Olá pessoas, tô seguindo os artigos daqui p/ aprender Java, mas qdo chegou no ponto do Hello World básico ele deu erro… o prompt do dos diz simplesmente que não pode ler o arquivo (cannot read: HelloWorldConsole.java), já chequei o nome se tá igual, é um programa besta q não compila, algu´me imagina o que pode estar errado? (as variáveis de ambiente então configuradas e testei com um “javac” no cmd, parece q tá ok)…
{Outra coisa, o eclipse não abre por nada nesse mundo, ele diz q não pode abrir a jvm… o problema é q ele tá tentando abrir no diretório errado (quer dizer, eu acho que é esse o problema, o diretório tá errado mesmo)… como é que faz p/ mudar o diretório onde ele vai buscar a jvm? }- o eclipse já tá ok!
Ps.: Se essas respostas já existirem em outros tópicos vou precisar de uma luz p/ achá-los, pq juro que já procurei, tanto q ontem passei o dia todo e nem rodei um helloworld básico…
Rodrigo, tem um artigo aqui mesmo no guj q ensina passo a passo a instalar o java e configurar as variáveis de ambiente, segui tudo direitinho…
meu java tá no c:\jdk1.5.0
as variáveis configuradas estão:
calsspath - .;JAVA_HOME
java_home - C:\jdk1.5.0
path - C:\jdk1.5.0\bin
abri o dos e digitei javac, aí ele mostra um monte de coisa q não sei o que é, mas q, reza a lenda, prova q as variáveis estão configuradas da forma certa… então acho que tô salvando o meu arquivo no lugar errado, tem q salvar em algum lugar específico (no bin, lib… sei lá…)?
Aquele monte de coisa, são as opções jo javac, quanto a salvar os arquivos em lugar especifico, é o seguinte, os diretorios src, bin, class, ou classes, sao para organizar melhor, ex, o src sao os arquivos .java, o class, ou classes, ou bin, sao os.class, mas isso o java faz sozinho desde que esteja configurado certo, se vc esta num diretorio c:/teste, digite, compile e execute seu arquivo no mesmo diretorio.
Caros Rodrigo e spark, acho que vcs não tão me entendendo… sou iniciante, mas iniciante meeeesssmo… vamos lá…
Tudo que salvo fica nos meus documentos (a documents and settings e tal), qdo vou pro dos aparece justamente a tal da documents and settings (c:\documents and settings\lalesan), então imagino q tudo tá sendo salvo lá, e tô tentnado compilar lá… to tentando fazer tudo lá… não?! :?:
tenta aí.[/quote]
escreveu em grego :oops: , não sei o que fazer…
(juro q qdo me propus a aprender java nunca pensei q o negócio fosse miar no hello world )
Edição 1 - só p/ dizer q o eclipse já tá ok… mas matou meu pc, portanto no way, por enquanto vou apanhar do hello world no bloco de notas mesmo…
Edição 2 - realmente meu classpath tava errado, no mínimo faltando algo, pelo menos agora entendi p/ q ele funciona e como configura direitinho… acrescentei lá “c:\documents and settings\lalesan\meus documentos” e o hello world enfim funcionou!
obrigada a todos e rodrigo valeu a paciência!
Agora era a hora de “fechar” o tópico né? Assim que eu descobrir como se faz eu “fecho”, ok…
Na boa, esqueça este lance de criar uma variável de ambiente chamada CLASSPATH. É inútil (e avise seu professor caso ele insista neste papo). Sempre que você precisar incluir classes adicionais para executar um programa em Java qualquer, use
Na boa, esqueça este lance de criar uma variável de ambiente chamada CLASSPATH. É inútil (e avise seu professor caso ele insista neste papo). Sempre que você precisar incluir classes adicionais para executar um programa em Java qualquer, use
Nota: para se usar JAR’s, o classpath tem de ter setado os JAR’s diretamente. Mesmo que diversos JAR’s (ou apenas um) estejam numa mesma pasta, usar no cp “%CLASSPATH%;<SEU DIRETÓRIO>” NÃO vai adiantar. Suponha que você tenha dois JAR’s, “jar1.jar” e “jar2.jar” na pasta “jars”, o classpath teria de ser:
SET CLASSPATH = %CLASSPATH%;jars/jar1.jar;jars/jar2.jar
Ou seja, os 2 jars têm de ser declarados explicitamente no classpath para que suas classes sejam realmente mapeadas.
P.S.: uso WinMe e, portanto, é uma tarefa incômoda setar CLASSPATH, porém é necessário e eficaz. No meu classpath, tenho configurado o mapeamento do JAR do mySQL e do JAR de servlets do Tomcat, isso evita que eu precise ficar especificando parâmetros -cp nas compilações. Considero essa uma pequena, mas bem-vinda, diminuição de caracteres na linha de comando de compilação e/ou execução.
Obviamente, essa é só a minha opinião na condição de mero estudante.
Daniel, como assim não declarar? Todo artigo/tutorial q leio diz p/ declarar classpath e java_home, qdo instalei o java seguindo um tutorial aqui do guj o primeiro passo pós instalação era configurar essas duas mais a path (tem um artigo só falando da “importância da classpath”), acho que é até mais simples pelo menos p/ mim q tô meio voando ainda entre “classes”, “importar”, “jars”, deixar tudo pronto lá, né não?!
Yky Mattshawn, vc tbm me confundiu… se eu tiver 5 jars numa mesma pasta tenho q “declarar” os 5 na classpath? quer dizer q salvar todos os jars q eu tiver numa mesma pasta previamente declarada não adianta? (estou supondo claro, tudo q tenho são hellowords até agora :oops: e acho que tenho q ler mais sobre jars tbm)
PS.: só a título de esclarecimento: não tem “professor” nenhum, vou aprender sozinha, aliás, sozinha não pq tô seguindo todos os “passo a passo” daqui do guj e contando imensamente com a ajuda desse fórum… e pretendo arrumar um deitel p/ iniciante muito em breve.
É uma pena que pra quem tá iniciando não é legal utilizar IDEs tipo o Eclipse… Quando você usa o Eclipse, é bem mais fácil… você quase não precisa se preocupar com classpath…
Não é que manda para o limbo… É que o Eclipse, por exemplo, tem seu próprio “esquema” de classpath. Você não precisa se preocupar se as classes que você está criando “estão no classpath”, apenas com dependências externas que seus programas precisem ter (bibliotecas em arquivos .jar, por exemplo). Tudo que vc faz no Eclipse está atrelado a um projeto, e sempre que você cria um novo Java Project por exemplo, as classes que estiverem nesse projeto já serão “incluídas no classpath” pelo Eclipse.
É bem mais fácil…
O único porém é que se você está começando a aprender java, não é legal já utilizar o Eclipse, pois essa - e outras - facilidade vai te “roubar” um conhecimento que você poderia adquirir.
[quote=Mantu]Não é que manda para o limbo… […]sempre que você cria um novo Java Project por exemplo, as classes que estiverem nesse projeto já serão “incluídas no classpath” pelo Eclipse.
É bem mais fácil… [/quote]
Realmente, bem mais fácil…
Opa, ninguém nunca tinha me dito isso… na verdade todo mundo me diz logo p/ usar alguma IDE (aqui mesmo no guj - geralmente indicam eclipse ou netbeans), aqui no trabalho vou ter q usar o eclipse (acho que dentro de uns 10 dias), mas como vou estudar java em casa vou usar editor de texto mesmo, primeiro q o eclipse me quebra, segundo pq não quero passar batida em nada (se possível) nesse início que vai ser minha base…