Programação em java, desse jeito é possível?

All,
Desculpe se o local correto desta pergunta não é aqui neste parte do forum , mas esta é minha primeira vez , e como a primeira vez sempre é marcante , não maltratem muito caso cometa aqui algum erro.

Minha dúvida é a seguinte : tem como criar apenas um .java , gerar o .class e depois o .jar , e estes rodarem em um Desktop linux ou Desktop Windows ou MAC e o mesmo rodar também nos browser de qualque um destes Desktop ? Ou seja prgramo apenas uma vez e quem decide onde rodar a aplicação é o cliente.Se sim que tipo de material devo começar a estudar : Thinlet ? Hibernate ? JSP ? Web Start ? Applet ? outros ??? A aplicação aida seria Cliente/Servidor.

Tenho lido vários assunto na rede mas ainda não ficou claro pra mim.

Amigo, são coisas diferentes
aqui na empresa o cliente rodo o mesmo sistema na web no dekstop e moveis

mais são especificacoes diferentes
JME, JEE ,JSE

Olá

[quote=SPAM Sistemas]

Propaganda de serviços escancarada[/quote]

Um pouco de ética não faz mal a ninguém.

[]s
Luca

[quote=poolals]All,
Desculpe se o local correto desta pergunta não é aqui neste parte do forum , mas esta é minha primeira vez , e como a primeira vez sempre é marcante , não maltratem muito caso cometa aqui algum erro.

Minha dúvida é a seguinte : tem como criar apenas um .java , gerar o .class e depois o .jar , e estes rodarem em um Desktop linux ou Desktop Windows ou MAC e o mesmo rodar também nos browser de qualque um destes Desktop ? Ou seja prgramo apenas uma vez e quem decide onde rodar a aplicação é o cliente.Se sim que tipo de material devo começar a estudar : Thinlet ? Hibernate ? JSP ? Web Start ? Applet ? outros ??? A aplicação aida seria Cliente/Servidor.

Tenho lido vários assunto na rede mas ainda não ficou claro pra mim.[/quote]

Sim, você pode rodar o mesmo aplicativo em plataformas diferentes… Essa é a chamada “portabilidade”.

O que estudar primeiro? Já conhece orientação a objetos? Isso é essencial… depois disso, dependerá muito do que você pretende fazer usando Java.

Abraços,

Eu uso o netbeans 4.1
tem outras versões boas como a 5 ponto qualquer coisa.
tentei usar a ¨mas não tive sucesso.
entre a 4.1 e a 5 é bem facinho de usar.
começa com esses.

quanto ao jar vo te dar uma explicação bem simples.

o jar nada mais é que uma pasta zipada com a extenção zip renomeada para jar.
dentro do jar tem o pacote com seu .class que vc compilou e o
MANIFEST.MF que é o arquivo que dá a direção de onde a maquina virtual vai encontrar o Main e os pacotes que seu ptrograma usa.

um exemplo melhor do que digo pode ser visto em:

A maquina virtual (MVJ) é o responsavel por traduzir o conteudo de seu jar para a plataforma que vc usa. A maquina virtual muda de plataforma para plataforma, mas o conteúdo do seu jar não. Isso facilita muito o transporte de softwares para outras maquinas alem de reduzir muito o tamanho do programa. Igual ao SWF