO add your handling code here:
>         Resultado  rValor = new Resultado();
>         rValor.setTotal(10);
>         lblResultado.setText(Float.toString(rValor.getTotal()));
>     }                                      
> 
>     private void btnOkActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                      
>         // TODO add your handling code here:
>         lblResultado.setText(Float.toString(rValor.getTotal()));

Observem que se eu tentar recuperar o valor de total dentro do mesmo botão, não há problema.

Certo.
Porém, você está confundindo as coisas.

Vamos supor que o enunciado diga que você precisa criar um sistema que permita gravar contatos telefônicos, correto? Armazenando nome e número do telefone. Você teria, obviamente, que criar uma classe chamada Contato, mais ou menos assim:

public class Contato {
    String nome;
    String numeroDoTelefone;
}

Esse é o primeiro passo para entrar no mundo maravilhoso da orientação a objetos. Essa classe acima é uma representação básica de todos os contatos do mundo.
Porém, a OO exige mais. Ela prega que atributos não possam ser acessados diretamente, logo, você deve protegê-los. Em java, há uma vertente grande que defende tornar os atributos privados e acessá-los apenas por métodos especializados nisso, os famosos getters e setters.
Ainda assim, essa classe não faz nada sozinha.
É aí que entra a API Java Swing. Ela permite criar elementos que podem ser manipulados graficamente (janelas, botões, caixas de texto, etc).
Então, cabe a você juntar as duas coisas: as ferramentas da API Swing e a(s) classe(s) que você precisar criar do zero.

Vamos lá, deixa eu tentar ser o mais claro possível, sem querer ser arrogante, pois realmente não sei nada ainda, mas dão coisas que falou eu já entendi, inclusive foi assim que fiz.
Vou tentar explicar mais detalhadamente possível o que estou tentando fazer e qual o problema que estou enfrentando.
Desejo criar uma calculadora utilizando a biblioteca Swing, para isso devo criar botões que ao pressioná-los o valor desse botão deve ser exibido na tela( fiz isso adicionando uma string com o valor do botão cada vez que pressionar qualquer botão), ao final disso tudo eu vou ter um número na tela da calculadora, então “pego” o valor dessa tela e converto para float e preciso armazená-lo em algum lugar, pois a tela será “limpa” e um novo número será digitado. Após pressionar esse segundo número, preciso recuperar o primeiro e executar alguma ação entre eles, por exemplo somá-los. É ai que surge o problema, na biblioteca Swing eu tenho a opção de criar um evento ao clicar em um botão, então dentro dele deve ser executado algo. Logo, Instanciei a classe Resultado no botão mais(+), por exemplo, para criar um objeto que receberá o valor do primeiro número digitado, em seguida, quando clico em igual(=), eu tento recuperar o primeiro valor que foi salvo no atributo do objeto da classe Resultado, objeto.getTotal(), mas ai aparece a mensagem que o symbol não foi encontrado.