Projetar e organizar o trabalho em um sistema Web

[quote=A H Gusukuma]

É claro que sei (imagino) o que faz, foi uma provocação!

Veja que coloquei “… (com termos específicos de área)…”, os termos não são os mesmos, cada área (pode) ter/usar um mais condizente com o que faz. Não creio que a frase “a construção de um programa” seja estranha ou incompreensível.[/quote]

Veja, a gente entende o que você quer dizer com construção, o que a gente não concorda é com a similaridade entre engenharia e desenvolvimento de software. Ela não existe, são processos completamente distintos, embora haja sim a confusão e ainda há quem tente usar dessa suposta similaridade para desenvolver software.

A questão é que essa confusão sempre foi péssima para nós. E a prova dessa confusão são os termos emprestados deles, como projeto, construção, manutenção.

Nós entendemos o que você quer dizer com construção, o que não entendemos é como o que chamamos de construção na área de software pode ser similar com o que chamamos de construção na área de engenharia.

[quote=YvGa]
Veja, a gente entende o que você quer dizer com construção, o que a gente não concorda é com a similaridade entre engenharia e desenvolvimento de software. Ela não existe, são processos completamente distintos, embora haja sim a confusão e ainda há quem tente usar dessa suposta similaridade para desenvolver software.

A questão é que essa confusão sempre foi péssima para nós. E a prova dessa confusão são os termos emprestados deles, como projeto, construção, manutenção.

Nós entendemos o que você quer dizer com construção, o que não entendemos é como o que chamamos de construção na área de software pode ser similar com o que chamamos de construção na área de engenharia.[/quote]

Se você for ver o termo construir, vai encontrar: dar estrutura a, edificar, fabricar, arquitetar, dispor, organizar; então fica fácil entender o que o termo significa para cada área. Construir uma frase, significa dispor palavras de acordo com as regras gramaticais de determinada linguagem. Ninguém fica discutindo o que tem o Português com construção civil.

Obviamente a frase “a construção de um programa” só tem sentido pra quem entende sobre programas. Quem não entende, não é que ela vai ganhar alguma compreensão sobre o tema depois de ouvir de você que “construção” é aquela “similar” a construção civil. kkkk

Um tanto relativo não acha?

Se você já sabe escrever, fica fácil saber o que é construir textos.

Se você não sabe escrever programas e tem uma vaga idéia de como levantar prédios, ou erguer uma ponte, não é muito fácil entender o que termo construir significa.

[quote=A H Gusukuma][quote=YvGa]

Nós entendemos o que você quer dizer com construção, o que não entendemos é como o que chamamos de construção na área de software pode ser similar com o que chamamos de construção na área de engenharia.[/quote]

Se você for ver o termo construir, vai encontrar: dar estrutura a, edificar, fabricar, arquitetar, dispor, organizar; então fica fácil entender o que o termo significa para cada área. Construir uma frase, significa dispor palavras de acordo com as regras gramaticais de determinada linguagem. Ninguém fica discutindo o que tem o Português com construção civil.
[/quote]

Justamente, ninguém diz que desenvolver software se parece com escrever um texto só porque em ambos existe algo que pode ser chamado de construção. No entanto você, por causa dessas palavras, disse que desenvolver software é similar a engenharia civil.

Mas tudo bem, a minha intenção não é te por contra a parede é fazer com que os que estão chegando não confundam desenvolvimento de software com engenharia civil. Por isso eu repito, uma área não tem nada de similar a outra.

Note que eu não “disse que desenvolver software é similar a engenharia civil”, disse e repito que tem similaridades.

[quote=YvGa]
Mas tudo bem, a minha intenção não é te por contra a parede é fazer com que os que estão chegando não confundam desenvolvimento de software com engenharia civil. Por isso eu repito, uma área não tem nada de similar a outra.[/quote]
Acho que ninguém confunde, ainda mais hoje em dia.
Quanto a “nada similar”, repito, depende do que se entende por “similar”.

Mas, não adianta eu fazer a comparação entre outras áreas e ver as “similaridades”, e você fazer a mesma comparação e ver as diferenças. Não tem como comparar o que vejo e o que você vê.

Justamente, ninguém diz que desenvolver software se parece com escrever um texto só porque em ambos existe algo que pode ser chamado de construção. No entanto você, por causa dessas palavras, disse que desenvolver software é similar a engenharia civil.
[/quote]
Note que eu não “disse que desenvolver software é similar a engenharia civil”, disse e repito que tem similaridades.
[/quote]

Se você pegar qualquer assunto aleatório poderá observar diversas maneiras em que ele vai vir a ser similar com outro assunto totalmente não relacionado.

