Bom dia,
Preciso de um programinha basico com threads.
Alguem poderia me ajudar, ficarei imensamente grata.
Lost
Bom dia,
Lost
[quote=Lost]Bom dia,
Lost[/quote]
Tem muita gente aqui que pode te ajudar … mas para isso todos precisam conhecer o seu problema …
“o que ta pegando ?”
Procure pelo problema de produtores e consumidores, é um caso clássico e tem bastante código por aí.
Não sei programar, mas preciso de um programa com threads que execute funções simples. Não tenho a minima ideia por onde começar.
Estou desesperada, pois tenho que entregar um trabalho na facu.
obrigada
Uma aula de threads então:
Para rodar uma thread, primeiro faça uma classe que tenha o conteúdo que a thread vai rodar. Essas classes implementam a interface Runnnable. Implementando Runnable, elas devem ter um método public void run() dentro delas que vai rodar o código.
Na classe abaixo, o Produtor recebe uma cesta vazia, e uma quantidade de itens a produzir. Ao ser chamada, o produtor vai colocar itens dentro da cesta uma X quantidade de vezes, e dormir por 1 segundo após cada inserção. Depois de colocado tudo, ele termina o processamento.
package threads;
import java.util.Collection;
public class Produtor implements Runnable
{
private Collection cesta;
private int qtde;
public Produtor(Collection cesta, int qtde)
{
this.cesta = cesta;
this.qtde = qtde;
}
public void run()
{
for (int i = 0; i < qtde; i++)
{
cesta.add(i);
try
{
Thread.sleep(1000);
}
catch (InterruptedException ex)
{
}
}
}
}
Depois temos a classe que vai rodar a thread. Esta classe cria a cesta vazia e decide uma quantidade. Depois de instanciar uma thread com o Produtor acima, passando os itens que ele precisa por parâmetro para seu construtor, iniciamos a thread como o método start (não é run).
Depois de iniciado, a cada 1,5 segundos ele imprime o conteúdo da cesta.
[code]package threads;
import java.util.Vector;
public class RodaThreads
{
public static void main(String[] args)
{
Vector cesta = new Vector();
int qtde = 10;
Thread t = new Thread(new Produtor(cesta, qtde));
t.start();
for (int i = 0; i < qtde; i++)
{
System.out.println(cesta);
try
{
Thread.sleep(1500);
}
catch (InterruptedException ex)
{
}
}
}
}
[/code]
O problema do produtor e consumidor começa com isto, e adiciona um consumidor que vai ficar tirando produtos da cesta ao mesmo tempo que o produtor coloca mais. A resolução desse problema é não deixar o consumidor ficar com fome(starvation) por causa de falta de produtos na cesta, nem deixar o produtor produzir demais, e desperdiçar a produção quando a cesta tiver cheia. Adicionamos mais produtores ou mais consumidores conforme a necessidade.
Cara super obrigada, valeu pela ajuda e pela ideia do programa.
Abraços