Processador esquentando demais!

[quote=Vinicius_Sartori]Processadores só suportam até 70º C

os únicos que suportam mais que isto são GPU’s de placas de video de alta performance, eu tenho uma Geforce 8500GT que chega a 90º mais isto é aceitavel pra ela

agora é Impossivel que um celeron chegue a tudo isto sem queimar…90º seria PT instantaneo, principalmente por que os capacitores não suportam isto, tenta ver a temperatura pela Bios, o Aida 32 nao recebe atualização a anos[/quote]

Não, existem processadores que chegam a 100 graus e não são GPUs. Vi ontem na documentação da INTEL.

São processadores de servidor mais processadores de servidor são outra arquitetura interna, ou portateis nao queimar devido ao tamanho dos aparelhos :lol:

mais um celeron não chega a mais que 70 graus, mais que isto ele tosta e estoura os capacitores ^^

Uma duvida/afirmação: Voce tem um termometro dentro medindo isso??!! Ate onde eu sabia essa temperatura medida na BIOS era baseada em calculos, como processamento, velocidade dos cooles e etc., e nao com um termometro mesmo!

Desde os 386, a maioria das placas-mãe tem um termômetro. Caso queira ferificar, geralmente é um ponto saliente dentro do slot do processador.

Até!

É feito com uma espécie de termometro sim. Ou então pense: como será que iam fazer esse calculo? Se eu nao me engano, a rotaçao do cooler sim que é medida por calculos e sem nenhum sensor (quase certeza).

então…

É um sistema em java que está causando esse efeito?? :lol:

Fernando Rosa

[quote=Fernando Generoso da Rosa]então…

É um sistema em java que está causando esse efeito?? :lol:

Fernando Rosa

[/quote]

[quote]Descrição do fórum:
Assuntos gerais (Off-topic)
Discussão geral sobre Java, programação - outras linguagens e tecnologias -, assim como qualquer outro assunto de TI. [/quote]

Assim, se o problema ta tão complicado de resolver, fora do comum, faz os teste de tentativa e erro, se tiver oportunidade e dispor de outra peças para testar, pega um processador compativel com a sua placa, coloca nela e ve como se comporta, assim voce va isolando o problema até acha-lo, quando você menos espera é algum problema fisico que você nem imaginaria ser a fonte do problema.

Levando em consideração na documentação que o nosso colega mostrou dizendo que no maximo o seu processador aguentaria 67 graus, e os valores fogem da realidade temos as seguintes deduções:

  • Os valores não batem, logo há problema no termômetro ou em algum outro componente que influencie no valor retornado.
  • O seu processador tem uma resistência de temperatura maior doque o normal.
  • Problema fisico no proprio processador, lembrando que o mesmo tem vida util, tendendo a piorar conforme o tempo passa. (um Celeron num deve ser novo, mas pode ter sido pouco utilizado).

Espero ter ajudado!

Desde os 386, a maioria das placas-mãe tem um termômetro. Caso queira ferificar, geralmente é um ponto saliente dentro do slot do processador.

Até![/quote]

Certo dessa eu nao sabia, meu conhecimento empirico, de alguem com conhecimento empirico, que me passou em algum ponto da minha vida, dizia que era um calculo aproximado.

Como um calculo poderia dizer? Bom fariam metricas na fabrica do processador: exemplo: processador a 70%, com 1 cooler, temperatura=40º, e etc., ai claro seria aproximado, e nem todas a variaveis entrariam.

Ja a rotação do cooler creio que nao seja calculo nao, é feito do mesmo jeito que a rotação do seu carro, atraves do alternador, onde há nos 2 uma bobina de cobre e etc.

  • Há diversos sensores na CPU e na placa-mãe que medem temperaturas.
    Por exemplo, em um Core 2 Duo, você pode ter 2 valores de temperaturas (um para cada núcleo).
    Além disso, a placa-mãe normalmente tem vários sensores; dependendo do seu preço ela tem um sensor para a temperatura das memórias, outro para a própria CPU, outro para aqueles transistores de potência que baixam a voltagem de 5V/12V para 1.2 V ou valores menores, que são requeridos pelos processadores modernos.
    O programa hwmonitor (disponível na página do CPUID) mede essas temperaturas. (Computadores mais caros normalmente têm mais sensores).
    Num notebook que eu tenho consigo 6 valores de temperaturas: 2 para a CPU, 1 para o HD, 1 para a GPU e 2 para as memórias. Em outro, consigo apenas 1 (o do HD).