Aonde você espera chegar com isso não sei, mas é possível.

Principalmente porque você não diz quais são as semelhanças, deixa vago.

Você diz, construção, testes, manutenção… Sendo que não há semelhanças em nenhum desses pontos.

[quote=YvGa][quote=A H Gusukuma]
Mas, não adianta eu fazer a comparação entre outras áreas e ver as “similaridades”, e você fazer a mesma comparação e ver as diferenças. Não tem como comparar o que vejo e o que você vê.
[/quote]

Você diz, construção, testes, manutenção… Sendo que não há semelhanças em nenhum desses pontos.[/quote]
Vamos começar pelo início: especificação do trabalho, não se fala com o cliente, levanta o que ele quer, verifica se é possível, faz-se protótipos, etc.

[quote=lkbm][quote=A H Gusukuma][quote=YvGa]
[/quote]
[/quote]

Se você pegar qualquer assunto aleatório poderá observar diversas maneiras em que ele vai vir a ser similar com outro assunto totalmente não relacionado.

Aonde você espera chegar com isso não sei, mas é possível.[/quote]

Simples: falei uma coisa óbvia, mas as reações foram como se tivesse falando um absurdo.

[quote=A H Gusukuma][quote=YvGa][quote=A H Gusukuma]
[/quote]

Você diz, construção, testes, manutenção… Sendo que não há semelhanças em nenhum desses pontos.[/quote]
Vamos começar pelo início: especificação do trabalho, não se fala com o cliente, levanta o que ele quer, verifica se é possível, faz-se protótipos, etc.[/quote]

No caso, pode-se dizer que existem similaridades entre desenvolver software e odontologia?

[quote=YvGa][quote=A H Gusukuma][quote=YvGa][quote=A H Gusukuma]
[/quote]

Vamos começar pelo início: especificação do trabalho, não se fala com o cliente, levanta o que ele quer, verifica se é possível, faz-se protótipos, etc.[/quote]

No caso, pode-se dizer que existem similaridades entre desenvolver software e odontologia?[/quote]
Nem pensei sobre, mas se tivesse teria algum problema?

[quote=A H Gusukuma]
Nem pensei sobre, mas se tivesse teria algum problema?[/quote]

Não, fora o fato de que pouco agregaria a discussão e mais serviria para confundir do que esclarecer, não teria problema algum.

[quote=A H Gusukuma]

Pensando assim, construção civil tem similaridades com desenvolvimento de software, odontologia, tatuagens…

[quote=lkbm][quote=A H Gusukuma]

Pensando assim, construção civil tem similaridades com desenvolvimento de software, odontologia, tatuagens…[/quote]
cqd

No caso, pode-se dizer que existem similaridades entre desenvolver software e odontologia?[/quote]
Nem pensei sobre, mas se tivesse teria algum problema?[/quote]

Acho que temos um troll.

Cara, cada uma das profissões tem sua própria maneira de construir que é diferente de construção civil. Sim, o mesmo termo é usado pela nossa linguagem pra se referir ao conceito (construir), mas o conceito em si varia de cada profissão.

Não considero mais que você esteja falando sério (fazer tatuagem é similar com construção civil?) Só pode ser piada.

Realmente eu fico impressionado com a capacidade de argumentação de alguns, eu falo que existem semelhanças entre algumas atividades, vocês falam que não existe nenhuma. E no fim, trazem uma série de outras profissões (odontologia, tatuadores, etc) e eu é que sou “troll”?
Nunca disse que o produto, ou a forma de produzir, fosse igual, até porque seria insultar a inteligência alheia e eu não tenho esse hábito.
Mas, acho que o nível está indo para uma direção não desejável, melhor ficar por aqui.

[quote=A H Gusukuma]Realmente eu fico impressionado com a capacidade de argumentação de alguns, eu falo que existem semelhanças entre algumas atividades, vocês falam que não existe nenhuma. E no fim, trazem uma série de outras profissões (odontologia, tatuadores, etc) e eu é que sou “troll”?
Nunca disse que o produto, ou a forma de produzir, fosse igual, até porque seria insultar a inteligência alheia e eu não tenho esse hábito.
Mas, acho que o nível está indo para uma direção não desejável, melhor ficar por aqui.
[/quote]

Isso é uma falácia clássica, você fez uma afirmação e nós refutamos dizendo que se é essa a semelhança ela pode ser semelhante a qualquer outra profissão, por isso a sua primeira afirmação não fazia sentido. Aí você tenta inverter como se nós estivéssemos comparando software com odontologia e não você, pelo uso da lógica sobre seus próprios argumentos.

