Programadores ágeis em empresas ágeis são altamente produtivos (e lucrativos)?

Boa noite,

Programadores ágeis em empresas ágeis não são mais produtivos do que desenvolvedores “comuns” em empresa de 3 letrinhas?

Eu imagino que sim, e por uma boa margem.

A pergunta que fica: Por que geralmente as empresas ágeis (pelo menos no Brasil) oferecem salários menores? Não deveria ser o contrário?

O que não estou enxergando aqui?

OBS: Estou considerando bons profissionais, tanto em empresas com ou sem metodologias ágeis.

Obrigado

"O que não estou enxergando aqui? "

Acho que vc não está enxergando nada, quem disse que isso ai que vc escreveu (todas essas afirmações) é verdade?

Obrigado por responder.

Onde eu vi?

Anúncios de vagas na internet.
Entrevistas que participei.

O que você vê? Quer compartilhar?

Sobre as metodologias ágeis.
O mercado está entrando em transição para elas, acredito que em breve todas as empresas precisarão disso já que os clientes estão cada vez mais ativo e quer cada vez seu produto personalizado.

Algumas empresas já estão migrando para essa tecnologia até mesmo as mais “tradicionais”

Sobre o salário acredito que isso varia e muito de cada empresa, normalmente empresas que estão começando a usar isso são empresas menores e pode ser que por conta disso os salários são menores.

Bom… acho que no Brasil, usa-se muito o nome “Ágil” para qualquer empresa que coloca Post-it na parede, e não é bem assim…

Não sei se são baixos os salários de TroughtWorgs, 37Signals, Google e Facebook (pra citar algumas)…

talvez o que aconteça é que por essas empresas tirarem todo o Engôdo do Desenvolvimento de Software, o valor do projeto reduza, mas daí a influenciar no salário… sei não…

Acho que essa informação podia ser recheada com alguns exemplos reais dessas empresas “Ágeis” que estão pagando pouco, porque se tiver fundamento, é um bom argumento pra levantarmos uma discursão séria sobre o assunto e entendermos o porque de tal embrólio.

Abs []

Não vou falar o nome da empresa.

Mas é uma empresa razoavelmente grande, focada principalmente em Ruby.

A proposta que fizeram para mim era igual ao valor que ganho hoje como CLT full, mas como PJ, o que em um ano, faz uma imensa diferença.

A empresa tem grandes e poderosos clientes.

A posição que me candidatei é a mesma que eu tenho atualmente exercido na empresa que trabalho (meu salário é levemente abaixo do mercado). Eu até aceitaria ganhar menos para trabalhar em uma empresa com filosofia ágil de fato (algo que vem da diretoria - tratando-se de uma empresa de tecnologia), mas nem foi pelo motivo salarial que não aceitei a vaga nessa empresa (uma outra história…rs).

Fpi principalmente a partir dessa entrevista que começei a pensar que toda a margem de lucro gerada por essa metodologia (e sua equipe altamente qualificada) não está ficando, em grande parte, com os acionistas e diretores.

Obrigado

[quote=adriano_si]Bom… acho que no Brasil, usa-se muito o nome “Ágil” para qualquer empresa que coloca Post-it na parede, e não é bem assim…
…[/quote]
E algumas que não colocam também :smiley:

Acredito que métodos “Ágeis” é modinha, novas empresas que surgem hoje no mercado utilização com uma frequência grande.
Mas, pelo fato que projetos de porte grande são entregues para empresas tradicionais, que não se encaixa em metodologias ágeis pelos projetos de alta complexidade.

Opa pen… aí já começamos a conversar… heueheuehueheuehu Não sei porque não trampo em uma empresa ágil e nem muito menos ví uma oferta de emprego com esse quesito explícito…

Mas ainda assim acho que é um dado muito impreciso… Posso criar uma empresa “Ágil” ser um puta unha-de-fome e querer contratar profissional a preço baixo, mas acho que pra uma afirmação dessa teríamos que ver o mercado como um todo, não apenas um caso em específico…

E lembrando que eu falei no tópico anterior, dizer que é Ágil, não é necessariamente ser… Não sei, gostaria de ver os Agilistas do Fórum que mandam bem e trampam com Ágil no seu dia-a-dia, os poucos Agilistas reais que conhecí, até então não ganhavam mal não… O mesmo que eu na maioria das vezes, mas eram mais felizes… heueheuehueheuehueheu :smiley:

Abs []

[quote=Two_]Acredito que métodos “Ágeis” é modinha, novas empresas que surgem hoje no mercado utilização com uma frequência grande.
Mais pelo fato que projetos de porte grande são entregues para empresas tradicionais que não se encaixa em metodologias ?ágeis? pela sua complexidade.
[/quote]

Discordo um pouco acredito que os métodos “ágeis” vieram para ficar, a participação do cliente no produto o deixa ciente de cada passo, e essa participação é um grande diferencial para os clientes exigentes ou que pagam muito caro por um software.

