Programando para Thin Client

Hum, sou inexperiente no assunto de programação… e gostaria de saber se a programação para thin client precisa de algum cuidado especial, ou pode ser feito da mesma maneira que programaria pra um desktop, alguem tem experiencia nisso e poderia me dar alguns toques?

obrigado

Os problemas de thin clients são que
a) várias instâncias do mesmo programa devem rodar na mesma máquina;
b) o uso de recursos gráficos deve ser minimizado, para evitar uso excessivo da rede (isso é mais grave no caso em que o acesso é remoto, via VPN ou Internet). Em particular, é melhor você usar os elementos gráficos que já vêm prontos no sistema operacional (por exemplo, look&feel Windows), em vez de você desenhar os seus próprios elementos (por exemplo, look&feel Substance, Metal etc.).

O que pega mais é o “a”. Ele implica os seguintes problemas:

  • Deve-se usar uma linguagem que minimize o uso de memória e recursos da máquina;
  • Você tem de verificar todos os arquivos (configuração, base etc.) que são usados pelo programa, e efetuar uma separação correta entre os arquivos que são “por usuário” (por instância do programa) e os arquivos que são comuns a todas as instâncias, assim como os diretórios de trabalho. Você tem de tomar bastante cuidado com isso. É importante você sempre testar o programa com 2 usuários distintos em 2 terminais distintos, para ver se não dá algum problema que você acabou se esquecendo de ver.

esqueci de perguntar tbem, o que é recomendado utilizar na hora de programar pra TC

Sobre isso de requisitos, depende do Thin Client.

Cara, em java eu não sei bem como funciona.

Mas em C/C++, você tem que gerar um cross-compiled pra determinada arquitetura (ARM, etc).
Um exemplo é: acesso por RDP é bom compilar um Linux da vida com suporte a DirectFB. E mais umas coisinhas.

Normalmente, tome MUITO cuidado com o desempenho. Sempre enxugando a coisa ao máximo. Tem que deixar o bicho livre caso ele precise algum dia comer um pouco mais de memória.