Ok, vejamos como tudo começou. Aqui começa a discussão:

[quote=lanlico]Já viu a construção de um prédio, casa ou alguma coisa ligada a construção civil ?

Primeiro você precisa planejar, escolher a quantidade de dependências, pavimentos, entre outros fatores. Depois vem terraplenagem e só aí você consegue ter o seu alicerce implantado. Pós último você deixa para fazer o acabamento, perfumaria e detalhes visuais.

Com construção de software não é diferente, primeiro defina sua arquitetura, escolha sua plataforma de desenvolvimento, deixe bem claro os teus requisitos funcionais e não funcionais, especifique os teus requisitos, encare o projeto da forma correta, mesmo sendo apenas para aprendizado.

Depois de ter feito todas as suas definições, comece a construção da sua infraestrutura, pegue os requisitos que possuem impacto arquitetural e tente implementar eles.

A parte de acabamento você vai fazer depois, estilizar, fazer telas, dá cara para seu projeto…

Bom, é isso, claro que foi bem simplório, mas dá para você ter uma ideia.[/quote]

Ao que o ikbm responde:

[quote=lkbm][quote=lanlico]
Com construção de software não é diferente…[/quote]

Na verdade, desenvolvimento de software é completamente diferente de construção civil.[/quote]

Ao que você responde:

[quote=A H Gusukuma][quote=lkbm][quote=lanlico]
Com construção de software não é diferente…[/quote]

Na verdade, desenvolvimento de software é completamente diferente de construção civil.[/quote]

Claro, mas tem muitas similaridades.
De onde veio os padrões de projeto?
[/quote]

Como você não explicou nada, passa a clara impressão de que está defendendo o que disse lanlico. Repare no uso da palavra MUITAS antes de similaridades.

Sério que o que você quis dizer aqui foi: “Claro, mas usa alguns termos em comum, como construção, testes, viabilidade.”?

Você insiste em dizer que eles se parecem embora não diga nem como nem onde e eu insisto em dizer que não.

Elas não tem qualquer similaridade, são processos completamente distintos, exceto pelo uso de alguns termos emprestados, e somente os termos, tendo eles significados completamente diferentes entre as áreas.

Eu não tenho a menor pretensão de mudar o que você pensa, eu insisto nas respostas apenas para deixar claro para quem lê ou vai ler daqui a um tempo que existe uma outra forma de se pensar sobre software, que é bem distante da comparada a engenharia civil e que tanto mal já causou, e continua causando na nossa área.

[quote=YvGa]

Como você não explicou nada, passa a clara impressão de que está defendendo o que disse lanlico. Repare no uso da palavra MUITAS antes de similaridades.

Sério que o que você quis dizer aqui foi: “Claro, mas usa alguns termos em comum, como construção, testes, viabilidade.”?

Você insiste em dizer que eles se parecem embora não diga nem como nem onde e eu insisto em dizer que não.

Elas não tem qualquer similaridade, são processos completamente distintos, exceto pelo uso de alguns termos emprestados, e somente os termos, tendo eles significados completamente diferentes entre as áreas.

Eu não tenho a menor pretensão de mudar o que você pensa, eu insisto nas respostas apenas para deixar claro para quem lê ou vai ler daqui a um tempo que existe uma outra forma de se pensar sobre software, que é bem distante da comparada a engenharia civil e que tanto mal já causou, e continua causando na nossa área.[/quote]
O problema é que parece que construção civil se concentra no ato de construir e software se concentra em codificação.
Veja que um engenheiro civil, nesse sentido não constrói. Já que quem constrói são os mestres de obras, pedreiros, ajudantes, encarregados, carpinteiros, etc, não é?
Como eu não vejo as atividades de ambas as profissões apenas sob esse prisma, permita-me, discordo dos pontos de vista, mas, respeito.

Não me constava que no mercado se compara construção civil com desenvolvimento de software no sentido que estão falando. Nunca, em muitos anos de carreira, alguém citou alguma coisa nesse sentido. Nem usuário nem pessoal de TI.