[quote=Two_]Acredito que métodos “Ágeis” é modinha, novas empresas que surgem hoje no mercado utilização com uma frequência grande.
Mas, pelo fato que projetos de porte grande são entregues para empresas tradicionais, que não se encaixa em metodologias ágeis pelos projetos de alta complexidade.
[/quote]

puen puen puen puen… tá na hora de acreditar em outras coisas…

Abs []

[quote=Two_]Acredito que métodos “Ágeis” é modinha, novas empresas que surgem hoje no mercado utilização com uma frequência grande.
Mas, pelo fato que projetos de porte grande são entregues para empresas tradicionais, que não se encaixa em metodologias ágeis pelos projetos de alta complexidade.
[/quote]
É mesmo… projetos ágeis são focados na proximidade com o cliente. Geralmente este é o motivo de projetos de grande porte não se adequarem. Daí a necessidade de escolha correta da metodologia utilizada.

[]'s

Não.

Porque a maiorias das empresas ágeis usam o título para ficar bonito, mas na verdade não tem metodologia nenhuma.
E as empresas 3 letras cobram caro e faturam mais. Simples.

Mas assim existem empresas que são ágeis e as que dizem que são, temos que saber diferencia-las.

a conversa esta tomando um rumo diferente da pergunta do topico, mas gostaria de saber pq isso* n é possível com uma metodologia “tradicional”(rup,up…) ???

*métodos “ágeis” vieram para ficar, a participação do cliente no produto o deixa ciente de cada passo,

otaviojava falou certo. Temos que diferenciar.
Vejo a grande maioria apenas “falar” mais na verdade não chega nem perto de ser uma empresa “ágil”
Projetos que utiliza essa metodologia se prende muito ao desenvolvedor, ao separar as tarefas para cada programador acaba que muitos se tornam o pilar para o atraso ou avanço do projeto. Empresas de grande porte odeia fazer isso…

[quote=pugnator]
a conversa esta tomando um rumo diferente da pergunta do topico, mas gostaria de saber pq isso* n é possível com uma metodologia “tradicional”(rup,up…) ???

*métodos “ágeis” vieram para ficar, a participação do cliente no produto o deixa ciente de cada passo,[/quote]
Metodologias tradicionais prezam pela documentação, enquanto as ágeis é pela interação com o cliente. O fim é o mesmo, mas o foco diferente.

Respondendo a pergunta do tópico… se for para produtos menores sim. Já para produtos maiores não acho que aumente a produtividade.

[quote=pugnator]
a conversa esta tomando um rumo diferente da pergunta do topico, mas gostaria de saber pq isso* n é possível com uma metodologia “tradicional”(rup,up…) ???

*métodos “ágeis” vieram para ficar, a participação do cliente no produto o deixa ciente de cada passo,[/quote]

As empresas tradicionais as vezes se preocupam muito com documentação e burocracia e as vezes se esquece do produto, vem os funcionários como operários de uma fábrica.
Não acreditam em uma equipe auto gerenciável que possa saber lidar com o projeto, o cliente só aparece no começo e no final do projeto sendo uma caixa preta o produto final.

Digo isso porque já trabalhei em uma empresa grande e bem tradicional de sofrware e agora estou em uma empresa que era tradicional e está indo para as metodologias ágeis. E realmente percebi essas coisas e os benefícios dessa nova empresa em utilizar metodologia ágil.

[quote=Two_]otaviojava falou certo. Temos que diferenciar.
Vejo a grande maioria apenas “falar” mais na verdade não chega nem perto de ser uma empresa “ágil”
Projetos que utiliza essa metodologia se prende muito ao desenvolvedor, ao separar as tarefas para cada programador acaba que muitos se tornam o pilar para o atraso ou avanço do projeto. Empresas de grande porte odeia fazer isso…[/quote]

Sobre sso existe o movimento 2.0.
Que é um movimento que envolve não somente as empresas, mas também os funcionários.
Dá uma olhada: http://vimeo.com/7696734

[quote=otaviojava]
Sobre sso existe o movimento 2.0.
Que é um movimento que envolve não somente as empresas, mas também os funcionários.
Dá uma olhada: http://vimeo.com/7696734[/quote]
O Video parece imteressante mais o áudio ta meio ruinzinho :frowning: