Programação(complemento): Redes ou Hardware ?

Olá pessoal, essa não é uma dúvida específica de programação, apenas quero uma dica de vocês… Pretendo ingressar na área de desenvolvimento de software, estudo linguagens, banco de dados, frameworks, dentre outros. Porém, meu conhecimento em hardware e redes é precário e, tendo vem vista o mercado, o que vocês acham mais aconselhável eu fazer ? Redes ou Hardware como curso complementar ? A escola Senai de Informática em Santa Cecília - SP tem dois cursos interessantes ao meu ver: MANUTENÇÃO DE HARDWARE EM MICROINFORMÁTICA e CISCO CCNA R S (200-125). De início qual seria mais viável para agregar conhecimento a carreira de programador ?

Só tem essas opções na área de informática?

Bom, que dê para eu ir esses dois são os mais interessantes. Tem outros que estão fora do estado.

Esclareça melhor seus objetivos. Não está claro se você já está estudando desenvolvimento e quer complementar seus estudos, ou se quer começar por um desses cursos. Quais são seus objetivos, e por que considerou essas duas opções de complemento?

Até onde entendo, tanto manutenção de hardware quanto cisco ccna são bem tangenciais ao desenvolvimento de software, a não ser que você queira especificamente trabalhar com programação voltada à essas áreas (ex: programação de firmwares para equipamentos de rede). Como programador de aplicações comerciais (ERP, PDV, vendas e afins), nunca precisei de muito conhecimento de manutenção de hardware e redes. Um pouco de configuração e montagem, mas nada que precisasse de um curso completo.

O que não quer dizer que esse conhecimento seja inútil, apenas que, dependendo dos seus objetivos, outras formações podem agregar mais nessa etapa.

De qual região de SP você é? Por ter citado Santa Cecília, eu acredito que você tenha amplo acesso ao centro da cidade e adjacências, o que me faz questionar o porquê de ter somente essas duas opções.

Abraço.

Eu estudo programação(javascript no momento) por conta através de cursos online, e no começo do ano que vem(2020) começo a faculdade de análise e desenvolvimento de sistemas. Pretendo seguir com desenvolvimento web e tenho maior afinidade com back-end, porém, como nunca tive experiência profissional na área, tudo está sujeito a mudanças.

O motivo de ter escolhido esses cursos é justamente por eu ser leigo em tais assuntos, principalmente em hardware - não sei nem desmontar um pc ou a real função de cada componente - e acho que um profissional que irá trabalhar diariamente com tecnologia e terá uma máquina como sua ferramenta de trabalho é desejável que ele seja um pouco mais completo.

Moro em SP-Santo André, um tanto longe de Santa Cecília mas por fins de estudo não me importo com a distância. Eu não conheço bons sistemas de ensino para cursos voltados a essa área, teria recomendações ? E ao seu ver, que tipo de conhecimento seria um diferencial logo de início para começar a trabalhar com software ?

qual sua idade? qual seu nível de ensino?

18 anos. Último ano do ensino médio.

Pensa em fazer:

• Sistemas de Informação
  • Engenharia de Software
  • Ciência da Computação

O que tiver mais fácil pra você, faz pois terá toda noção…
Dica: estuda para o ENEM o máximo que conseguir e foca em exatas e redação para pontuar bem e conseguir uma bolsa…

De resto o Google tem tudo que precisa… é só você buscar…

Tem youtube/udemy etc… não tem necessidade de você fazer esse curso presencial.
Qual linguagem quer aprender agora?

@Kevin_Ricci, boa tarde.

Entendo sua ânsia e o que você pretende estudar. Se quer seguir na área de desenvolvimento, tem pouco o pq estudar de hardware ou redes. Mas te aconselho a estudar práticas e ferramentas de devops.

Por exemplo, aprender a trabalhar com Docker e ECS (da Amazon), para que você possa montar toda sua infraestrutura da aplicação.

[]'s