Oque estou tentando fazer é que nao poça registrar clietnes com o mesmo nome, nao sei c esta logica esta certa, acredito que tenha uma maneira mais facil de se fazer porem esta é a maneira q eu encontrei. Pois em ele esta me dando um erro na linha do result set que nao imagino o porque do desd tard nele, dei uma paraada e fui pra outras partes do projeto para ver se consegui pensar em algo mexendo com outras coisas porem nada ainda. O erro é o seguinte:
found : java.sql.ResultSet
required: com.mysql.jdbc.ResultSet
ResultSet rs = pstm.executeQuery();
1 error
CONSTRUÇÃO FALHOU (tempo total: 0 segundos)
vc colocou o driver do banco na lib ou classpath do projeto?
Outra coisa, pq não pode existir clientes com mesmo nome? o q não pode acontecer é ter clientes com mesmo cpf, cnpj, rg ou outro documento q vc defina.
O erro que está ocorrendo em seu código deve ser a construção do SQL. A sintaxe correta para o insert é:
INSERT INTO nome_da_tabela (campos) VALUES (valores)
Você está utilizando: INSERT INTO nome_da_tabela (campos) VALUE (valores). O correto é VALUES, não VALUE.
Creio que as soluções citadas pelo cezarborges são corretas, com apenas um porém: ao invés de definir o nome como uma chave primária, defina uma constraint UNIQUE para esse campo. Desse jeito você não terá problemas com conflitos com a chave primária já existente, se a mesma não for o nome.
Oque estou tentando fazer é que nao poça registrar clietnes com o mesmo nome, nao sei c esta logica esta certa, acredito que tenha uma maneira mais facil de se fazer porem esta é a maneira q eu encontrei. Pois em ele esta me dando um erro na linha do result set que nao imagino o porque do desd tard nele, dei uma paraada e fui pra outras partes do projeto para ver se consegui pensar em algo mexendo com outras coisas porem nada ainda. O erro é o seguinte:
found : java.sql.ResultSet
required: com.mysql.jdbc.ResultSet
ResultSet rs = pstm.executeQuery();
1 error
CONSTRUÇÃO FALHOU (tempo total: 0 segundos)
vlw
[/quote]
posso não ser seu interesse nesse momento cara mas quando tiver um tempo de uma lido sobre hibernate esses inserção nunca mais serão a mesmas !