Problemão: Diagrama de classes UML e Struts

Nos meus estudos de UML aqui, não consegui achar luz alguma sobre a montagem do diagrama de classes em uma aplicação que use Struts e JSP.
As dúvidas são:

1. Quais classes do Struts vão pro diagrama e quais ficam de fora?
  2. Como representar as JSPs que depois viram classes (servlets)?
  3. É necessário colocar as superclasses de ação e formulário (e utilizar a generalização com classes de ações e formulários)?
  4. Ou não tem nada a ver com isso e a solução é diferente?
  5. Ou meu caso é perdido ou grande demais e eu deveria procurar urgentemente um curso formal de UML? hehe

Como exemplo eu estou desenvolvendo um sistema de autenticação de usuários, com as seguintes classes:

User (bean), UserDAO, LoginAction, LoginForm, DatabaseManager, Authentication e AuthenticationCallbackHandler (essas duas últimas são implementação do JAAS) e com login.jsp e main.jsp (que é para onde é redirecionado caso o login tenha sucesso)

Alguma idéia de como ficaria o diagrama?

Segue abaixo o link para a imagem do diagrama que eu fiz (não riam de mim :P)

http://www.puglima.brturbo.com/LoginApp.jpg

Obrigado desde já pela atenção!

Oi,

Independente do framework, você deve modelar as classes pertinentes ao seu sistema. O que isso quer dizer? Bem, importe o framework pra sua ferramenta UML, vá modelando seu sistema. Quando alguma classe sua utilizar [extender, associar, sei lá] com uma do framework, coloque esta classe no diagrama.

JSP e apresentação simples de maneira geral nãot em necessidade de ser mdoelada. Se sua JSP tem tanta lógica que você precisa modelar algo, tem algo errado na sua JSP :wink: .

Apesar de não ser nenhuma necessidade necessária [hehehe…] um BOM curso de análise [não só UML, linguagem vc aprende nos livros] é sempre uma ótima coisa.

PS.: Seu diagrama não apareceu aqui :frowning:

Obrigado :slight_smile:

Então, pelo que eu entendi, as classes utilizadas do framework também vão pro diagrama, e não só as do domínio do problema, certo?

Quanto a JSP, era só curiosidade mesmo, elas tão direitinho dentro do conceito de MVC, e uma pergunta: Pode-se colocar nos diagramas de fluxo o caminho percorrido pelos casos de uso através de JSPs, além dos simbolos do diagrama de fluxo?

Algo do tipo “Login -> Principal -> Atualizar dados de usuário -> Principal -> Logout” ?

ps.: Minha habilidade na faculdade é de Análise de Sistemas. No momento eu tô estudando análise estruturada por força da matéria, orientação a objetos vem só mais na frente um pouco e é minha prioridade de estudo, mas eu to pensando em um curso pra formalizar e esquematizar o conhecimento que eu tenho, só que é informal, e claro, aprender mais (muito mais) :slight_smile:

ps2.: Nunca confie no serviço de hospedagem da BrTurbo hehe (eu não sei porque eu ainda confio)

Uhm… no seu projeto, você deve sim. Já que você está estudando estruturada, projeto é aquele diagrama de entidade modular do Page-Jones, análise é só DFD e transiçãod e estado.

JSP no caso de uso? Uhm…acho que vc tá com DFD na cabeça :slight_smile: caso de uso não pode se rpender muito à interface com o usuário [UI] não, só o mínimo possível, mesmo porque geralmente o caso de uso é feito muito antes de qualquer interface JSP. Não se preocupe muito com a JSP no projeto, pense apenas nos dados que você passa para ela, o que ela faz com ele é problema dela :slight_smile:

A minha também, e a maravilha da Estácio tem Análise Estruturada e Projeto Estruturado como cadeiras diferentes, ams Análise e Projeto OO como uma só. Se for do Rio, recomendo os cursos de extensão da PUC.

[]s

Eu sou de Brasília :slight_smile: Aqui tem un$ cur$o$ bon$ hehe…nada que não valha um esforço pra ir atras juntar uma graninha, afinal estudo nunca é gasto, é investimento né :smiley:

No mais, obrigado pelas respostas, e agora é estudar e estudar :slight_smile:

Obrigado pela atenção!