Problemas com inserção de valores no input diretamente via console do navegador

Estou estudando faz pouco tempo e atualmente estou com um desafio que não consegui vencer.
Há uma biblioteca JavaScript chamada KnockoutJS que, pelo que li na documentação, realiza a atualização automática da saída de uma página mediante a entrada de dados do usuário.
No próprio site da lib, há um exemplo para testes e para conhecer melhor a sintaxe.
Segue link:

https://knockoutjs.com/examples/helloWorld.html

No exemplo, há dois inputs já com valores escritos.
Caso alguma alteração em qualquer das caixas de texto seja feita, a lib atualiza a saída que fica logo abaixo com as alterações assim que se muda de foco de uma caixa para outra.

Não sei se é um bug, ou estou deixando passar algo que não percebi ainda, mas há uma situação que a lib para de funcionar assim que se tentar fazer uma “trapaça”!

Se realizo alguma alteração via console do browser, além da saída não se alterar, não e possível tentar clicar na caixa de texto e alterar normalmente, pois também fica na mesma. A única maneira é recarregando a página para voltar ao normal.

Minha pergunta:
É possível fazer alterações via console que provoque também a atualização da saída?

Não sei se é alguma particularidade da biblioteca ou toh fazendo alguma coisa errada.
Seguem códigos que usei nas tentativas:

Tentativa#01 - Alteração direta

var box = document.getElementsByTagName("input")[0];
box.value = "Planeta";

O valor do input é alterado, mas a linha HELLO, PLANET EARTH, fica inalterada;

Tentativa#02 - Simulando foco e desfoco do input

var box = document.getElementsByTagName("input")[0];
box.focus();
box.value = "Planeta";
box.blur();

Como a atualização da saída só é feita após tirar o foco do input, tentei isso, mas sem sucesso…

Tentativa#03 - Usando JQuery

//importando lib JQuery para o console do Chrome
var jqry = document.createElement('script');
jqry.src = "https://code.jquery.com/jquery-3.3.1.min.js";
document.getElementsByTagName('head')[0].appendChild(jqry);
jQuery.noConflict();

//selecionando input
var box = document.getElementsByTagName("input")[0];

//mudança ocorre no input, mas não é atualizado na saída
$(box).val("Planet").change();

//tentativa que achei na net...
$(box).keyup();
$(box).val("Planeto").change();
$(box).keydown();

Como podem imaginar… também não deu certo!

Estou me esforçando nesse desafio, pois tenho um projeto que envolve uma página que utiliza essa lib (KnouckoutJS) e encontrei problemas em alterar um input, e a alteração não ser reconhecido pela aplicação web.
Qualquer ajuda é bem-vinda!

Se estão usando essa lib que gerencia o data bind automaticamente, pq está se preocupando com isso? Segue a ferramenta ou nao usa, deixando tudo sob seu controle.

Preciso descobrir uma maneira de inserir dados nos inputs via console para construção de um script de automação para uma página web. É possível contornar esse problema de alguma maneira?
Posso forçar manualmente a lib a atualizar a saída em algum ponto do script?

É mais prático usar o Selenium.

Já pensei no Selenium, mas considero um pouco limitado para um projeto de automação.
Ainda estou buscando mais documentação da própria lib para sanar esse problema, pois boa parte do script está pronto, mas essa questão da não atualização da saída mediada por essa lib que é meu desafio no momento.

Estou usando o TamperMonkey como plataforma de execução do script para essa página e vejo essa abordagem como uma vantagem, pois basta que os usuários estejam acessando a página em questão que a mágica acontece! Sem precisar de nenhuma intervenção.
São pessoas leigas e prefiro deixar todo o processo o mais abstrato possível.

Qual limitação voce passou?

A necessidade de “ensinar” ao Selenium os passos que desejo que sejam executados um por um é um limitante, no meu ponto de vista.
A manutenção desses roteiros também seria um ponto, pois os usuários (setor de RH) são leigos em questão de configurações em programas.
E tão logo o projeto fique pronto ele vai ser replicado para os outros setores (aqui o RH também é setorizado então há mais de um!) por isso tem de ser o mais fácil possível. Nem quero imaginar a manutenção em um cenário desses.

Levando tudo isso em conta, optei por usar scripts com execução automática assim que a página é detectada no browser. Assim todo mundo fica feliz.