Programador .Net Partindo p/ Java. Opiniões do pessoal do fórum

Boa noite a todos, sou novo aqui no Fórum, já havia lido vários tópicos por aqui antes e estou abrindo esse post pois sei que com certeza poderão me ajudar.

Explicarei resumidamente meu caso.

Sou programador, atualmente trabalhando com vb.net e sql server, tendo que fazer algo em javascript também e pesquisando me decidi a partir pro Java.

Costumo estudar sozinho nesses casos, mas a relação entre " quantidade de conteúdo X pouco tempo no momento pra me dedicar " me fez pensar sobre a idéia de estudar junto com um curso. Levando em consideração que eu quero iniciar profissionalmente em alguma empresa o mais rápido que eu puder.

O curso que pretendo fazer é o do professor Carlos Ribeiro aqui no Rio. Abrange a linguagem Java, JDBC, Struts, Servlets.

A minha questão é a seguinte… Fico com um pé atrás ao imaginar que posso acabar tirando pouco proveito do curso por não ter 100% do tempo pra me dedicar contando trabalho e faculdade, e no fim das contas, pode acabar sendo a única coisa que vou ter em mãos pra buscar alguma vaga em Java, penso que pode não ser suficiente.

Então tive a seguinte idéia. Sair do meu emprego atual e focar totalmente em Java durante o período do curso será de uns 3 meses. Assim eu poderia estudar bem por fora junto com o curso, além de neste mesmo tempo desenvolver algum projeto pessoal que ao meu ver vai me ajudar na hora de arrumar algo. Pois além de ter um projeto pronto, eu com certeza estarei ao término disso tudo muito mais preparado e por dentro da tecnologia.

Lembrando que já programei em Java, pouca coisas. Na faculdade e um pouco tempo em casa fuçando o J2ME. Escrevi meu nome na tela :smiley: e não mexi mais.

Estou atualmente lendo a apostila da Caelum JF-21 e com o Use a Cabeça JSP & Servlets em mente para ler logo após. Porém com pouco tempo pra desenvolver os exercicios.

Quanto a $ eu já fiz uns cálculos e consigo me manter, pagando faculdade etc por uns 3 meses sem receita, mas isso não vem muito ao caso.

A dúvida fica sendo:

Consideram bastante válida essa idéia. Ou se pra alguém que já é programador não precisaria de tanto, apenas o curso + algum livro e eu já conseguiria arrumar algo.

Vou aproveitar tb, se puderem aos que responderem e trabalharem na área, sobre a média de salários x cargos em suas respectivas empresas.

Desculpem o Post gigantesco e obrigado aos que pelo menos conseguiram chegar até aqui embaixo.
Agradeço a todos desde já. :smiley:

Não precisa radicalizar. As férias estão chegando, e Java não tem nenhum conceito que você não tenha visto em .Net, ainda que as bibliotecas sejam um pouco diferentes. Dependendo do seu emprego atual, você pode conseguir uma colocação Java sem ter de mudar de firma.

Eh verdade sair do seu emprego somente pra estudar java eh um pouco radical,nao vale a pena!
Faz um esforco e estuda a noite apos o trabalho e tb nos finais de semana ou entao quando tirar ferias faz um “intensivo” :smiley:

Alem disso (por experiencia propria) eu fiz o caminho contrario java->.NET/C# e nao foi dificil comecar a desenvolver legal em C# portanto se vc ja tem experiencia nao acho que vai ser dificil. A dificuldade que eu sentir foi de achar as coisas que eu queria no framework provavelmente vc vai se sentir um pouco perdido na Java API no comeco, mas isso eh coisa que com o tempo vai fixando melhor e logo logo vc vai ser familiarizado.

//Daniel

Eu também programava em .net há um tempo atrás, e já programava em java na faculdade, fiz meu tcc em java foi quando vi que era com java que eu queria trabalhar, fiz um curso na caelum para dar uma ajuda :slight_smile: aliás, se você quiser realmente fazer um curso e você está no Rio, www.caelum.com.br, eles tem filial ai!

Eu também acho que tem que ir com calma.
Vale mais a pena, depois de ler a apostila da Caelum, ler o livro Head First Java (antes do JSP & Servlets). É fácil e aprender sozinho com ele não é difícil.

Abraço.

Olá,

Concordo com o que o colega acima disse, comece lendo “Head First Java”.
A apostila da Caelum também é muito boa.
Quanto seu atual emprego, não se esqueça que: é melhor lamber que cuspir, melhor um pássaro na mão que dois voando… etc…
Brincadeiras a parte, mas você tem que ver se realmente vale a pena fazer isso, se o dinheiro do seu emprego atual não vai te fazer falta, você deve pensar na possibilidade de não conseguir outro emprego no prazo de tres meses.
A grande jogada é administrar seu tempo, finais de semana são sempre uma boa alternativa.

Conheço um pouco do mercado JAVA e muitas empresas contratam sem que o contratado tenha dominío de Java - mas que possua outras características, uma delas é o raciocínio lógico/lógica de programação.
Porém, o salário inicial p/ JAVA é um pouco baixo.

