Problemas na interface do programa

Eai pessoal blz ae ?

entao, estou com uns probleminhas na interface do meu programa … vejam ae as imagens …

[URL=http://img134.imageshack.us/my.php?image=imagemiw1.jpg][/URL]

notem que eu fiz a barrinha de baixo … mas qdo eu coloco o horario nele, que é um panel, ele fica por cima da barrinha … como faço pra solucionar esse problema ?
e mais uma coisa: reparem que traço da aba passou dos limites … fica por trás da barrinha … usei o setpreferredsize na aba … mas nao adiantou …

help ae

parte do codigo:
na classe principal …

Container contentPane = this.getContentPane();
        contentPane.setLayout(new BorderLayout());

DesignJanela dj = new DesignJanela();
        contentPane.add(dj); //é onde fica os componentes, como os botoes, as informações, a imagem, etc

StatusBar statusBar = new StatusBar(); //aqui é tratada a barrinha
        contentPane.add(statusBar, BorderLayout.SOUTH);

na classe statusbar:

public StatusBar() {
		    panel.setLayout(new BorderLayout());
		    panel.setPreferredSize(new Dimension(10, 23));

JPanel rightPanel = new JPanel(new BorderLayout());
		    rightPanel.add(new JLabel(new AngledLinesWindowsCornerIcon()), BorderLayout.SOUTH);
		    rightPanel.setOpaque(false);

Relogio rl = new Relogio();
		    panel.add(rl.getLayout()); //para exibir o relogio e data.

panel.add(rightPanel, BorderLayout.EAST);
		    panel.setBackground(SystemColor.control);
		  }

na classe relogio:

public Relogio() {
	JPanel p1 = new JPanel();
        //p1.setLayout(new FlowLayout());
        this.data = new GregorianCalendar();
        p1.add(getLblData());
        p1.add(getLblHora());

help ae pessoal!

Pergunta: Você está usando a IDE NetBeans para trabalhar com Swing?
Caso, não sugiro fortemente que você mude de IDE. Trabalhar com Swing “na unha” é muito custoso pois, a curva de aprendizado é alta. O NetBeans facilita a sua vida, pois ele utiliza aquele saudoso esquema de Drag and Drop, tanto popular nos mundos Delphi e VB. Além disss-o, permiti você ver em tempo real o resultado da tela, antes de ser executada de fato.

NetBeans na veia, quando se fala de Swing. Eclipse na veia quando se fala de Web. E IntelliJ na veia quando se fala de velocidade, desempenho, web, framworks, WS, etc, etc… e etc.

[quote=jmoreira]Pergunta: Você está usando a IDE NetBeans para trabalhar com Swing?
Caso, não sugiro fortemente que você mude de IDE. Trabalhar com Swing “na unha” é muito custoso pois, a curva de aprendizado é alta. O NetBeans facilita a sua vida, pois ele utiliza aquele saudoso esquema de Drag and Drop, tanto popular nos mundos Delphi e VB. Além disss-o, permiti você ver em tempo real o resultado da tela, antes de ser executada de fato.

NetBeans na veia, quando se fala de Swing. Eclipse na veia quando se fala de Web. E IntelliJ na veia quando se fala de velocidade, desempenho, web, framworks, WS, etc, etc… e etc.[/quote]

ola jmoreira

eu uso o eclipse … nao gostei mto do netbeans … as vezes dificulta tudo pra mim … por isso estou tentando fazer na unha … ^^

qq ajuda, é bem vinda …
abraços

Cara, não se iluda.
A curva de aprendizado para aprender a utilizar a ferramenta NetBeans é muito menor do que a curva do aprendizado do Swing “na unha”.
Caso você esteja desenvolvendo alguma aplicação séria, sugiro novamente, e pela última vez: use o NetBeans. Não há dúvida que uma vez dominando a ferramenta, tudo fica mais fácil. No entanto, se você estiver apenas “brincando” com Swing, fique onde está mesmo. Será melhor para você.

No NetBeans há o inconveniente de ele “trava” o código que ele gera automaticamente. Mas isso não será problema quando você dominar a ferramenta. É possível sim, você inserir o seu próprio código dentro da parte “azul” travada. Quando você chegar a fazer isso, perceberá que a ferramenta está sob controle.

É isso.

NetBeans não é a unica coisa no mundo que faz telas.

E na minha opinião não é a melhor.

Já ouviu falar?
http://www.jformdesigner.com/

O unico problema que não é Free.

Mas é leve e não faz 400 linhas de códigos para colocar dois componentes na tela.