Estou tentando aprender Java, e tem algumas (muitas) coisas que não entendo ainda… Por exemplo:
Existe algum programa para trabalhar a interface gráfica em Java, tipo VB, onde você pode pegar e arrastar um botão por exemplo para dentro da janela, ou isso é próprio de linguagens imperativas? Java é só na base do import mesmo?
rottoli, eu ja vi alguns programas que trabalham com a parte visual do programa. Mas mesmo eu acho que você mesmo que você use esse programa, muitos detalhes seriam feitos na raça mesmo. Chutando + q o pelé, eu acho que você faria cerca de uns 25%, 30% talvez de todo o seu programa. Mas eu não lembro de nenhum programa desses agora. Eu particularmente uso o Eclipse, e recomendo.
Se precisa de alguma ajuda, MSN e email: fel_augusto@hotmail.com
qdo comecei tbm fikei mto confuso, e alguns colegas aqui do guj me ajudaram mto:!: :!:
Ele não é tão poderoso quanto o editor do Netbeans, mas o eclipse é bem mais leve. O editor do netbeans também usa um layout manager próprio, o que força você a incluir o jar desse layout manager em seu projeto, classpath, manifest files, etc. O do eclipse não faz isso, usa os padrões do Java.
Realmente, esses editores não fazem todo o trabalho, mas não diria que é tão pouco também. Fica na casa dos 70%…
Bem mais leve que o que? não se esqueça que o netbeans vem PRONTO pra TUDO, baixe todos os mesmo plugins equivalentes no eclipse eveja o quanto leve ele fica.
[quote=ViniGodoy]
O editor do netbeans também usa um layout manager próprio, o que força você a incluir o jar desse layout manager em seu projeto, classpath, manifest files, etc. [/quote]
Qual o problema nisso?
[quote=ViniGodoy]
O do eclipse não faz isso, usa os padrões do Java.[/quote]
e os outros, seguem os padrões de quem? .Net?
Essa é uma discussão polêmica, não é à toa que teve até uma apresentação no Just Java 2006 “NetBeans x Eclipse, uma batalha de titãs”.
A conclusão foi que, cada um é bom para coisas específicas, o NetBeans é superior ao Eclipse em relação a essa sua necessidade Rottoli; e com o Eclipse pode-se instalar N plugins para várias coisas, um que eu uso muito é para desenvolvimento em Python, além de possuir um poderoso corretor de código.
São algumas das vantagens que um tem sobre o outro.
Eu mesmo utilizo os dois, dependendo da minha necessidade, escolho um.