Gente, desculpem, mas acho que esse post vai sair mais como um desabafo…
Eu tenho um medo terrível na minha vida profissional, muito embora eu tenha começado a pouco tempo (menos de um ano): eu não gostaria de ser um mero “usuário das APIs dos outros”. Eu tenho várias idéias que eu gostaria de colocar em prática, eu gostaria muito de poder contribuir significativamente para a comunidade. A questão é que eu não sei ao certo por onde começar…
Faço graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas numa faculdade excelente, o Instituto Infnet aqui no Rio. É um curso muito bom e completo, bem alinhado às necessidades do mercado e tudo mais (por exemplo, o voucher pra SCJP tá incluso na mensalidade da graduação). Mas eu queria ir além disso. O problema é que, por questão de tempo e idade, eu não tenho como agora, aos 26 anos, efetivado e com casamento marcado, parar tudo e começar um curso de Ciência da Computação.
Eu gostaria de conhecer o processo de concepção e criação de um framework. Eu tenho uma idéia para um que gostaria de colocar em prática, mas não tenho a menor idéia de por onde começar, e principalmente do quê estudar.
Quais são os conhecimentos necessários? Um conhecimento aprofundado de Padrões de Projetos basta? É preciso conhecer a fundo as “entranhas” da plataforma Java? É fundamental ter uma formação específica em Ciência da Computação para isso?
Gostaria de dirigir essa pergunta especificamente aos desenvolvedores do framework VRaptor, que admiro muito. O que foi necessário pra colocar em prática esse projeto?
Mais uma vez, desculpem o “desabafo”… 
\//
). Mas no que eu puder ajudar, estou à disposição!