Problema para enteder MVC

Olá pessoal até estou meio timido em entrar em uma seção do forum que tem uma complexidade tão grande, mas acho que tudo tem uma primeira vez…

estou querendo entender o conceito de Três camadas a chamada MVC

e queria entender um pouco sobre esses patterns abaixo e onde nas 3 camadas devo pensar neles:

• DAO - Data Access Objects
  • Front Controller
  • Action / Command
  • Dispatcher View

Se alguem puder me ajudar ja agradeço muito… valeus

:grin:

isso aqui vai te ajudar muito:

http://java.sun.com/blueprints/corej2eepatterns/Patterns/

Olha cara achei muito legal o link que vc me passou, mas ainda tá tudo meio obscuro onde entra aquelas patterns que passei…

mas cara brigado por mandar resposta …

começou a iluminar.

8O

[quote=“west”]Olha cara achei muito legal o link que vc me passou, mas ainda tá tudo meio obscuro onde entra aquelas patterns que passei…

mas cara brigado por mandar resposta …

começou a iluminar.

8O[/quote]

mas tu clicou em cada pattern pra ler sobre ele no link q mandei?

cliquei sim… mas cara fico confuso ainda.

mas valeu por ter dado uma luz

[quote=“west”]
estou querendo entender o conceito de Três camadas a chamada MVC[/quote]

Conceito errado. MVC não tem anda a ver com divisão em camadas, você pdoe (e 99% dazem, apesar de conceitualmente errado) ter MVC e uma camada só.

MVC é uma estratégia para você centralizar a entrada de estímulos do seu usuário num controller (centralizar as chamadas feitas) e atualizar sua view (“tela”) de acordo com as mudanças no modelo (que deveriam ser objetos de domínio em uma camada separada, mas nenhuma obrigação pelo MVC em si).

Dividir em camadas é separar os componentes lógicos do seu sistema por responsabilidades, quem cudia da persistência num canto, quem mostra na tela em outro, quem efetua o serviço acolá :wink:

Caro west,
É exatamente isso que o pcalcado citou, e mais alguns conceitos (Patterns) que vão exigir d vc. um pouco mais de leitura. Acho que seria até legal se o pcalcado colocasse material de estudo, pois o que eu lí e sofri para entender o moço ai explica num piscar de olhos…
manda de lá pcalcado… :razz:

nossa deve manjar mesmo…

gostei da explicação… se puder postar mais informações vai ser muito util, pois o que foi passado foi de grande valia, ja deu para pegar uma pequena visão…

valeu pessoal por me ajudar… show mesmo

É difícil achar material bom sobre MVC em si relacionado a Java simplesmente porque todo mundo pensa em frameworks e não no conceito :frowning:

Você pode dar uma procurada pelo conceito quando usado em Smalltalk (meu zahl, quanta cosia boa essa linguagem trouxe :slight_smile: ).

Em português, o GUJ (olha o jabá…) tem um EVGD sobre isso:

http://www.guj.com.br/posts/list/7228.java

Legal cara, sua informações ajudaram legal…

valeu…

ainda tenho uma penca de duvidas sobre patterns, mas vou tirando aos pouco…

desde já valeu

:grin: