Profissional de Primeira Linha ou Profissional "Café com Leite"?

[size=18]Profissional de Primeira Linha ou Profissional “Café com Leite”? [/size]

Desde cedo aprendemos de forma empírica a identificar quem cumpre ou não suas tarefas. Gostaria de relembrar e compartilhar com vocês uma expressão que utilizamos muito na infância: o jogador “Café com Leite”.

O “Café com Leite” era aquele jogador que em nossas peladas não fazia diferença e só jogava porque era o dono da bola, irmão de alguém ou para completar o time. O interessante é que muita vezes nem pegava na bola e algumas vezes, tínhamos que parar o jogo e passar a bola para ele e aí retornávamos ao jogo. Apesar de ninguém gostar de perder mesmo sendo uma pelada, havia espaço para complacência, mas quando o jogo era de campeonato, não tinha jeito, o jogador café com leite ficava no máximo esquentando o banco, quando não estava na torcida.

A mensagem era clara, quem joga e quem não joga. Porque quando é um campeonato o jogo fica sério. O adversário irá usar toda sua técnica e outros artifícios para ganhar o jogo, como fazer faltas, marcar sobre pressão, executar jogadas ensaiadas, sem contar o apoio da torcida e a famigerada política dos dirigentes etc., já não é mais uma pelada, e para vencer precisamos realmente de uma equipe forte e para isto havia uma seleção natural de quem joga e quem não joga.

O cenário corporativo é como um jogo de campeonato, mas não é um campeonato qualquer, é daqueles campeonatos acirrados que o nível é bem equilibrado e por questões de sobrevivência e rivalidade os ambientes são hostis, declarados ou não, são permeados também por questões políticas, que são utilizadas a todo o momento, para preservar os interesses individuais ou corporativos. Dentro deste contexto altamente competitivo ser um bom profissional é pré-requisito e a excelência é o diferencial, pois neste contexto somos o tempo todo confrontados, cobrados e testados.

Os perfis dos profissionais do mercado de TI se divergem em especialistas e generalistas, metódicos e flexíveis, agressivos e politicamente corretos, etc., mas independente do estilo os caçadores de talento buscam uma nova classe de profissionais sem soberba e também sem falsa modéstia, um grupo de profissionais que se superam nas maiorias dos atributos qualitativos, capazes de saírem do outro lado em qualquer empreitada que são posta a prova. O que desmistifica a síndrome de super herói é que na maioria das vezes esses atributos não são natos, e sim trabalhados de forma sistêmica, planejada, a busca pela excelência é incorporada em seu dia a dia, fazendo parte dos seus hábitos diários. Estes profissionais nós chamamos de Profissional de Primeira Linha.

Enfim, neste cenário quem você gostaria de ter ao seu lado?
O profissional café com leite? Ou o profissional de primeira Linha?

Por: Paulo Souza
Especialista em Gestão de Projetos de Alta Performance

“Achei uma boa mensagem, e faço aqui uma boa reflexão ao assunto e convido a todos que leiam sempre que acharem necessário”

Muito boa a mensagem!

Excelente analogia !!!
vou imprimir, para ler todos os dias, sempre que o desanimo bater por causa do ambiente de trabalho …
e sempre que o cansaço bater a porta !!

vlw !!

na minha terra, o “café com leite” é conhecido por feijão-com-arroz.

(cansei de ouvir meu treinador qnd fazia escolinha de futebol dizendo: o Robson fez lá o feijão com arroz dele." hehehehe

[quote=peerless]na minha terra, o “café com leite” é conhecido por feijão-com-arroz.

(cansei de ouvir meu treinador qnd fazia escolinha de futebol dizendo: o Robson fez lá o feijão com arroz dele." hehehehe[/quote]
No Rio Gránde é mais difundido feijão-com-arroz. Como no Paraná é a bridge entre o sulzão nervoso e o resto do país, tem um pouco de tudo (cê mudou de blog?).

Marcio,
Muito legal isso. Obrigado.

Abraço.

[quote=Wikipedia]O café-com-leite também serve de expressão lingüística, uma gíria. É usado para designar a pessoa que participa de uma ação com neutralidade (não pode dar conselho e não pode ser aconselhado), somente participando.

Em termos lingüínsticos, feijão com arroz acabou por receber outras conotações. Por ser um prato muito comum e usual, se tornou também uma expressão que indica uma coisa muito corriqueira, por exemplo: “Vou sair desse feijão com arroz: vou mudar minha rotina”.[/quote]

Muito boa a mensagem.

[quote=MarcusGonçalves][quote=Wikipedia]O café-com-leite também serve de expressão lingüística, uma gíria. É usado para designar a pessoa que participa de uma ação com neutralidade (não pode dar conselho e não pode ser aconselhado), somente participando.

Em termos lingüínsticos, feijão com arroz acabou por receber outras conotações. Por ser um prato muito comum e usual, se tornou também uma expressão que indica uma coisa muito corriqueira, por exemplo: “Vou sair desse feijão com arroz: vou mudar minha rotina”.[/quote][/quote]

Aqui em minha cidade (Santa Catarina) utilizamos os dois termos, porém os dois termos são distintos, e seguem bem o que o MarcusGonçalves citou.

aqui café com leite é alguem que “nao fede nem cheira”
e arroz com feijão é o “básico”
hehehe
mas curti o texto… muito bom

O cara que escreveu o texto deve ser o cafe com leite. heheh

[quote=windsofhell]
O cara que escreveu o texto deve ser o cafe com leite. heheh[/quote]

:lol:

Não sei ao certo, mas aqui em sampa, café com leite é tipo um novato, amador, tá ali só por estar, bem parecido com o texto que o Duran postou.
Arroz e feijão é tipo “coisa básica” também…

[quote=Andre Brito][quote=peerless]na minha terra, o “café com leite” é conhecido por feijão-com-arroz.

(cansei de ouvir meu treinador qnd fazia escolinha de futebol dizendo: o Robson fez lá o feijão com arroz dele." hehehehe[/quote]
No Rio Gránde é mais difundido feijão-com-arroz. Como no Paraná é a bridge entre o sulzão nervoso e o resto do país, tem um pouco de tudo (cê mudou de blog?).

Marcio,
Muito legal isso. Obrigado.

Abraço.[/quote]

problemas com hospedagem fizeram eu desistir da mesma, e o tempo não deixa eu garimpar meus posts e subir para o novo, mas um dia faço isso! :twisted:

recebi um email exatamente com este artigo do Cubo tecnologia… alguem conhece este Cubo tecnologia?
não sei de onde eles tem meu email…

[quote=luistiagos]recebi um email exatamente com este artigo do Cubo tecnologia… alguem conhece este Cubo tecnologia?
não sei de onde eles tem meu email…[/quote]
Clicando no botão do teu “email” no GUJ pode se ver o teu email do hotmail…
Eu também recebo coisas do além, e não publico meu email em fóruns… hehe

[quote=dionat4n][quote=luistiagos]recebi um email exatamente com este artigo do Cubo tecnologia… alguem conhece este Cubo tecnologia?
não sei de onde eles tem meu email…[/quote]
Clicando no botão do teu “email” no GUJ pode se ver o teu email do hotmail…
Eu também recebo coisas do além, e não publico meu email em fóruns… hehe[/quote]

“Só uma reflexão mesmo”