Programação em 3 camadas

O que quer dizer programação em 3 camadas…???
e quando eu gero o .class o .java e o .jar…???

Brother,

sem querer ser chato mas cada uma dessas perguntas suas deve ter umas 10 respostas no forum!

dá uma procurada…

O Google é seu amigo! :smiley:

Programação em três camadas é uma forma de programação que você encontra literalmente 3 camadas.Uma de apresentação,uma de negócios e outro de persistência. É um modelo diferente da programação cliente/servidor, que é feita em 2 camadas.A programação cliente/servidor é aquela onde a aplicação reside no cliente e esse interage com o servidor de forma direta.Não existindo uma camada intermediária que retira do cliente a lógica de negócio.
Seria bom você dar uma lida sobre o modelo MVC , que é um padrão de projeto que implementa esse tipo de programação e é utilizado tanto em aplicações web, como em desktop (não conheço muito de programação desktop,o pouco que sei é sobre web)
Não tem nenhuma relação com gerar .class que é um processo nativo do java, quando você compila a classe você gera um arquivo.class e o arquivo .java é seu código fonte.
Já o jar,a grande maioria dos projetos usam arquivos .jar, que servem como empacotadores de diversos .class.
Mas você pode ter um pequeno projeto que não use nenhum jar.
Espero ter ajudado.
Se você der uma pesquisada melhor no google sobre programação 3 camadas ou MVC,acho que encontrá respostas melhores.

Só complementando.

Programação em camadas é uma técnica em que você divide sua aplicação em grupos de classes com funcionalidade similar. Esses grupos são as tais camadas. O TCP/IP, por exemplo, é um modelo de 4 camadas.

O modelo de 3 camadas mais conhecido (embora não seja o único) é esse citado pelo colega. Possui uma camada de apresentação, uma de negócio e outra de persistência. A de apresentação mostra os dados do usuário, no caso de sistemas web, são as páginas em html, jsp, etc. A camada de negócios possui a lógica da aplicação, normalmente, seus arquivos .class. Finalmente, a camada de persistência, que guarda os dados. É importante ressaltar que esse não é o único modelo de três camadas existente, mas é tão famoso que usualmente nos referimos a ele quando falamos em “aplicação em três camadas”.

Finalmente, o MVC é um padrão de projetos. É um conceito mais amplo, e você pode encaixar diversas coisas nesse padrão. Ele diz que uma parte de sua aplicação deve ser responsável pelo modelo de dados. Outra deve ser responsável por exibir os dados desse modelo e uma terceira por comunicar entre as duas.

O swing usa o padrão MVC. Por exemplo, uma JTable é a view, que mostra os dados do TableModel. Finalmente, o mecanismos de eventos faz as vias do Controller.

Existe uma confusão comum, pois o modelo de 3 camadas pode ser associado também a esse padrão. As páginas sendo a view, o struts sendo o controller e as classes de negócio e de persistência o model.

Dê uma olhada também no tópico:
http://www.guj.com.br/posts/list/14068.java

E no artigo:
http://fragmental.com.br/wiki/index.php?title=MVC_e_Camadas

modelo
visualizacao
controle

sacou ?

struts, webwork, jsf, JBANANA…e milhares de frameworks MVC podem te ajudar a entender melhor

abrass