Programação Paralela e o Mercado de Trabalho

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre como esta a programação em paralelo no mercado de trabalho.
Sei que é um tema mais puxado para o lado academico.
No mercado de trabalho, a programação em paralelo costuma ser usada com problemas mais especificos, como na area de extração de petroleo.
Geralmente são programas muito complexos e de processamento muito pesado.

Isso é oq eu sei sobre o assunto.

Pretendo fazer carreira como programador Java (que novidade ne), e queria saber se aprender a programar em paralelo, a mecher com a tecnologia CUDA, se isso me traria frutos nessa carreira de Java ou se se tratam de diferentes vertentes.
Ou seja, adiantaria para algo um programador em Java saber paralelismo? Levante em conta o gasto de tempo que se teria para aprender paralelismo, certo? Tudo é questão de custo X beneficio.

O que pensam sobre o assunto??

Sempre é bom ter um conhecimento “paralelo”, inclusive computação parelela; :smiley:

Mas isso só vai trazer diferença lá na frente ao meu ver. Pois a maioria das empresas que trabalham com java, vão pagar vc só pelo o que vc sabe de java.

Agora falando de gigantes como a Oracle, se vc tentar emprego lá e dizer que sabe muito de java, eles vão te responder: e daí?
(palavras de Bruno Borges, Gerente de Produtos da Oracle na linha Java EE)

Ou seja, nesse caso ia fazer uma grande diferença pra vc.