Programa Swing em PCs lento

Vou precisar fazer um programa swing que funcione em PC um pouco mais lentos. Talvez até pentium 100. Estou querendo fazer em swing porque o prazo de entrega e rapido e nao tenho tempo para perder em aprender outra API(thilnet, swt).
Se for o caso e ver que estiver muito lento as coisas eu utilizo swingWT para ver se melhora.

:arrow: Essa eh uma das minhas duvidas porque vi num artigo uma vez que o principal motivo de swing ser lento é porque sua enorme abstracao que o faz a utilizar excessivas chamadas de metados dinamicos e não por ele nao utilizar metados nativos do SO. Queria saber se alguem ja utilizou swingWT e sentiu alguma real melhora?

:arrow: Minha outra duvida e como sera a implementacao das minhas janelas. Estou pensando em utilizar JFrame e JDialog. Agora qual a melhor solucao, criar todas minhas janelas do programa e ficar apenas no setVisible( true/false );, ou criar e destruir as janelas conforme preciso.

Eu sei que isso vai depender da memoria do computador, do tamanho do programa e talz. Mas o programa tera apenas uma e no maximo duas telas com um pouco mais de recursos, e ele nao tera mais de 10 telas. Queria saber se na pratica e melhor tentar ter tudo na memoria ou msm com overhead de ficar criando e destruindo objetos o tempo todo compensa por tentar gastar o minino de memoria.

Vlws.

:arrow: Ah… esqueci de falar sobre a aplicacao porque isso talvez possa mudar sua abordagem sobre o que responder. Ela consiste em uma aplicacao de cadastro que tera alguns formularios igual ja tinha falado. E seu principal objetivo acessar um banco de dados e fazer alguns processamento e mostrar uma tela com resultados pro usuario.

:arrow: outra coisa, eu entendo pouco de aplicacoes distribuidas. Por isso vou tentar da um exemplo mais pratico.

Imagine que eu tenho uma JTable correspondente a uma tabela do meu BD. Sempre que cadastro um novo funcionario eu chamo o metado atualizaTabela() por exemplo! Mas existira varias instancias do meu programinha acessando o msm BD. Como faço para sincronizar esses programas??

vlws

Acho que o mais apropriado seria primeiro fazer o aplicativo e depois pensar em otimização, assim vc não perde tempo com coisa desnecessária. Algumas dicas úteis seriam:

[list]Só construa as janelas na hora que for necessário.[/list]
[list]Ainda não tive tempo de estudar isso, mas parece que esse JDNC[/list] (https://jdnc.dev.java.net/documentation/overview.htm) tem um componente tabela que pode ajudar.[/list]
[list]Nada comprovado cientificamente, mas parece que um look and feel nativo dá a impressão de ser mais rápido.[/list]
[list]O Tiger usa aceleração OpenGL para desennhar quando disponível.[/list]