Galera, me deparei com um problema que eu simplesmente não faço a menor ideia de como responder, vim aqui em busca de uma luz. Vamos la
Problema: Uma empresa de desenvolvimento de software que esta aberta a mais de 30 anos percebe q suas tecnologias(classes,frameworks,linguagens) foram depreciadas. Porém, todo o conteúdo, mesmo que antigo, ainda é relevante, e não pode simplesmente ser descartado. Ao mesmo tempo, é muito custoso e demorado para a empresa atualizar todo o código do site para entregar um portal completamente novo. Qual seria a melhor forma de lidar com essa situação? Quais as medidas que podem ser tomadas para diminuir esse impacto no futuro, quando as tecnologias atuais não serão mais utilizadas?
Reposta 1
É muito incomum uma empresa que exista a mais de 30 anos não ter se planejado para uma situação como essas, mas pela lógica o que deve ser feito é a empresa criar um setor de desenvolvimento com outra tecnologia, com a finalidade de migrar todo o conteúdo do site em longo prazo.
Resposta 2
Criar um setor na empresa que se chama Gerencia de projetos para não cometer os mesmos erros do passado.
Resposta 3
Essa pergunta é num entanto difícil de responder, mas vou arriscar…
As duas tecnologias mais usadas nós países de primeiro mundo são duas;
Linguagem de programação Java e suas tecnologias e Ruby on Rails e suas tecnologias.
Como se trata de uma empresa com mais de 30 anos, não será difícil para ela encontrar essas fontes de informação.
A empresa não precisa saber quais as tecnologias que ficarão ultrapassadas e sim saber as que estão crescendo.
Não precisa um portal pra outra dimensão, apenas migrar da web pra apps. Há 30 anos atras tb teve essa migração de mainframe pra web. Este é um processo absolutamente normal em TI.
Que bom que o sistema aguentou 30 anos ainda.
Não tem outra solução a não ser migrar mesmo, senão a empresa vai acabar sendo prejudicada, quando não conseguir mais evoluir e ter que desenvolver um sistema na correria, ou pior, ficar fazendo vários remendos no sistema antigo e ficar uma bagunça total. Com certeza o custo vai ser maior pra es ses casos, do que criar um sistema novo, do zero.