Programadores costumam utilizar o pseudocódigo? [Resolvido]

Boa noite. A minha dúvida é decorrente de um pseudocódigo que estou tentando escrever para um pequeno aplicativo. Tenho percebido que escrever um pode ser bem demorado e cansativo além de haver a possibilidade do programador refletir equivocadamente sobre ele, escrevendo-o errado e perdendo tempo à toa. Então, o pseudocódigo é tão útil quanto os livros comentam? obrigado pelo esclarecimento.

Bom amigo, depende da complexidade do seu projeto e do algoritmo que será empregado em determinadas fases do projeto.

Se o projeto envolve lógicas e algoritmos complexos, onde parte do código ficaria ilegivel com o passar do tempo, digo que é impressindível possuir o pseudocódigo já definido.

agora, se vc tá fazendo um sistema de locadora, não tem tanta necessidade, mas respondendo sua pergunta, é sim, muito importante para um projeto, sem contar que a lógica descrita no pseudo-código poderá ser utilizada para qualquer linguagem, pois é feita de forma que a sintaxe é de nível alto, forma pseuda.

Uma forma de fazer um pseudo-código é o portugol.

Definitivamente NÃO!

Amigo, depende do seu projeto, como disse…
se o algorítmo criado é extremamente complexo, é interessante sim possuir o pseudo-codigo.

[quote=xjunior]
Amigo, depende do seu projeto, como disse…
se o algorítmo criado é extremamente complexo, é interessante sim possuir o pseudo-codigo.[/quote]

Concordo. Depende da situação. Em alguns casos a própria documentação do projeto ajuda, com diagramas e afins. Mas às vezes é realmente necessário fazer um rascunho antes de efetivamente programar.

Não…

Não sei como você faz o pseudocódigo, mas eu faço assim: ao invés de escrever no papel, escrevo na IDE, como comentários. Depois de feito, vou preenchendo o código real entre as linhas de pseudocódigo.

Olha, eu não acho lento, a prática me fez não me demorar muito com isso. É importante que você não tenha essa cultura de sair escrevendo código a torto-e-a-direito, pois pode haver, no meio do caminho, código complicado e/ou bugado, que não dá nem pra perceber logo de cara, mas atrapalha depois de um tempo.

Mas lembre-se que o pseudocódigo não é a única prática para escrever código, a técnica de TDD (Test Driven Development) também é muito efetivo.

Prefiro TDD

Depende de como voce pensa.

Eu as vezes quando fora do computador imagino como um algoritmo ficaria e as vezes desenho ou escrevo em algo que só eu consigo compreender como representar aquilo.
Mas o que faço deve ser um pseud-elic-code.

Mas para casos simples é desnecessario.

[2]

Eu particularmente, quando estou pensando em algum algoritmo,

gosto de desenhar o que acontece, e também escrever, mas não em pseudocodigo, seria algo em linguagem natural abstraido.

1o passo - faço isso
2o passo - faço outra coisa.

O pseudocodigo é util ? sim.
É tão util quanto os livros fazem crer ? não.

Pseudocodigo só é util na situação em que vc quer comunicar o algoritmo e não a implementação.

Peseudocodigo


Obtenha do usuario um numero inteiro, X
Obtenha o resto da operação de divisão de X por 2, r.
mostre o valor de r ao usuario

A implementação pode ser feita com System.in/out ou com swing ou com web, etc… em java, C# , etc…

Quando vc documenta algoritmos é importante (aliás obrigatorio) o uso de pseudo-codigo. Mas na vida real isso é raro pois so acontece
em projetos muito especificos que estudam algoritmos.