Preciso de dicas de alguem que ja fez ou faz mestrado em alguma dessas instituições para me dizer os conceitos de cada uma delas, pois fui selecionado para o programa de mestrado delas e ainda não decidi em qual caminho seguir. Não conheço as cidades, só sei q cada uma delas são otimas, mas se fossem colocar td na balança, e conhecendo o que vcs conhecem, para qual iriam?
[quote=Diabo Loiro]Se puder relatar como conseguiu ser selecionado? é bolsa?
thanks[/quote]
“Diabo Loiro” Seguinte cara, esse processo é realizado por 3 ou 4 etapas depende da instituição, na primeira o candidato faz uma prova chamada POSCOMP, para que possa ser medida o conhecimento em computação, na segunda é feita a análise de curriculo, histórico escolar, análise de iniciação científica, determinação e resultados. Na terceira é realizada uma entrevista, e finalmente na quarta, vc faz uma prova aberta em matemática e computação (no meu caso são estes assuntos pois fui selecionado para o Mest. em Computação aplicada - Inteligência Artificial), esta prova será realizada somente no INPE, pela UFSCar ja fui aceito.
Os dois programas trata-se de ensino integral, desta forma a maioria dos estudantes exigem bolsas. Sim, eu solicitei bolsa auxilio.
Atualmente faço mestrado na UFSCar. Espero terminar em maio de 2010. O conceito é 4.
Vc vai ser aluno de quem se optar fazer na UFSCar?
[]´s[/quote]
Poxa David, estava a tempo esperando uma resposta como a sua, ainda não sei o conceito do INPE, estou ainda em dúvida caso consiga lá, pois trata-se de um instituto NACIONAL, onde a grade de docentes até me assusta… hauhuahua… Só fera cara.
Cara, vem pra SJCampos. A cidade é demais, tenho uns 4 professores do INPE (mestrandos e doutorandos) e adoram lá. O único problema é que eles chegam todos os dias com olheiras de dar medo, de tanto estudar. ahahahha
Veja um pedaço do lattes de um professor meu:
Mestrado em andamento em Computação Aplicada (Conceito CAPES 4) .
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
Título: ., Orientador: N. L. Vijaykumar.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Testes de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
[quote=andre_mbm]Cara, vem pra SJCampos. A cidade é demais, tenho uns 4 professores do INPE (mestrandos e doutorandos) e adoram lá. O único problema é que eles chegam todos os dias com olheiras de dar medo, de tanto estudar. ahahahha
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Testes de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Abraço![/quote]
Huauhauhau… Bacana cara, o INPE é uma grande opção a seguir, não só pelo ensino mas também pela grande acomodação e assistência que a cidade oferece. O Orientador do seu professor é titulado pelo ITA - fraco? hauhauhuahuauha
Tive quatro professores que trabalham no INPE (inclusive meu orientador de tgi). São profissonais de primeiro nível. Três deles são referência na área de atuação (redes e fenômenos de transporte/mecânica dos fluidos)!!! Fiz uma visita lá há alguns dias atrás e nos foi apresentado o superconputador. Cara muito legal. Não conheço a sua outra opção, mas o INPE é sem dúvida uma excelente escolha. Em 2010 quero tentar fazer mestrado lá. Quero fazer algo na área de processamento de alto desempenho e computação paralela.
A cidade de Cachoeira Paulista não tem nada. É uma cidade pequena e pacata. O legal mesmo é morar em São José dos Campos, a ±120 km do INPE, e que tem muito mais estrutura porém é também mais caro o custo de vida, considerando que você vai ter que depender de bolsa e provavelmente não terá tempo de trabalhar. Uma boa opção é Taubaté, a 80 km, que além de mais perto é uma cidade boa também e de custo de vida mais barato. Porém se você tiver como trabalhar é mais difícil encontrar emprego na área em Taubaté (pelo menos antes antes de terminar o mestrado). Para morar mais perto ainda e numa cidade não tão ruim, tem Guaratingueta. Não conheço essa cidade mas é bem perto do INPE. E quanto as olheiras que foi comentado, é exatamente assim. Tem cara lá que fica ligado no estudo acho que o dia todo.
[quote=DorPho]Poxa David, estava a tempo esperando uma resposta como a sua, ainda não sei o conceito do INPE, estou ainda em dúvida caso consiga lá, pois trata-se de um instituto NACIONAL, onde a grade de docentes até me assusta… hauhuahua… Só fera cara.
Muito Obrigado!
Dr. Lucia H.M. Rino - qual a sua espectativa?[/quote]
Eu não tive aula com a Lúcia, porque ela trabalha com IA, especificamente em processamento de lingua natural e meu projeto (e a área que escolhi) não tem nada haver com isso. Mas dizem que ela é muito boa. Brava, mas muito competente.
Na UFSCar para mestrado não há necessidade de pré-projeto.
Doutorado precisa.
O lance é primeiro ver as áreas que eles oferecem (www.dc.ufscar.br). Esolhendo a área, procure um professor da área (no site tbm). Tente manter contato com o professor alguns meses antes do início do processo (eu não fiz isso e tenho quase certeza q se eu tivesse olhado melhor eu estaria mais satisfeito com o que eu poderia estar fazendo). Ir bem no poscomp ajuda tbm. Ter um bom histórico escolar é outro ponto positivo.
:arrow: dio.msg muito obrigado pelos parabens e pela grande resposta (e claro, Feliz Natal)!
O lance se eu passar é morar em São José mesmo… pois a unidade de ensino que estarei fazendo o mestrado é lá!..
Respondendo a sua outra pergunta e complementando a do David, nenhum pré-projeto é necessário apresentar, no entanto é questionado o seu trabalho de conclusão de curso como uma forma de avaliação e entendimento do seu plano de estudo, pois na verdade um mestrado Stritu-sensu nada mais é que um aperfeiçoamento da área pelo qual se interessou e desenvolveu em sua graduação (iniciação científica). É necessário além de descrever sua experiência, tbm relatar um projeto pelo qual deseja executar no programa de mestrado, a partir deste são avaliadas o seu orientador e pesquisadores que irão lhe orientar no decorrer do programa.
:arrow:
davidbuzatto Creio que a Dr. Lúcia seja uma ótima orientadora, pena que não a conhece. Alias todos da grade de IA da UFSCar são ótimos no que fazem, sem nenhuma dúvida. A verdade é que em qualquer programa que escolher, estarei indo para onde sempre pretendi me titular mestre.
Espero ter respondido. Se tiver errado em algo, por favor corrijam.
A cidade de Cachoeira Paulista não tem nada. É uma cidade pequena e pacata. O legal mesmo é morar em São José dos Campos, a ±120 km do INPE, e que tem muito mais estrutura porém é também mais caro o custo de vida, considerando que você vai ter que depender de bolsa e provavelmente não terá tempo de trabalhar. [/quote]
Amigo, SJC não fica a 120km do INPE. Aqui tem uma unidade do INPE lá perto da Embraer.
[quote=DorPho][quote=andre_mbm]Cara, vem pra SJCampos. A cidade é demais, tenho uns 4 professores do INPE (mestrandos e doutorandos) e adoram lá. O único problema é que eles chegam todos os dias com olheiras de dar medo, de tanto estudar. ahahahha
Abraço![/quote]
Huauhauhau… Bacana cara, o INPE é uma grande opção a seguir, não só pelo ensino mas também pela grande acomodação e assistência que a cidade oferece. O Orientador do seu professor é titulado pelo ITA - fraco? hauhauhuahuauha
Muito Obrigado. T+![/quote]
Parabéns pela aprovação no mestrado!
Eu também vou começar esse ano! Passei no IME-USP.
Só cuidado com essa história de “Professor do ITA” e tal. Tive um professor do ITA em minha faculdade, e ele era uma bosta. Nós sabiamos que ele sabia muita coisa, dava pra ver em nossas conversas, mas a aula dele era super fraca, ele não sabia passar o conteúdo, e acabou-se criando uma conversa nos corredores da facul. dizendo que esse professor era o pior do curso.
[quote]Parabéns pela aprovação no mestrado!
Eu também vou começar esse ano! Passei no IME-USP.
Só cuidado com essa história de “Professor do ITA” e tal. Tive um professor do ITA em minha faculdade, e ele era uma bosta. Nós sabiamos que ele sabia muita coisa, dava pra ver em nossas conversas, mas a aula dele era super fraca, ele não sabia passar o conteúdo, e acabou-se criando uma conversa nos corredores da facul. dizendo que esse professor era o pior do curso.
Abraços e bons caminhos![/quote]
Parabens também pela conquista amigo.
Vc tem toda razão… é de se considerar o nível do professor e sua instituição de formação, mas aquilo que vc disse é sim uma grande verdade. Muitos professores dão duro danado para se titularem mestres e doutores e no entanto não dão continuidade em seus estudos, e acabam se tornando obsoletos em suas áreas de atuação. Teremos mesmo de tomar cuidado com isso!
[quote=DorPho][quote=Diabo Loiro]Se puder relatar como conseguiu ser selecionado? é bolsa?
thanks[/quote]
“Diabo Loiro” Seguinte cara, esse processo é realizado por 3 ou 4 etapas depende da instituição, na primeira o candidato faz uma prova chamada POSCOMP, para que possa ser medida o conhecimento em computação, na segunda é feita a análise de curriculo, histórico escolar, análise de iniciação científica, determinação e resultados. Na terceira é realizada uma entrevista, e finalmente na quarta, vc faz uma prova aberta em matemática e computação (no meu caso são estes assuntos pois fui selecionado para o Mest. em Computação aplicada - Inteligência Artificial), esta prova será realizada somente no INPE, pela UFSCar ja fui aceito.
Os dois programas trata-se de ensino integral, desta forma a maioria dos estudantes exigem bolsas. Sim, eu solicitei bolsa auxilio.
Grande abraço!
Vlew![/quote]
No começo deste ano eu pensei em tentar ingressar no mestrado da UFMG mas ao contrário da graduação onde os professores oferecem um tema pra você pesquisar, lá você tem de apresentar um tema e o professor tem de “te escolher” para poder orientar. Achei isso tão complicado, na UFSCAR é assim também?
[quote=moacirjava]
No começo deste ano eu pensei em tentar ingressar no mestrado da UFMG mas ao contrário da graduação onde os professores oferecem um tema pra você pesquisar, lá você tem de apresentar um tema e o professor tem de “te escolher” para poder orientar. Achei isso tão complicado, na UFSCAR é assim também?[/quote]
Não só UFSCar como todas as outras são assim, pelo menos para as que prestei, acho que o mesmo deve ser aplicado as outras. Em cada instituição possui uma grade de pesquisadores especifica a cada area, por meio da sua experiência na graduação e o plano de estudo que vc pretende executar no mestrado é que eles determinam quem poderá te ajudar em sua pesquisa.