Problemas com acentuação na GUI

Não sei se o problema é com o Mac ou com a versão da JVM na minha máquina.No windows uso a versão 1.7 e no Mac a 1.6.
Acontece que estou criando um JTextField texto=new JTextField("Texto para visualização");e no Windows ele capta os acentos e o "cedilha"normalmente,mas no mac,ao exibir a GUI,o JTextField está saindo assim [quote]Texto para visualiza√ß√£o[/quote].

Alguém tem alguma idéia?

Usar caracteres com acentos não é uma prática muito boa, devido a tais problemas.
Tente substituir as letras com sinais gráficos/acentos por correspondentes unicode. Provável que funcione.

Mas no windows funciona tão lindamente.Será pq?

Boa tarde a todos.

Se você estiver utilizando o NetBeans, vá na barra de ferramentas a esquerda e em “projects (projetos)”, clique com o botão direito do mouse em cima do nome do seu projeto, depois em “properties (propriedades)”, em “categories (categorias)”, clique em “Sources (Fonte)”, vá na caixa combo “enconding” no rodapé e escolha Windows 1256.

Pronto, todos os textos de Strings poderão agora ser acentuados.

Não sei como é este procedimento no Eclipse, e talvez nem sei se este atributo está disponível no Mac, por se tratar de “Windows-1256” porém e só você verifica o atributo “Encoding” disponível na versão acentuado para Mac.

Um abraço.

Vou testar sua dica aqui Discorpio.Obrigado.
Acontece que eu ainda estou aprendendo Java e acho que uma IDE "esconde"coisas importantes do programador,que ele deixa de prestar atenção a certos detalhes que teria que se preocupar caso programasse fora de uma IDE,portanto eu ainda estou usando somente um bloco de notas.Será que tem como eu setar essa configuração na linha de comando?

[quote=harrysongui]Vou testar sua dica aqui Discorpio.Obrigado.
Acontece que eu ainda estou aprendendo Java e acho que uma IDE "esconde"coisas importantes do programador,que ele deixa de prestar atenção a certos detalhes que teria que se preocupar caso programasse fora de uma IDE,portanto eu ainda estou usando somente um bloco de notas.Será que tem como eu setar essa configuração na linha de comando?[/quote]

Use o Notepad++:
http://notepad-plus-plus.org/

Ele fará sintax coloring e deixa você escolher a codificação dos seus fontes Java.

Mas ele não é uma IDE.

Obrigado,ViniGodoy,eu já uso o notepad++.Meu problema é mesmo só com a acentuação nas GUIs.Até estou com o netBeans instalado na minha máquina,mas pra seguir essa dica do amigo acima,eu teria que escrever me código no notepad e importar pro netbeans pra configurar.Eu queria era uma maneira de setar essa configuração na linha de comando.

[UPDATE]Criei o código no bloco de notas e simplesmente joguei no netbeans.Não precisei configurar nada.Só compilei pelo netBeans e saiu com a formatação que corretamente.Vou fazer isso agora.Pra não me acostumar com IDE,crio no bloco de notas e uso a IDE só pra compilar e não ter o erro com a acentuação.

No Notepad++, salve seus documentos como UTF-8 (Sem bom).

Para compilar, use:

Era justamente isso que eu precisava ViniGodoy.Muito obrigado.Agora tá rolando certinho aqui. \o/

Quando você for trabalhar com múltiplas plataformas é importante conhecer a codificação do seu arquivo fonte, e especificá-la explicitamente na linha de comando quando for compilar no Java.
Em multiplataforma, eu geralmente recomendo usar o UTF-8 pois é implementado pela absurda maioria dos sistemas operacionais, inclusive os suportados oficialmente pelo Java (Solaris, Windows e Linux).