Boa noite,
Seguinte, preciso saber se é possível fazer um sistema usando JAI que consiga separar somente as ‘bolinhas’ coloridas dessa imagem: http://www.ciencianews.com.br/atlas-hemat/leucocitos/leu18.jpg (essas bolinhas são leucócitos e restante que está em maioria rosados são as hemácias), isto é, preciso retirar todas as hemácias da imagem e, posteriormente, fazer o reconhecimento morfológico de cada um dos leucócitos.
Fico pensando se, por serem meio parecidos não se torna um projeto inviável de fazer com processamento de imagem. Isso porque seria meu primeiro projeto e gostaria de comentários de quem já está mais habituado com PDI.
Muito obrigado a todos…
Agradeço os comentários
Você nem sequer precisa da JAI para fazer o que você quer. Dá para fazer até com o Java 2D (eu mesmo já fiz isso).
Mas creio que uma alternativa ainda melhor que a JAI seja a JavaCV.
Mas antes de dizer qualquer coisa sobre dar ou não dar para fazer, faltou você esclarecer algumas coisas:
- Você irá trabalhar com cores, escala de cinza ou imagens binárias?
- Quanto tempo você tem para desenvolver o trabalho?
- Você já tem alguma experiência sobre manipular imagens em Java?
- E sobre realizar operações morfológicas, mesmo que usando um software terceiro?
[quote=ViniGodoy]Você nem sequer precisa da JAI para fazer o que você quer. Dá para fazer até com o Java 2D (eu mesmo já fiz isso).
Mas creio que uma alternativa ainda melhor que a JAI seja a JavaCV.
Mas antes de dizer qualquer coisa sobre dar ou não dar para fazer, faltou você esclarecer algumas coisas:
- Você irá trabalhar com cores, escala de cinza ou imagens binárias?
- Quanto tempo você tem para desenvolver o trabalho?
- Você já tem alguma experiência sobre manipular imagens em Java?
- E sobre realizar operações morfológicas, mesmo que usando um software terceiro?[/quote]
Boa tarde,
- A forma como vou trabalhar é independente, a imagem chegará como o link que eu passei para ser processada. Como eu vou processar, tenho que ver quais dessas opções melhor se aplica;
- Tenho 10 meses pra desenvolver o projeto, é um TCC;
- Tenho pouco experiência, somente os conceitos de filtros espaciais, operações morfológicas, etc… e nunca usei nenhuma dessas bibliotecas;
- Já fiz alguns trabalhos pequenos com operações morfológicas, mas coisas simples (erosão, dilatação, contorno…)
Acho o tema muito interessante, mas meu medo é pegar o projeto e não conseguir fazer! O fato de ter um monte de hemácias na imagem que deverão ser desconsideradas me assusta, já que elas têm formas parecidas com os leucócitos.
A forma é extremamente dependente. É totalmente diferente a implementação dos três tipos de morfologia.
A morfologia em cores é a pior. Depende do espaço de cores, da ordenação dos canais e de vários outros fatores que não aparecem na morfologia binária ou em tons de cinza. É muito difícil eliminar informação por erosão ou granulometria. Se eu fosse você, já começaria restringindo o TCC aí.
- Tenho pouco experiência, somente os conceitos de filtros espaciais, operações morfológicas, etc… e nunca usei nenhuma dessas bibliotecas;
- Já fiz alguns trabalhos pequenos com operações morfológicas, mas coisas simples (erosão, dilatação, contorno…)[/quote]
Então dá tempo tranquilo, mesmo se vc optar por tons de cinza.
No caso das cores, acho que seria mais difícil. A morfologia em cores é um campo relativamente novo.
Não deve ser difícil remover as hemácias com morfologia. Eu sugeriria que você pegue uma ferramenta já pronta, e tente aplicar os operadores morfológicos até chegar numa sequencia de operadores que fazem o trabalho (provavelmente vai ser um bocado de erosão, reconstrução e subtração). Uma ferramenta com um conjunto bastente grande de filtros e operações morfológicas é o FEPI, desenvolvido pela PUCPR: http://www.ppgia.pucpr.br/~facon/MaterialGraduacao2005/FepiTotallaboratorio.zip