Procurando uma escolha certa para padroes de projeto com as novas tecnologias

Boa dia a todos,
trabalho algum tempo com struts 1.2 , spring,ejb 2, hibernate 3.2 etc pois se repararem alguns desses amigos ja estão obsoletos perto com a que o mercado esta disponibilizando.

estou montando um projeto que é pequeno “” e que posso correr o risco de usar novas tecnologias uma delas é trocar por:
struts 1.2 para JSF usando richFaces, myfaces e o ajax.
EJB 2 por EJB3 sendo assim não irei mais usar o hibernate, pois vou usar o EJB3 com JPA.
porem vem as duvidas ah a necessidade de criar servicelocator, delegate ?

Estou pensando em usar o seguinte padrao e gostaria de saber se esta de acordo.

meus mbeans do jsf usa IoC para injetar o Delegate delegate injeta o SessionBean do EJB, SessionBean injeta um Service (“Bussiness Object”) que Injeta um DAO(“EJB”) para persistir os dados.

Espero ideias e links que posso estudar sobre padroes de projetos usando essas apis.

Att

será que se eu usar o seguinte padrão estaria uma maneira eficiente e

Só uma observação, vc ainda precisará de uma implementação da JPA mesmo usando EJB3.
As mais comuns sao o proprio Hibernate e o Toplink.

Como o Maracujá falou, simplifique a sua vida… Um projeto pequeno com essa complexidade toda pode fazer você se enrolar com as próprias pernas…

Esqueça essa sopa de letrinhas, esqueça EJB… Esse seu projeto pequeno não vai ser distribuído, certo? Então pra que EJB ??? Vai usar chamadas remotas ou mensagens assíncronas? Acho que você não precisa disso…

Pega um framework web legal, use Hibernate ou JDBC mesmo, e seja feliz!

Não, pode jogar essas classes no lixo.

Pode cortar o delegate e o service. No seu mbean coloque a interface do SessionBean e coloque em cima a anotação @EJB e pronto, o container do Java EE vai injetar o stub do SessionBean remoto pra você.

Dentro do SessionBean, você pode ou não colocar um DAO. Normalmente, se os seus serviços do EJB tiverem assinaturas do tipo insereCoisa, alteraCoisa, excluiCoisa e por aí vai, não há a necessidade de criar uma camada adicional.

Ok?

Oh galera esta bacana as dicas,
entao amigo ricardo_rico, hj realmente é uma coisa simples sim… vai ser apenas uma parte da logistica da Honda, apenas a saida de caminhoes o packlist, mas nada que não de futuro e venha ser um sistema de logistica entende.

o fato de usar o ejb3 é pela coisas que o mesmo esta trazendo e com qualidade. até porque creio que nos proximos anos ja começaram a ser micrado os ejb2 que o mercado usa, então ja aproveito para testar e quem sabe um dia aplicar na empresa que trabalho tambem que usa o ejb2.

Maracuja, hehehe ja ouvi falar so seam vou dar mais uma estudada nesse kra e realmento posso usa-lo gostei da dica.

Leonardo3001: ah ideia é bacana mesmo mas me explica uma coisa, eu iria deixar a regra de negocio no meu sessionbean ? nao poderia usar o sessionbean apenas como uma porta “facade” neh chamar um service e ele chamar o dao para persistir o kra ?

att

nao há problema em usar logica de negocio na sessionbean: elas foram feitas pra isso.
sobre a fachada, sim, é sempre interessante criar uma session de fachada para a camada web (por ex). Nesse caso, ela delega as operações paras sessions de negocio.

Mas lembre-se, soh tem sentido vc usar EJB nesse projeto peq se for pra aprender pq nao haveria necessidade (a principio).

Outra coisa legal é se vc usar JSF na web, pois vc pode usar a anotação @EJB nos seus beans e o container injeta os serviços automaticamente pra vc. Se vc usar outro framework, terá q buscar os serviços via service locator.

legal bbviana, realmente de inicio é para aprender o ejb3 mesmo, para ver realmente a sua produtividade. nesse caso o projeto agora nao teria nenhuma necessidade de ter.

é que estou querendo conhece-lo ate mesmo para quando for sujerir mudanças na empresa poder indica-lo e saber defender minha proposta neh rs.

oq fiquei impressionado ate é o fato de como os frameworks estão melhorando deixando de se usar muitas coisas, como voce citou o dao, ate mesmo o service locator que deixam a gente menos produtivo hoje neh… que na verdade é uma maneira de desacoplar mas que deixou a gente com mais trabalho.

vi tambem sobre o seam gostei de ver os kra da jboss mandou bem mesmo, pois ele faz toda a parte suja, do controle para a persistencia.

acho que o caminho é esse mesmo.
valeu mesmo e sujestoes sao sempre bem vindas !

Att

Olá rapaz, simplifique a sua vida…

Seam