Problemas com select SQL Server

Bom dia
Estou utilizando o SQL Server, quando faço um select e tento obter os valores pelo resultset, nao esta reconhecendo as colunas.
Os selects que uso seguem este padrao e carregar os valores.

("select * from basedados.dbo.tabela tabela");
ResultSet rs = stm.executeQuery();
while(rs.next()){
	rs.getInt("tabela.cd_tabela"));
	rs.getString("tabela.ds_tabela"));
}

Está sempre dando este erro:
The column name tabela.cd_tabela is not valid.

Se alguem poder me ajudar, agradeço desde já pela atenção.

[quote=ealbino]Bom dia
Estou utilizando o SQL Server, quando faço um select e tento obter os valores pelo resultset, nao esta reconhecendo as colunas.
Os selects que uso seguem este padrao e carregar os valores.

("select * from basedados.dbo.tabela tabela");
ResultSet rs = stm.executeQuery();
while(rs.next()){
	rs.getInt("tabela.cd_tabela"));
	rs.getString("tabela.ds_tabela"));
}

Está sempre dando este erro:
The column name tabela.cd_tabela is not valid.

Se alguem poder me ajudar, agradeço desde já pela atenção.[/quote]

Bom dia ealbino,

pode parecer bem idiota o que vou falar, mas você já especificou a tabela e o banco que você utiliza lá no select, então tenta colocar somente o nome da coluna.

Dica valiosa que me deram um dia, e que eu repasso sempre que posso: não use “select *”.
Vale mais colocar todos os nomes dos campos, mesmo. Assim não tens que ficar adivinhando se alguém decidiu mudar o nome do campo ou a posição do atributo na tabela.
Abraço!

rodrigocolasso, somente com o nome da coluna ja testei e funciona, mas tenho muitos selects com join, nisto tera colunas que repetem os nomes em varios casos.

leoramos, referente ao * coloco porque sempre preciso carregar todos os dados para mostrar ao usuario, caso eu inclua um novo registro somente adiciono no momento de carregar os dados desta tabela,
como uso diversos joins ficaria inviavel procurar sempre onde estao as tabelas e adicionar o campo onde foi adicionado uma nova coluna, este exemplo que coloquei é o mais simples que tenho.

agradeço a atenção de voces, caso alguem tenha mais alguma sugestão para resolver este problema.

Desculpem minha ignorância, eu to aprendendo java com sql meio que na marra e sozinho, eu ja aprendi fazer fazer INSERT por formulario e UPDATE atraves de uma consulta numa tabela, ok. Agora por exemplo assim: Tenho uma tabela onde tem dados de configuração, la vai constar nomes das pessoas que utilizam o programa por exemplo, como eu faço para que quando a pessoa abra a janela que os JTextField sejam populados pela primeira inserção na tabela? é muito dificil? ja tentei um monte de coisa com PreparedStatement Resultset e nao consegui nada! Quem puder ajudar…

Consegui resolver o// to ficnado bom ja rsrsrs :stuck_out_tongue: