O valor aproximado de pi pode ser calculado através da série: S = 1 - 1/3^3 + 1/5^3 - 1/7^3 + 1/9^3 … sendo PI = RaizCubica(S*32).
Faça um programa que calcule e escreva o valor de pi com 51 termos…
O valor aproximado de pi pode ser calculado através da série: S = 1 - 1/3^3 + 1/5^3 - 1/7^3 + 1/9^3 … sendo PI = RaizCubica(S*32).
Faça um programa que calcule e escreva o valor de pi com 51 termos…
Cara, desculpa te desiludir, mas, esse fórum é para dúvidas e não para que você poste um problema e as pessoas façam para você
entendo, eu nem costumo fazer isso, mas realmente tentei fazer essa questão. fiz e refiz varias vezes e não consigo encontrar o resultado e por esse motivo publiquei aqui. se alguém pudesse me explicar até mesmo passo a passo ficaria grata (qualquer ajuda é bem vinda). me desculpe mesmo por usar o fórum de maneira errada, mas não vi outra solução ;/
Bem fazer isso parece-me simples, vejamos o enunciado:
"O valor aproximado de pi pode ser calculado através da série: S = 1 - 1/3^3 + 1/5^3 - 1/7^3 + 1/9^3 … "
como pode ver o valor a ser dividido por 1 ex: 1/3, aumenta de 2 em 2, e a operação a ser feita aumenta de 1 em 1, sendo + e - respectivamente.
Você poderia usar um for que fosse de passo 2 para gerar os números a serem divididos.
e uma variável booleana que começará true, e mudará de valor durante o for, caso essa variável seja true a operação será +, senão -.
o for tem que ter o tamanho de 1 pra 51.
Você tentou fazer e não conseguiu é compreensível, mas porque não postou aqui o que conseguiu.
Acho que a sua dificuldade é em construir o raciocínio de como chegar ao quinguagésimo primeiro termo e não a linguagem de programação em si. A propósito, qual a linguagem que você está implementando a solução? Java? PHP? Ruby? Python? C#? Objective Pascal(Delphi)?
Se você procurar na Internet, vais achar algo como: Algoritmos - Cálcular o valor de p segundo a sequência dada (Lista IV Ex. 51). Daí basta aplicar o algoritmo usando a linguagem de programação de sua preferência. Em Java:
public class Serie {
public static void main(String[] args){
int contador = 1;
double divisor = 1.0;
double serie = 0;
double pi;
while(contador <= 51){
if(contador % 2 == 0)
serie -= Math.pow((1.0 / divisor), 3.0);
else
serie += Math.pow((1.0 / divisor), 3.0);
contador++;