Boa sorte!

Falou obrigado a todos ae de cima pelas respostas.

Recebi a e-mail do curso do Carlos Ribeiro hoje de manhã e a próxima turma é só pra início de janeiro.
Vou ter que seguir por enquanto “lentamente” só com os livros mesmo.

Vi algumas recomendações sobre ir com calma, vou ter que seguir mais ou menos, pq na verdade o que eu quero é jogo rápido. Pelo menos iniciar o ano já trabalhando com Java para ganhar tempo de experiencia trabalhando com a linguagem. Mas valeu mesmo pra galera, vou seguir as recomendações e correr atrás como eu puder no momento.

:!:

Me parece que está havendo uma grande onda de programadores .Net iniciarem seus estudos Java.
Mas a maioria dos profissionais que conversei, me parece que o principal motivo da decisão é o salário.

Este cenário é realmente real? A valorização do profissional Java está em alta? Alguém identifica uma tendência?

Abraços,

Charge, pesquisando ofertas de vagas eu sempre vejo Java oferencendo maiores salários do que .Net em comparação de mesmos cargos e níveis de experiência.
Tenho visto também muito mais ofertas de vaga para .Net do que p/ Java.

Pensando um pouco além. Já li comentários sobre dominar .Net ser mais fácil do que Java, graças as facilidades do Visual Studio penso eu, além de ver alguns incentivos do tipo S2B (Students to Business) catar programadores para .Net. Refletindo em cima disso, deduzo (palavra feia d+) que o número de pessoas atrás de vaga para .Net vai ser maior do que p/ Java, trazendo pras empresas a oportunidade de oferecerem valores mais baixos, principalmente para aquelas que trabalham em cima de profissionais “mais ou menos”.

Isso é parte do que eu penso hoje em dia…

quem diria… eu sou programador java e estou estudando para ir para .Net

Qual o motivo da mudança ?

"

[quote=supercharger]Me parece que está havendo uma grande onda de programadores .Net iniciarem seus estudos Java.
Mas a maioria dos profissionais que conversei, me parece que o principal motivo da decisão é o salário.

Este cenário é realmente real? A valorização do profissional Java está em alta? Alguém identifica uma tendência?

Abraços,[/quote]
Sim é verdade. Basta ver no apinfo.
Agora isso era bem óbvio desde o principio das coisas. Geralmente fazemos sistemas para rodar em plataforma UNIX, logo o fator multiplataforma Java sempre saiu ganhando e cá entre nós a sintaxe da linguagem, as ide´s variadas, e tudo mais somado não é algo que a microsoft consiga vencer facilmente.
Windows é bastante disseminado mas nem tanto assim. Nas grandes empresas o velho Unix de guerra ainda manda nos servidores de alta performance deixando qualquer windows no chinelo.
O que é bom na microsoft sempre foi o suporte mas isso também não é ruim nos fornecedores do lado Java EE como a Oracle e a finada Bea.

Ao meu ver depende da região, há lugares que pagam melhor .net

"

Pra mim está sendo ótimo essas modas, sai Rails, a galera do PHP vai correndo para essa novidades, dizem que faz tudo mais rápido e fácil, sai .NET, vai uma galera do Java correr atrás, de repente alguns voltam com os rabos entre as pernas de arrependimento, o pessoal que fugiu do win32 e foi para plataformas Java e .NET para mim está sendo ótimo, continuo desenvolvendo para ambientes desktops e até web usando tecnologias tradicionais.

Creio que amanhã vão lançar JavaDotNET Studio 2000 fundindo com Maker da Softwell, faz tudo automático, lá vai uma galera correndo pra esse lado também, a verdade é que são poucos que finalizam algum projeto e fazem funcionar de verdade, ao invés de tentarem achar facilidades para desenvolver os desafios de problemas, enfrentem a situação com a ferramenta que tens, domine a tecnologia que tem e domine o problema que aparecer.

Enquanto cada macaco vai pulando de galho em galho, eu vou faturando usando Delphi mesmo, como dizem ai maioria, isso já era, isso já morreu, você está ultrapassado, será? depende do contexto, para quem quer ser empregado a vida toda vai ter que utilizar coisas prontas como .NET e Java e outros Rails da vida, sempre tentando achar o meio mais fácil de fazer o trabalho e ganhar dinheiro fácil, mas sabe se lá, se este tipo de comportamento é certeza de sucesso.

Você cara que quer arriscar a sua faculdade em detrimento de aprender Java, pense bem no que está a fazer, com certeza você não buscou o máximo potencial da tecnologia que usa, a limitação não é da tecnologia, somos nós mesmos que impomos limites, pelos comentários que se vê, fazem disso como roupa, que se troca todo o dia, ficar trocando de linguagem toda a hora, nunca vai lhe fazer um profissional de TI bom no que faz, se desiste fácil então nunca será bom.

Tem gente que estuda uma semana, não consegue fazer algo parecido que fazia antes numa outra linguagem e já cai fora, e exorcisa a tecnologia dizendo que é uma merda.