Problemas com Lógica e não com Java

Sou estudante de Ciência da Computação na Unifor/Ceará.
Sou novo aqui no GUJ e não sei se esta é a seção certa para minha dúvida. Caso contrário favor mover.

Estou fazendo a cadeira de logica de programação. O professor usa portugol na sala de aula, e Java no laboratorio.
Eu ja tinha feito um curso de java basico antes de entrar na faculdade, então a sintaxe e noções de OO não são um problema para mim.

Mas aula passada, o professor passou um problema, e eu logo abri o eclipse e fui querer resolver, escrevendo código java. Na certa não me dei bem.
O monitor da turma me disse o seguinte: esquece o java, pega uma caneta e papel, pensa em como resolver o problema, sem pensar em código, que tudo se resolve".

Alguma dica para um novato? Acho que esse deve ser um erro comum para quem esta iniciando.

[quote=thiagoponte]Sou estudante de Ciência da Computação na Unifor/Ceará.
Sou novo aqui no GUJ e não sei se esta é a seção certa para minha dúvida. Caso contrário favor mover.

Estou fazendo a cadeira de logica de programação. O professor usa portugol na sala de aula, e Java no laboratorio.
Eu ja tinha feito um curso de java basico antes de entrar na faculdade, então a sintaxe e noções de OO não são um problema para mim.

Mas aula passada, o professor passou um problema, e eu logo abri o eclipse e fui querer resolver, escrevendo código java. Na certa não me dei bem.
O monitor da turma me disse o seguinte: esquece o java, pega uma caneta e papel, pensa em como resolver o problema, sem pensar em código, que tudo se resolve".

Alguma dica para um novato? Acho que esse deve ser um erro comum para quem esta iniciando.[/quote]

Essa dica que o seu monitor te deu é a melhor! Realmente é isso, esquece o Java, pega papel e caneta e faz.