Bom dia, sou novo no mundo de programação. Tenho grande interesse em começar a estudar programação web com java, porem não sei bem o que estudar, vejo falar muito de spring MVC, hibernate, JSF, JPA. Gostaria de saber se alguém tem alguma dica ou como fazem para programar web, que framework utilizam, e se tem alguma dica sobre a programação web.
Se é novo em web, nem para framework deveria ir
Como ainda vai começar, comece usando Servlets e procurando saber como funciona. Vá lendo a apostila FJ-21 pra ter uma noção. Faça uma calculadora, um formulario que tenha um campo que receba um nome e mostre em uma tela. Depois, quando sentir-se bem, tente fazer um CRUD (operações com bancos de dados) somente usando Servlet e as bibliotecas pra conectar-se com o banco de dados (na verdade SGBD). Não veja SpringMVC, Hibernate, JPA, JSF ou outros frameworks.
No começo é complicado, vai sentir-se desgostoso por ter problemas que não saberá como resolver logo de cara, mas quando resolver verá que era uma simples besteirinha - programação é assim mesmo, e falo por experiência própria - . Procure por exemplos no github ou em outros sites, quebre a cabeça e peça ajuda. Qualquer coisa, estamos aqui no fórum.
Certo. Existem duas abordagem
a primeira é a Top-Down, onde vc começa com um framework muito facil onde vc segue a receita de bolo e tudo funciona. o melhor exemplo disso IMHO é Ruby on Rails ( e os frameworks derivados ). Mesmo sem saber Ruby é possivel fazer coisas interessantes.
Este tipo de exemplo é bem comum, um blog em 15 minutos
https://www.reinteractive.net/posts/32-ruby-on-rails-3-2-blog-in-15-minutes-step-by-step
Perceba que nessa abordagem vc aprende a fazer um sistema web bem simples e vc começa a interagir, a fazer umas paradas extras, etc. com o tempo vc vai estudando e se aprofundando ( por isso “de cima para baixo” ).