Pessoal
Bom dia!
Sou estudante. Estou estudando UML e Java.
Quero desenvolver um sistema de vendas orientado a objetos.
Entretanto na internet é difícil encontrar apostila que mostre de fato um modelo completo de um sistema verdadeiramente orientado a objetos.
o que eu encontro é apostilas com os conceitos que não aguento mais ler, herança, polimorfismo, encapsulamento e etc…
as video aulas de OO não retratam nada disso, somente conceitos, herança, poli…, encap…
Estou lendo o livro de Príncípio de Análise e Projetos de Sistemas com UML. Autor Eduardo Bezerra. Editora Elsevier.
Foi o melhor que achei até agora.
no livro explica que o projeto de um sistema orientado a objetos é ideal separar as classes
em classes de
1.fronteira
2.entidade(domínio do problema)
3.controle
que atores não tem acesso as classes do domínio
que as classes de fronteira recebem mensagens de ator externo e enviam mensagens para classe de controle
que as classes de controle encapsulam a a resolução do domínio do problema com as classes de entidade(mundo real)
que cada classe de controle devem resolver um determinado caso de uso
a minha dúvida é a seguinte pessoal:
-
essa é a maneira realmente utilizada no mercado Java?
-
a maioria dos desenvolvedores utilizam esse paradigma de orientação a objetos da UML? vejamos que instanciar classes não é POO verdadeiramente.
-
como fazer classes do domínio enviar mensagens para um banco de dados?
-
como modelar o banco de dados? as tabelas do banco tem que ser um espelho da classes de domínio?
-
Existe algum livro ou TCC que aborde essa análise e projeto de forma completa: Ator -> Fronteira -> Entidade -> Fronteira -> SGBD?
não encontro nenhum modelo pronto usando verdadeiramente o paradigma orientação a objetos(mundo real)
Preciso saber qual o caminho correto para desenvolver um sistema de vendas com acesso a um SGBD.
Muito obrigado
Bruno