Programar em outra linguagem pode ser considerado desvio/acúmulo de função?

Digamos que você está registrado como Programador Java, se o chefe decide te passar para outra linguagem isso pode ser, nos termos da CLT, considerado desvio de função?

Acredito que não… Estou passando por uma situação parecida, entrei para programar em Java, mas estou mexendo em VB , ASP ,C# e por vezes em Java.

Acho que não. Programadores possuem um CBO próprio, que é o 3171-10, mas até onde sei não existe nenhum CBO específico para programadores Java, Delphi ou C#.

Eu diria que não.

Se você não estiver gostando, deixe claro isso.

Se for lingaguem que não aparece muita vaga (cobol, delphi), tome cuidado. Ao invés de crescer em java vc vai estar focado em uma linguagem que pode não te ajudar depois.

Mais importante é avaliar a motivação do seu chefe para fazer isso.

Isso também está acontecendo comigo, mas é ainda pior. Eu tenho que ficar dando suporte aos clientes porque o analista de suporte chega quando quer. E me colocaram nessa pois atualmente sou o único programador interno :confused:

Vejo linguagem de programação como uma ferramenta de trabalho.
Acredito que seu empregador deveria ter lhe alertado sobre a possíbilidade de trabalho com outras linguagens, mas em sua posição, não veria isso como um problema , e sim como uma oportunidade de adquirir conhecimento tecnico e funcional nas atividades realizadas por esses sistemas e até quem sabe sugerir projeto de migrações para tecnologias mais novas caso isso venha agregar valores para a empresa.

Não existe Programador Java nos termos da CLT.