Problemas com Herança!

Salve galera. Estou estudando java a algum tempo, e refazendo uma analise sobre herança de atributos de uma classe em java, fiquei com a seguinte duvida:

O encapsulamento em Java é essencial para o seu correto funcionamento, portanto devemos de evitar tornar publica uma variavel em nossa classe, expondo nossos dados. Ok!

Mas o problema esta no seguinte. Se eu tiver uma classe abstrata:

public abstract class AbstractPessoa { private int idade; // Tornar a variável privada para que se realize o encapsulamento. Não é uma boa ideia, pois assim o atributo nao sera herdado. public String nome; // Assim, o atributo é herdado, porem ele continuará a ser publico nas suas subclasses, impedindo o encapsulamento. protected String sexo; // Diminui o escopo da variável, porem impede parcialmente o encapsulamento. }

Agora, minha duvida é o seguinte, como posso herdar variáveis de uma superclasse e realizar o seu encapsulamento?

Você pode deixar a variável como private.
É uma ótima ideia, pois o atributo é herdado, só não é diretamente acessível pela classe filha.

Para torna-lo acessível nos filhos, você cria um método getter e, se for o caso, um setter com visibilidade publica, protected ou default.

Opa, obrigado pela resposta, mas me confundiu um pouco… Tem alguma razão especifica para os as variaveis privadas nao terem a possibilidade de serem acessadas diretamente dentro da classe que herdou-a?

Tinha essa mesma dúvida, se a super classe não for abstrata podem existir atributos que só digam respeito a ela.

Para ser sincero não conheço um exemplo de aplicação para esse conceito…

Sim, o fato de serem privadas. :slight_smile:
Via de regra, quanto menos detalhes de uma classe você expor, melhor. Mesmo no caso da herança, a subclasse não precisa conhecer todos os detalhes da superclasse.

Se você quer acessar da subclasse, então, precisa usar um atributo como protected ou public.