Programador Web tendo que voltar ao Desktop(perdido..)

Fala galera!

Seguinte tenho uns 5 anos desde que comecei no mundo java, no inicio comecei com desktop(Swing) como a maioria das pessoas, porem já estou no mundo Web a uns 3 anos, e nesse período nunca mais mexi com java desktop. No trabalho vou ter que entrar em um projeto Desktop, sistema de grande porte e estou perdido. No inicio eu usava Netbeans por causa do arrastar e colar dos componentes Swing, mais hoje tenho usado eclipse e gostaria de continuar nele se possível. Existe um BOM plugin Swing para eclipse(de preferencia gratuito), ou acham melhor voltar ao Netbeans? Outra coisa, estou meio perdido quanto a Layouts e tal, nas minhas pesquisas achei varias coisas que me deixaram confuso, por exemplo ouvi falar de Projeto Kenai, de Swing Application Framework (JSR 296)… Enfim estou perdido quanto a melhor forma de desenvolver GUI java desktop atualmente, peço ajuda dos amigos. Vi que o programa de declaração de imposto de renda 2014(da receita federal) é em java e tal e acho o layout dele bem bonito, olhando as libs do mesmo achei uma chamada swingx.jar, pelo visto outra api de GUI ne? tem plugin para esse swingx para eclipse(não achei em minha pesquisa aqui)?

Obrigado a todos.

Eu consideraria JavaFX pra essa nova vida Desktop …

Obrigado pela resposta. JavaFX deslanchou? ouvi comentarios da galera dizendo que é algo meio incerto e tal…

Obrigado pela resposta. JavaFX deslanchou? ouvi comentarios da galera dizendo que é algo meio incerto e tal…[/quote]

Inicialmente o JavaFX seria uma plataforma para RIA, semelhante ao Adobe Flex e o Silverlight. Com a histórica remoção do Flash no iPad a história guinou de vez em direção ao HTML5 na Web, e junto com o Flex, praticamente ninguém mais investe em RIA hoje em dia. Nessa época, já havia um bom investimento no JavaFX, e notou-se também que o desktop (hoje em dia, notebook = desktop rsrsrs) não morreria tão cedo. Como a Java pedia uma bom framework desktop há um bom tempo, então a Oracle resolveu torná-lo o framework padrão desktop do Java. Tanto que nos updates mais recentes do Java7, o JavaFX já vem junto. Inclusive para Linux, se eu não me engano.

Obrigado pela resposta. JavaFX deslanchou? ouvi comentarios da galera dizendo que é algo meio incerto e tal…[/quote]

Inicialmente o JavaFX seria uma plataforma para RIA, semelhante ao Adobe Flex e o Silverlight. Com a histórica remoção do Flash no iPad a história guinou de vez em direção ao HTML5 na Web, e junto com o Flex, praticamente ninguém mais investe em RIA hoje em dia. Nessa época, já havia um bom investimento no JavaFX, e notou-se também que o desktop (hoje em dia, notebook = desktop rsrsrs) não morreria tão cedo. Como a Java pedia uma bom framework desktop há um bom tempo, então a Oracle resolveu torná-lo o framework padrão desktop do Java. Tanto que nos updates mais recentes do Java7, o JavaFX já vem junto. Inclusive para Linux, se eu não me engano.[/quote]

Não acompanho o JavaFX porem lembro que no inicio precisava fazer uma instalação aparte… que bom que agora ja vem junto. Vi que tem uma IDE propria da oracle para criar os layouts, sabe se tem algum plugin para eclipse?

No eclipse existe um plugin chamado windows builder que é drag n drop para swing.

obrigado amigo, vou baixar ele aqui. Sabe de mais algum plugin, ou esse é o mais recomendado?

Inicialmente o JavaFX seria uma plataforma para RIA, semelhante ao Adobe Flex e o Silverlight. Com a histórica remoção do Flash no iPad a história guinou de vez em direção ao HTML5 na Web, e junto com o Flex, praticamente ninguém mais investe em RIA hoje em dia. Nessa época, já havia um bom investimento no JavaFX, e notou-se também que o desktop (hoje em dia, notebook = desktop rsrsrs) não morreria tão cedo. Como a Java pedia uma bom framework desktop há um bom tempo, então a Oracle resolveu torná-lo o framework padrão desktop do Java. Tanto que nos updates mais recentes do Java7, o JavaFX já vem junto. Inclusive para Linux, se eu não me engano.[/quote]

Não acompanho o JavaFX porem lembro que no inicio precisava fazer uma instalação aparte… que bom que agora ja vem junto. Vi que tem uma IDE propria da oracle para criar os layouts, sabe se tem algum plugin para eclipse?
[/quote]

A minha sugestão é você dar uma olhada na especificação JFXML. Com ela você pode construir o seu layout em um documento XML e depois você faz apenas o binding de eventos com o código Java, algo parecido com o UITemplate do GWT. É claro que a técnica de arrastar-e-soltar é mais rápida para fazer uma tela individualmente. Mas ao construir sistemas, é mais comum definir templates de telas ou automatizar alguns layouts. Nesse caso, layouts controlados por código acabam sendo mais produtivos.

