Minha aplicação faz uma consulta ao banco e depois pode-se mover entre os registros:
Assim:
// Método recebe ResultSet atualizado.
private void gotoRegister(ResultSet rs) {
if(proximo)
rs.next();
if(anterior)
rs.previous();
if(primeiro)
rs,.first();
if(ultimo)
rs.last();
}
Perguntas:
Quando eu faço if(resultSet.next()) eu estou apenas perguntando se existe um próximo registro ou já estou movendo para o próximo registro?
E principalmente: Minha aplicação não pode gerar Exceções, e conforme eu vou passeando pelos registros, chega um momento em que começa a aparecer a exceção java.sql.Exception no data is avaliable.
Eu não quero que o ponteiro se mova além das tuplas existentes, quero que ele se movimente apenas da primeira até a última.
O objetivo é:
Ao se clicar no botão primeiro, o resultSet deve ir para a primeira tupla.
Ao se clicar no botão último, o resultSet deve ir para a última tupla.
Ao se clicar no botão próximo, o resultSet deve ir para a tupla posterior, e continue assim até chegar a última tupla. Ou seja, para se chegar ao último registro no banco de dados, clica-se no bõtão último ou então clica-se no botão próximo até se chegar no último registro.
Ao se clicar no botão anterior, o resultSet deve ir para a tupla anterior, e continue assim até chegar na primeira tupla. Ou seja, para se chegar ao primeiro registro no banco de dados, clica-se no bõtão primeiro ou então clica-se no botão anterior até se chegar no primeiro registro.
Apenas setando resultSet.next(), resultSet.previous(), resultSet.first(), resultSet.last() não está gerando o efeito desejado.
Qualquer ajuda seria bem vinda.
Obrigado!