[quote=A H Gusukuma]Realmente eu fico impressionado com a capacidade de argumentação de alguns, eu falo que existem semelhanças entre algumas atividades, vocês falam que não existe nenhuma. E no fim, trazem uma série de outras profissões (odontologia, tatuadores, etc) e eu é que sou “troll”?
Nunca disse que o produto, ou a forma de produzir, fosse igual, até porque seria insultar a inteligência alheia e eu não tenho esse hábito.
Mas, acho que o nível está indo para uma direção não desejável, melhor ficar por aqui.
[/quote]
Isso é uma falácia clássica, você fez uma afirmação e nós refutamos dizendo que se é essa a semelhança ela pode ser semelhante a qualquer outra profissão, por isso a sua primeira afirmação não fazia sentido. Aí você tenta inverter como se nós estivéssemos comparando software com odontologia e não você, pelo uso da lógica sobre seus próprios argumentos.
Ok, vejamos como tudo começou. Aqui começa a discussão:
[quote=lanlico]Já viu a construção de um prédio, casa ou alguma coisa ligada a construção civil ?
Primeiro você precisa planejar, escolher a quantidade de dependências, pavimentos, entre outros fatores. Depois vem terraplenagem e só aí você consegue ter o seu alicerce implantado. Pós último você deixa para fazer o acabamento, perfumaria e detalhes visuais.
Com construção de software não é diferente, primeiro defina sua arquitetura, escolha sua plataforma de desenvolvimento, deixe bem claro os teus requisitos funcionais e não funcionais, especifique os teus requisitos, encare o projeto da forma correta, mesmo sendo apenas para aprendizado.
Depois de ter feito todas as suas definições, comece a construção da sua infraestrutura, pegue os requisitos que possuem impacto arquitetural e tente implementar eles.
A parte de acabamento você vai fazer depois, estilizar, fazer telas, dá cara para seu projeto…
Bom, é isso, claro que foi bem simplório, mas dá para você ter uma ideia.[/quote]
Ao que o ikbm responde:
[quote=lkbm][quote=lanlico]
Com construção de software não é diferente…[/quote]
Na verdade, desenvolvimento de software é completamente diferente de construção civil.[/quote]
Ao que você responde:
[quote=A H Gusukuma][quote=lkbm][quote=lanlico]
Com construção de software não é diferente…[/quote]
Na verdade, desenvolvimento de software é completamente diferente de construção civil.[/quote]
Claro, mas tem muitas similaridades.
De onde veio os padrões de projeto?
[/quote]
Como você não explicou nada, passa a clara impressão de que está defendendo o que disse lanlico. Repare no uso da palavra MUITAS antes de similaridades.
Sério que o que você quis dizer aqui foi: “Claro, mas usa alguns termos em comum, como construção, testes, viabilidade.”?
Você insiste em dizer que eles se parecem embora não diga nem como nem onde e eu insisto em dizer que não.
Elas não tem qualquer similaridade, são processos completamente distintos, exceto pelo uso de alguns termos emprestados, e somente os termos, tendo eles significados completamente diferentes entre as áreas.
Eu não tenho a menor pretensão de mudar o que você pensa, eu insisto nas respostas apenas para deixar claro para quem lê ou vai ler daqui a um tempo que existe uma outra forma de se pensar sobre software, que é bem distante da comparada a engenharia civil e que tanto mal já causou, e continua causando na nossa área.