Este é o mais utilizado. Utilizei ele para um trabalho da faculdade e nem senti falta do netbeans.

[/quote]

A minha sugestão é você dar uma olhada na especificação JFXML. Com ela você pode construir o seu layout em um documento XML e depois você faz apenas o binding de eventos com o código Java, algo parecido com o UITemplate do GWT. É claro que a técnica de arrastar-e-soltar é mais rápida para fazer uma tela individualmente. Mas ao construir sistemas, é mais comum definir templates de telas ou automatizar alguns layouts. Nesse caso, layouts controlados por código acabam sendo mais produtivos.[/quote]

Obrigado amigo, vou dar uma pesquisa sim.

[quote=diogo.salvador][quote]
obrigado amigo, vou baixar ele aqui. Sabe de mais algum plugin, ou esse é o mais recomendado?
[/quote]

Este é o mais utilizado. Utilizei ele para um trabalho da faculdade e nem senti falta do netbeans.[/quote]

Então ele é bom, obrigado! To olhando esse plugin e tbm a dica do rmendes08. Como citei no topico tem tbm o swingx, parece que tem como importar ele como paleta no netbeans e vou tentar fazer isso com o eclipse caso o swingx seja realmente bom. Quero fazer varios testes antes de iniciar o projeto para não me arrepender tarde dmais.

Como o rmendes disse, o JavaFX agora voltou e ele veio para substituir o Java Swing… para JavaFX tem o JavaFX Scene Builder, que é drag-n-drop para JavaFX.

Faz uns testes, vai gostar e vai ver que é fácil

[quote=igor_ks]Como o rmendes disse, o JavaFX agora voltou e ele veio para substituir o Java Swing… para JavaFX tem o JavaFX Scene Builder, que é drag-n-drop para JavaFX.

Faz uns testes, vai gostar e vai ver que é fácil[/quote]

Vou olhar sim amigo, obrigado.

Também estou tendo a necessidade de desenvolver para desktop, atualmente desenvolvo apenas para web.

Gostei muito da ideia do JavaFX, comprei um livro da casa do código “javafx-interfaces-com-qualidade-para-aplicacoes-desktop” e baixei outros vários da internet e investi um tempo estudando.

No entanto, estou inseguro, pois faltam coisas básicas como um componente JFormattedTextField, via até umas “soluções” para isso mais estão muito longe de serem produtivas.

Não vejo ninguém oferecendo cursos sobre o assunto (caelun, k19, devmedia e etc), achei apenas um livro em português e alguns em inglês. Nenhum exemplo básico de CRUD.

Minha opinião é que ainda não esta maduro o suficiente para ser adotado como plataforma de desenvolvimento para sistemas comerciais.

[quote=targas]Também estou tendo a necessidade de desenvolver para desktop, atualmente desenvolvo apenas para web.

Gostei muito da ideia do JavaFX, comprei um livro da casa do código “javafx-interfaces-com-qualidade-para-aplicacoes-desktop” e baixei outros vários da internet e investi um tempo estudando.

No entanto, estou inseguro, pois faltam coisas básicas como um componente JFormattedTextField, via até umas “soluções” para isso mais estão muito longe de serem produtivas.

Não vejo ninguém oferecendo cursos sobre o assunto (caelun, k19, devmedia e etc), achei apenas um livro em português e alguns em inglês. Nenhum exemplo básico de CRUD.

Minha opinião é que ainda não esta maduro o suficiente para ser adotado como plataforma de desenvolvimento para sistemas comerciais.[/quote]

Mas e aí ? Vai assumir o risco de desenvolver em uma tecnologia que pode ser descontinuada ?

E pra constar, Java 8 foi lançado ontem, com JavaFX 8 incluído. O uso de lambdas para tratar eventos parece que ficou bem interessante:

http://docs.oracle.com/javase/8/javafx/user-interface-tutorial/ui_controls.htm#JFXUI336