Programador / Desenvolvedor Júnior [Dúvida]

Bom dia pessoal,

Tenho a seguinte dúvida, o que é necessário para ser considerado um desenvolvedor junior? Qual teria que ser o nível de aprendizado?

Depende de quem está falando que você é junior e qual o momento:
Se é o recrutador, você precisa saber tudo sobre a linguagem em questão, mais todos os SOs existentes, mais HTML/CSS/JS e seus vários frameworks, bem como dominar o pacote office.
Se é o teu chefe, no momento do aumento, ele vai dizer que você é jr e justificar dizendo que você precisa aprender mais sobre a linguagem, padrões de desenvolvimento e projetos, boas práticas, clean code e etc.

Basicamente, o jr é aquele que sabe e entende sobre lógica de programação, entende alguma coisa das definições UML, conhece um pouco da linguagem e, em geral, é dependente da ajuda de plenos/sêniors

Depende de cada lugar, nao vai encontrar receita de bolo. Quando comecei (estágio) mal sabia fazer um CRUD na principal tecnologia pedida, por mais que pedissem n coisas, o importante é se vender, entrar e se virar.

E hoje vejo juniors entrando sem saber nada, apenas com noções e se virando com a equipe. Diria que o principal é lógica de programação, o resto na hora se vira com a equipe, e gooooogle.

Vamos la

Essa definição não esta escrita em pedra. Depende do plano de carreira ( se existir ). Em algumas empresas ( google, facebook, etc ) vc tem definições mais precisas ( nesses casos, raramente usam o termo Junior, em geral é um sistema numerado onde vc pode entrar no 3, em x tempos passa para o 4, etc ).

Dito isso, vc pode interpretar Junior de 2 formas:

• júnior técnico: vc tem q trabalhar com Haskell (exemplo) e não domina a lingua, nem trabalhou tanto nela assim profissionalmente - independente de quantos anos de experiência vc tem no geral.

• júnior comportamental: vc consegue trabalhar sem supervisão? vc treina os seus pares ou é considerado uma referência? se ainda não, provavelmente vc é júnior.

a maturidade comportamental em geral depende de quantos anos vc ja trabalhou, se é que vc ja trabalhou. com o passar do tempo vc vai adquirindo mais responsabilidades, etc.

a questão é que vc pode ser um geniozinho mas q nunca trabalhou com outras pessoas então vc pode até saber, mas dificilmente vai conseguir realizar de cara alguma coisa.

com o passar do tempo, eu passei a procurar usar a classificação comportamental. conhecimentos de TI a gente aprende se precisar. vc pode aplicar uma prova tecnica e avaliar o candidato. pode ser feito um treinamento especifico, etc. mas a parte comportamental o buraco é mais embaixo. é mais facil ensinar uma linguagem de programação nova do que mudar certos comportamentos. e algumas pessoas não querem mudar ponto.

dito isso, vc precisa refletir nos proximos anos que tipo de profissional vc quer ser, dentro da sua realidade. se vc vai fazer entrevista numa empresa no Brasil as chances de falarem Junior apenas pensando na parte tecnica é grande. vc tira isso da descrição da vaga por exemplo.

mas eu acho que as melhores empresas vão prestar atenção no seu comportamento E exigir um minimo de conhecimento tecnico (que pode ser bem forte).

vou dar um exemplo pratico: eu estava entrevistando umas pessoas pra um cargo de estagiario. perguntei:

• e se eu pedisse pra vc instalar o wordpress na sua maquina, vc consegue?
  • sim! sudo aptitute install wordpress

:thinking: não me importava COMO ela ia instalar. nem se a sintaxe estava certa. eu sabia q ela conhecia sudo e conhecia um gerenciador de pacotes. ela provavelmente ia paginar em uma coisa ou outra mas ia conseguir concluir a tarefa. não foi a resposta q ela me deu, foi a certeza que ela passou nessa e em outras perguntas.

quer ver uma pergunta interessante para ver o nivel de comportamento: qual foi a pior coisa q vc fez no ambiente de trabalho ( no sentido de maior vacilo, bug, etc )? em geral as pessoas querem impressionar, contar a parte boa.

se vc trabalhou bastante então vc fez MUITA ciosa certa e ALGUMA coisa errada também. a historia do que aconteceu, como foi revertido, que consequencias teve, etc, diz muito sobre uma pessoa. eu lembro bem o dia q o diretor de TI veio rindo “acabei de receber telefonema do presidente da XXX dizendo q vai processar a gente”. mas nesse dia foi uma coleção de erros, não fui eu individualmente, e prontamente agi pra sanar aquele problema de forma parcial. foi resultado de um merge mal feito entre 2 branches. acontece. eu achei q tava no olho da rua.

eu acho q isso não vai fazer muito sentido pra vc HOJE. e se vc for para empresas q não se importam com o comportamento desde q vc siga um roteiro é realmente inutil. mas quando quiser alçar voos mais altos pode ser necessario.

1 curtida